quinta-feira, 28 de maio de 2020

HÁ 60 ANOS NO FUTEBOL BRASILIENSE: o Canto do Rio em Brasília - 1ª parte


Nos dias 28 e 29 de maio de 1960, o Canto do Rio, de Niterói, equipe que disputava o campeonato da Primeira Divisão do Rio de Janeiro, realizou dois amistosos contra clubes de Brasília.
O clube de Niterói vinha de uma excursão de mais de 30 dias por cidades de Minas Gerais e Goiás. Depois de Brasília, ainda iria jogar em Anápolis, Pires do Rio e encerraria a excursão no dia 12 de junho.
Seus adversários, Grêmio e Planalto, estavam parados desde que se encerrou o campeonato brasiliense do ano anterior. Consequentemente, não estavam treinados e despreparados para realizarem uma boa apresentação diante do clube niteroiense.
A delegação do Canto do Rio era composta de 21 jogadores: Ari Jório, Luciano, Oswaldo, Jair, Nésio, Floriano, Célio, Bira I, Amaro, Ferreira, Jairo, Veludo (goleiro), David, Cica, Oswaldo II, Pedrão, Pereira, Orlando, Uriel, Jorge e Bira II.
A delegação ficou hospedada numa casa da ECEL e fizeram as refeições na Cantina Paranoá.

O primeiro jogo do Canto do Rio foi contra o Planalto, no campo da Construtora Planalto.
O jogo agradou pela movimentação dos jogadores na cancha, mas também aconteceram lances de uma violência desnecessária, poucas vezes reprimida pelo árbitro do jogo.
Durante toda a partida, pode-se constatar o melhor preparo físico e técnico da equipe visitante, que, embora cansada pela grande maratona que vinha realizando, demonstrou ter forças para correr os 90 minutos.
Os gols da vitória do Canto do Rio foram marcados no primeiro tempo.

PLANALTO 0 x 2 CANTO DO RIO
Data: 28 de maio de 1960
Local: Campo do Planalto
Árbitro: Elias Severino
Renda: Cr$ 27.500,00
Gols: Bira, 16 e Célio, 24
PLANALTO: Issinha, Ferreira e Amauri; Volney, Jales e Louro; Ribamar, Pedrinho, Edson, Itiberê e Moreira (Prego). Técnico: Pedro Ziza.
CANTO DO RIO: Ari Jório, Luciano e Oswaldo; Jair, Nésio e Floriano; Célio, Bira, Amaro, David e Jairo. Técnico: Antônio Ferreira, o Antoninho.




Nenhum comentário:

Postar um comentário