sexta-feira, 8 de maio de 2020

HÁ 60 ANOS NO FUTEBOL BRASILIENSE: atividades do dia 8 de maio de 1960


O Guará era o clube de maior atividade em Brasília. Constantemente estava realizando amistosos ou visitando outras cidades.
No dia 8 de maio de 1960, o Guará disputou um amistoso contra o Nacional, tendo como destaque para esse jogo o veterano craque Luís Maia, ex-defensor da seleção brasileira de amadores, considerado um dos melhores meias de Brasília, que voltou a treinar depois de alguns meses.
Além dele, estrearia Cirineu Gonzaga, o Cisquinho. Este, depois de 12 anos no futebol goiano, se transferiu para o Guará.
Além deles, teria de volta o atacante Íris, que havia se afastado dos treinamentos por motivo de deveres como aluno do curso ginasial.
A ficha técnica desse jogo foi:

GUARÁ 3 x 2 NACIONAL
Data: 8 de maio de 1960
Local: Israel Pinheiro (campo do Guará)
Árbitro: Milton Rocha.
Gols: no 1º tempo, Luís Maia marcou para o Guará; no 2º, Moisés e Joãozinho marcaram os gols da virada do Nacional; Luís Maia voltou a marcar, empatando o jogo. Luizinho assinalou o gol da vitória do Guará.
GUARÁ: Bosco (Redola), Cléver e Múcio; Luizinho, Tostão e Homero; Cisquinho (Tôco), Fernandinho (Íris), Mário e Luís Maia (Eluff). Treinador: Augusto da Costa.
NACIONAL: Sebastião, Hélio, Tião e Macedo; Sebastião II, Índio e Djalma; Joãozinho, Moisés, Preto e Tiãozinho.

Também nesse dia foi noticiado que continuava acéfala a Federação Desportiva de Brasília, com a renúncia e afastamento de Rodrigo Albergaria, o primeiro presidente da entidade.
Somente o Departamento de Futebol teve funcionamento normal até o término do campeonato. Adelchi Ziller era o nome mais indicado para ocupar a presidência da entidade.
Três reuniões já tinham sido realizadas e não acusaram número legal para decisão (faltava quorum).



Nenhum comentário:

Postar um comentário