segunda-feira, 30 de junho de 2014

AS GRANDES GOLEADAS - Parte I


No torneio classificatório para o campeonato brasiliense de 1960, quando seriam definidos os clubes que integrariam a primeira e a segunda divisões, aconteceram as duas primeiras grandes goleadas na história do futebol brasiliense, ambas no mesmo dia, 25 de setembro de 1960, e no mesmo local, o Estádio Israel Pinheiro.
Na preliminar, iniciada às 14 horas, o Guará aplicou uma tremenda goleada no Industrial, pelo placar de 11 x 1. O árbitro do jogo foi João da Silva e os gols foram marcados por Severo (5), Carlinhos (3), Beto (2) e Tanga para o Guará, enquanto Tirano marcou o único gol do Industrial.
No jogo principal, com início às 16 horas, como que inspirado pelo acontecido na preliminar, o Edilson Mota atropelou o Sobradinho pelo placar de 11 x 0. Os gols foram marcados por Gesil (4), Dario (3), Brasil (3) e Pedrão. Carlos Drumond foi o árbitro.

Após essa definição de divisões, no campeonato da Primeira foi registrada outra grande goleada: no dia 18 de dezembro de 1960, também no Estádio Israel Pinheiro, o Guará venceu o Pederneiras por 10 x 0, com gols de Carlinhos (4), Fernandinho (2), Severo (2) e Walter Moreira (2). Hiraclis Nicolaidis foi o árbitro desse jogo.

No campeonato da Primeira Divisão de 1961, o “saco de pancadas” do Sobradinho (que nada tem a ver com o Sobradinho de hoje, fundado em 1975) conseguiu a proeza de sofrer três grandes goleadas numa única competição.
Na primeira delas, em 23 de julho de 1961, no Estádio Ciro Machado do Espírito Santo, foi goleado pelo Alvorada, pelo marcador de 9 x 1. Élcio (2), Jason (2), Mexicano (2), Moacir, Nelson e Chico marcaram para o Alvorada e Ceará fez o gol de honra do Sobradinho. O árbitro foi Antônio Alves Mattos.
Uma semana depois, novo vexame do Sobradinho. No dia 30 de julho de 1961, no Estádio Paulo Linhares, sob arbitragem de Jorge Cardoso, o Sobradinho sofreu a astronômica goleada de 12 x 0 perante o Rabello. Nilo marcou cinco gols, Arnaldo três, Carioca dois e Joãozinho e Roberto, um cada. Esta é a maior goleada já registrada na Primeira Divisão do campeonato brasiliense de futebol em todos os tempos.
Duas semanas depois, outra grande goleada foi aplicada ao Sobradinho. No dia 13 de agosto de 1961, no Estádio Duílio Costa, o Planalto não teve dó do Sobradinho, vencendo-o por 9 x 1, com gols de Brasil (5), Lima (2) e Azulinho (2), contra um de Valmir. Moacir Siqueira foi o árbitro do jogo.
Logo após esses vexames, o Sobradinho solicitou à Federação Desportiva de Brasília para não mais disputar os jogos restantes, em virtude da crise financeira que atravessava.

A Associação Esportiva Presidência estreou na Primeira Divisão do Campeonato Brasiliense em 1962. Um dos piores momentos de sua curta existência ocorreu no dia 4 de agosto de 1962. Naquele dia, sofreu uma tremenda goleada diante do Colombo, pelo placar de 10 x 0. O jogo foi disputado no Estádio Israel Pinheiro e os gols do Colombo foram marcados por Cid (5), Baiano (2), Léo, Tião I e Tião II. A arbitragem esteve a cargo de Josué Costa Araújo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário