segunda-feira, 16 de maio de 2011

O CLÁSSICO DOS MILHÕES EM BRASÍLIA


O Estádio de Brasília (que posteriormente passaria a ser chamado de Pelezão) foi inaugurado, ainda com obras inacabadas, no dia 21 de abril de 1965, quando o time do Siderúrgica, de Belo Horizonte (MG), venceu a Seleção de Brasília, por 3 x 1.
Menos de um ano depois, o estádio recebeu melhoramentos, sendo um deles a inauguração dos refletores, em 31 de março de 1966.
Para a festa foram convidados dois dos maiores clubes do futebol brasileiro: Flamengo e Vasco da Gama. As delegações se hospedaram no Brasília Imperial Hotel e um almoço foi oferecido pelo prefeito Plínio Cantanhede na Churrascaria do Lago.
Momentos antes do início do jogo, o Vasco da Gama ofereceu um cartão de prata à Federação Desportiva de Brasília, e os capitães das equipes, Paulo Henrique e Brito, receberam flores. A partida foi iniciada às 21 horas e 25 minutos. O estádio estava completamente tomado.
Dentre as autoridades presentes ao jogo estiveram o prefeito Plínio Cantanhede, o presidente da Comissão Construtora do Estádio, Hugo Mósca, e o presidente da Federação Desportiva de Brasília, Wilson de Andrade.
A partida amistosa foi precedida de gentileza de todos os lados, mas terminou com a expulsão de dois atletas e os protestos dos jogadores do Flamengo contra o árbitro.
O árbitro do jogo foi Idélcio Gomes de Almeida, de Brasília.
O primeiro tempo terminou com o placar de 1 x 0 a favor da Vasco da Gama. Aos 35 minutos, Itamar cometeu pênalti sobre Danilo Menezes. Os jogadores do Flamengo reclamaram da marcação da penalidade mas o árbitro não voltou atrás: Célio chutou fora do alcance de Valdomiro e abriu o marcador para o Vasco da Gama.
Logo aos dois minutos do segundo tempo, o Flamengo empatou o jogo, por intermédio de Almir.
Sete minutos depois, acontece outro pênalti a favor do Vasco da Gama, cometido por Paulo Lumumba. Novamente Célio bate com precisão e põe seu clube em vantagem no marcador.
Aos 37 minutos da segunda etapa, depois de uma confusão, os jogadores do Flamengo cercaram o árbitro, que ameaçou chamar a polícia para conter os jogadores. Foram expulsos Juarez e Paulo Henrique.
O Vasco da Gama jogou com Amauri, Joel (Gama), Brito (Caxias), Ananias e Hipólito; Maranhão e Danilo Menezes; William, Célio, Picolé (Zezinho) e Tião (Romil). Técnico: Zezé Moreira.
O Flamengo atuou com Valdomiro (Marco Aurélio), Murilo, Paulo Lumumba, Itamar e Paulo Henrique; Jarbas (Evaristo) e Juarez; Paulo Chôco, Almir (Fio Maravilha), César e Rodrigues. Técnico: Armando Renganeschi.
A renda foi de Cr$ 50.044.000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário