sábado, 1 de setembro de 2018

OS PIONEIROS: Rosalvo Azevedo


Rosalvo Freire de Azevedo nasceu em Salvador (BA), em 15 de junho de 1929.
Jornalista, professor e publicitário, começou sua carreira em Belo Horizonte (MG), na Rádio Guarani, em 1951.
Em 1952, foi para o Rio de Janeiro. Colaborou no jornal Última Hora, com o saudoso Albert Lawrence, e na Rádio Clube do Brasil, com Raul Longras.
Chegou a Brasília em 1958. Passou a integrar a equipe de esportes da Rádio Nacional, em 1960, onde permaneceu até 1976.
Exerceu diversos cargos de chefia na emissora e comandou a equipe de esportes que cobriu a Copa do Mundo de 1974, na Alemanha, e 1978, na Argentina.
Comentarista esportivo muito premiado, foi o melhor do ano no período de 1972 a 1975. Ganhou a Bola de Ouro, prêmio carioca, em 1974 e 1975.
“Na Rota do Esporte”, programa que criou e dirigia na TV Nacional, levou a Brasília as grandes expressões do esporte nacional, liderou a audiência durante três anos e transformou Rosalvo no cronista mais famoso de Brasília.
Fora dos estúdios das rádios e TV, Rosalvo foi Presidente da Associação Comercial de Sobradinho em 1962, Diretor de Futebol do Defelê em 1966 e 1967 e fez parte do Grupo Técnico de Trabalho para a formação do selecionado de juvenis do Distrito Federal que disputaria o Grupo III do V Campeonato Brasileiro de Futebol Amador, em janeiro de 1967 (por livre e espontânea vontade deixou esse grupo antes da realização do certame).
No time dos jornalistas, com Nilson Nelson
 à sua direita
Foi membro da Diretoria Executiva do Sindicato dos Publicitários de Brasília em 1975, mesmo ano em que foi um dos promotores do amistoso Vasco da Gama x Seleção da FUGAP, no dia 20 de dezembro de 1975, em benefício do jogador Jorginho Carvoeiro, em Brasília.
Também trabalhou como Superintendente do Brasília Esporte Clube em 1976 e sempre que o tempo permitia, integrava o time dos cronistas esportivos nos vários amistosos realizados entre veteranos das várias categorias de profissionais de Brasília.



2 comentários:

  1. Grande Rosalvo, pai do meu amigo Chico Azevedo quando morei em Brasília e acompanhava os jogos do CEUB no Estádio Pelezão. A chamada Academia foi uma verdadeira febre entre a garotada que residia no Planalto Central, pois foi a primeira equipe do DF a disputar um Campeonato Brasileiro, em 1973. Muitas saudades desse tempo.

    ResponderExcluir