quarta-feira, 23 de julho de 2014

A HISTÓRIA DA SEGUNDA DIVISÃO NO DF - Parte 4 (1998)


O Campeonato Brasiliense da Segunda Divisão de 1998 teve o mesmo número de participantes (7), mas tivemos novidades em relação aos clubes do ano anterior: permaneceram Atlântida, Ceilândia e Formosa; disputaram a competição pela primeira vez o Comercial (Núcleo Bandeirante), o Samambaia e o Brazlândia, todos do Distrito Federal, e um único “estrangeiro”, a Associação Atlética Alexaniense, de Alexânia (GO). Dois clubes que disputaram a categoria em 1997 ficaram de fora em 1998: o União, de Paracatu (MG), e o Cristalinense, de Cristalina (GO).
A forma de disputa foi a mesma do ano anterior, ou seja: na primeira fase os clubes jogaram entre si, em dois turnos, com jogos de ida e volta, classificando os quatro primeiros para a disputa das semifinais e os vencedores destas fazendo a final.
Na primeira fase, o Ceilândia fez a melhor campanha. Disputou doze jogos, vencendo seis, empatando quatro e perdendo dois, somando 22 pontos ganhos. Dois pontos atrás ficou o Brazlândia e um ponto atrás deste a Alexaniense. A quarta vaga ficou com o Comercial, que totalizou quinze pontos.
As semifinais foram assim formadas: Ceilândia (1º) x Comercial (4º) e Brazlândia (2º) x Alexaniense (3º).
No primeiro jogo, em 7 de novembro, mesmo jogando fora de casa, o Ceilândia venceu o Comercial, por 3 x 1, com seus três gols marcados pelo artilheiro Cassius. Carlos Roberto marcou o único gol do Comercial.
No dia seguinte, 8 de novembro, a Alexaniense recebeu o Brazlândia e venceu por 2 x 1. Gilmar e Flávio Katioco marcaram os gols da Alexaniense e Joãozinho assinalou o tento do Brazlândia.
Nos jogos de volta, no dia 14 de novembro, no Serejão, o Ceilândia classificou-se para a final ao empatar em 0 x 0 com o Comercial. No outro jogo, no dia seguinte, o Brazlândia reverteu a vantagem da Alexaniense aplicando-lhe uma goleada de 5 x 2. Marquinhos Brazlândia, três vezes, Jânio e Jackson fizeram os gols do Brazlândia, enquanto Gilmar e Marquinhos os da Alexaniense.
No primeiro jogo da final, no dia 22 de novembro, no Chapadinha, em Brazlândia, o Ceilândia não tomou conhecimento do mando de campo de seu adversário e venceu por 2 x 1. Cassius e Serginho assinalaram os gols do Ceilândia e Baiano o do Brazlândia.
Uma semana depois, 29 de novembro, aconteceu a final no estádio Serejão, em Taguatinga, mando de campo do Ceilândia. E o time de melhor campanha em todo o campeonato, o Ceilândia, confirmou seu favoritismo vencendo por 1 x 0, com um gol do artilheiro Cassius, e conquistou o título e o direito de integrar a primeira divisão em 1999.
Foram realizados 48 jogos e assinalados 107 gols (média de 2,2 gols por jogo).
Os principais artilheiros foram: 
1º Cassius (Ceilândia) e Gilmar (Alexaniense), 8 gols
2º Flávio (Alexaniense) e Joãozinho (Brazlândia), 7
3º Marco Antônio, Jackson e Baiano (Brazlândia), 5
4º Edilson (Comercial) e Marquinhos (Alexaniense), 4
O goleiro menos vazado foi Tobias, do Ceilândia, que sofreu 3 gols em 9 jogos.
A Taça Disciplina ficou com o Brazlândia, que teve 8,7 pontos negativos.
A classificação final foi esta:

CF

CLUBES

J

V

E

D

GF

GC

SG

PG

CEILÂNDIA

16

9

5

2

16

8

8

32

BRAZLÂNDIA

16

7

2

7

26

16

10

23

ALEXANIENSE

14

6

4

4

23

18

5

22

COMERCIAL

14

4

4

6

10

12

-2

16

FORMOSA

12

4

2

6

12

21

-9

14

SAMAMBAIA

12

3

4

5

9

14

-5

13

ATLÂNTIDA

12

3

3

6

11

18

-7

12

 

O Ceilândia formou mais vezes com a seguinte equipe: Tobias (Régis), Flávio (Pedrão), André Martins (Cassius Clay), Trajano e André Luís (Márcio); Andrade (Clayton), Gomes (Tadeu), Udmy e Pacheco (Tob); Serginho (Luiz Otávio) e Cassius (Rômulo). Os técnicos que passaram pelo Ceilândia foram Ricardo Freitas, Adelson de Almeida e Jorgenei Nery da Silva.

 

Outros técnicos que passaram pela Segunda Divisão em 1998:

Alexaniense: Antônio P. Neves (Bochecha), Joy Teixeira Lobo e Luís Carlos Farias;

Comercial: Clever Rafael Santos e Jurailton Cerqueira de Carvalho

Atlântida: Francisco Edvar Machado

Formosa: José Marques Domenes

Samambaia: Edair Rosa de Souza

Brazlândia: Valdson Pereira da Silva (Som) e Eurípedes Bueno de Morais.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário