sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

FICHA TÉCNICA: Farneze



Antônio Lírio Farneze, ou simplesmente Farneze, nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 26 de março de 1938.
Quando começou a jogar futebol, o fez na equipe do Ladeirinha, time formado pelos meninos do bairro onde morava. Atuava como atacante.
Passou depois pelos times da Colônia Juliano Moreira, na região administrativa de Jacarepaguá, e da Manufatura Nacional Porcelanas, de Pilares. Recebeu cartas de recomendação para que fizesse testes em grandes times do futebol carioca. Foi assim no Bangu, onde o técnico Tim sempre recomendava muita calma para ele, no Botafogo, onde se recusou a jogar de lateral-esquerdo e correr o risco de ser mais um “João” de Mané Garrincha, no Fluminense e, por último, no Olaria, clube onde mais treinou e sentiu muito ter que deixá-lo. Detalhe: em todos esses casos, por muitas vezes tinha que conseguir dinheiro emprestado para pagar a passagem de ônibus.
Antes de ser aprovado em um desses testes, foi levado para Brasília por seu irmão Joaquim Farneze no ano de 1960, quando aconteceu a transferência de vários funcionários da Câmara dos Deputados do Rio de Janeiro para Brasília.
Logo depois, Farneze passou para um concurso promovido pela Câmara dos Deputados e não demorou muito para tomar ciência de que acontecia uma mobilização com o objetivo de ser criado um clube esportivo que agregasse todo esse pessoal.
Surgiu, assim, o Clube Esportivo Câmara dos Deputados. Com esse nome, disputou, em 17 de julho de 1960, um amistoso contra o Grêmio. Foi derrotado por 4 x 2.
Esse mesmo clube passou a ser, a partir de 15 de agosto de 1960 (data oficial de sua fundação), a Associação Atlética Guanabara. Esse foi o primeiro clube a ser defendido por Farneze em Brasília.

No Guanabara

Defendeu o rubro-negro da Câmara dos Deputados de 1960 a 1963, conseguindo um único título, o de campeão da Segunda Divisão, em 1961.
Nessa época, suas boas atuações tanto na posição de quarto-zagueiro quanto na de médio-volante o levaram a ser cobiçado por outros times de Brasília.
Foi convocado pela primeira vez para defender a Seleção do Distrito Federal no amistoso diante do Atlético Mineiro, no dia 21 de abril de 1963, jogo que terminou empatado em 0 x 0.
Transferiu-se para o Rabello, onde realizou o primeiro treino no dia 22 de novembro de 1963. Foi campeão brasiliense de profissionais pelo Rabello nos anos de 1964 e 1965.

No Rabello, em 1964

De 1966 a 1970, jogou pelo Defelê, conquistando o título de campeão brasiliense de profissionais de 1968.
Com o fim do Defelê, passou a dedicar-se somente a participar de peladas no ano de 1971.
No ano seguinte, quando da inscrição da A. A. Serviço Social no campeonato brasiliense de amadores de 1972, Farneze assinou contrato com essa equipe, formada, basicamente, por jogadores de clubes extintos, licenciados e outros.
Logo depois encerraria sua carreira, passando a ter como única atividade futebolística as peladas no clube Unidade de Vizinhança.
Por insistência de um amigo, fez curso para árbitro, sendo aprovado e fazendo sua estréia no campeonato brasiliense de juniors de 1980.
Chegou a ser árbitro da Confederação Brasileira de Futebol – CBF. Na maioria das vezes, atuou em jogos disputados na região Centro-Oeste. Na foto abaixo, ele aparece ao lado do árbitro José Roberto Wright.


Solicitado a formar uma Seleção Brasiliense de Todos os Tempos, esta seria a formação de Farneze:
Gonçalinho, Aderbal, Mello, Bimba e Wilson Godinho; Zé Maria, João Dutra e Beto Pretti; Sabará, Invasão e Raimundinho.
O craque desse time, na sua opinião, seria Gonçalinho.
O melhor técnico com quem trabalhou foi Didi de Carvalho.
Nos dias de hoje, aposentado, Farneze passa seu tempo curtindo a esposa Mírian, os filhos Eduardo e Veronika e a netinha Giovanna, filha de sua nora Ana Cláudia com seu filho Eduardo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário