terça-feira, 1 de julho de 2014

AS GRANDES GOLEADAS - Parte II


Assim como em setembro de 1960, outros dois grandes marcadores foram registrados num mesmo dia, 19 de maio de 1968, no Estádio Nacional de Brasília (que passaria, posteriormente, a ser chamado de Pelezão).
Na preliminar, às 14 horas, o Defelê não teve pena do Colombo, derrotando-o por 9 x 0, com gols de Paulinho (3), Solon (2), Sabarazinho (2), Sir Peres e Arnaldo e arbitragem de Sylvio Carvalho. Detalhe: o Colombo atuou com dez jogadores. Alguns dias depois, o Colombo entrou com um recurso contra o Defelê, pela utilização do jogador Solon. Após julgamento, o STJD da Confederação Brasileira de Desportos - CBD deu ganho de causa ao Colombo e determinou a realização de outro jogo, que somente aconteceu em 15 de novembro de 1968 (o Defelê venceu por 4 x 0).
No jogo principal, contra o Rabello, foi a vez da A. E.
Cruzeiro do Sul entrou em campo com apenas nove jogadores. Depois dos 30 minutos do 2º tempo, o time não tinha mais o número suficiente de jogadores para continuar em campo. O árbitro Geraldo Delfino deu, então, por encerrado o jogo, com o placar a favor do Rabello de 10 x 0, gols de Aloísio (4), Zé Maria (2), Carlão, Zé Carlos, Cid e Luiz Carlos.

Somente voltamos a ter uma grande goleada no ano de 1974. No dia 15 de setembro, no Pelezão, o Unidos de Sobradinho (existente até hoje), venceu o Relações Exteriores pelo marcador de 8 x 0, com gols de Nunes (2), Dázio (2), Marcos, Carlinhos, Vino e Ari. Arnóbio Passos de Andrade foi o árbitro do jogo, que também apresentou dois detalhes: 1. A equipe do Relações Exteriores iniciou a partida com apenas sete jogadores. A partida foi interrompida aos 38 minutos do 1º tempo, quando um atleta do Relações Exteriores contundiu-se e o clube ficou com apenas seis atletas (número de jogadores insuficiente para uma equipe prosseguir o jogo). 2. Posteriormente, o Unidos de Sobradinho desistiu de continuar disputando a competição e o Relações Exteriores recuperou os pontos perdidos.

As grandes goleadas foram ficando cada vez mais raras e só voltaram a acontecer na década de 80, em duas oportunidades.
Sobradinho e Planaltina estreavam no campeonato brasiliense de 1985 no dia 7 de julho, no estádio do segundo, o Adonir Guimarães. Mesmo jogando fora de casa, o Sobradinho esmagou o Planaltina por 10 x 0, com gols de Régis (2), Arthur (2), Zé Luiz (2), Filó (2), Hani e Newton-contra. Tolistoi Batista foi o árbitro do jogo.
No mesmo campeonato, no dia 3 de novembro de 1985, no Estádio Bezerrão, o Planaltina voltou a sofrer grande goleada, desta vez diante do Gama, pelo marcador de 8 x 0. Luiz Vilhena do Nascimento foi o árbitro jogo e os gols foram marcados por Marquinhos (2), Mazinho (2), Jânio, Ademir, Dida e Ronaldo.

A década de 90 apresentou apenas uma grande goleada. Em 18 de setembro de 1993, no Estádio Serejão, o Tiradentes derrotou o Samambaia por 8 x 0, com gols de Jackson (4), Bugrão (3) e Ivan. Luciano Almeida foi o árbitro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário