sexta-feira, 7 de novembro de 2014

AS SELEÇÕES DE BRASÍLIA: o primeiro clube carioca a jogar em Brasília


O terceiro amistoso da Seleção de Brasília no ano de 1961 era para ser contra o Flamengo, do Rio de Janeiro (RJ), no dia 25 de junho.
No dia 7 de junho de 1961, o técnico Didi de Carvalho, então dirigindo o Planalto, convocou os seguintes jogadores:

RABELLO: Gaguinho, Joãozinho, Nilo, Calado, Dario e Reinaldo
PLANALTO: Jair, Edson Galba, Enes, Issinha, Cardoso, Gesil, Vitinho e Hudson
DEFELÊ: Bimba, Ely, Ramiro, Euclides e Raimundinho
GUARÁ: Walter Moreira, Ubaldo, Remis e Marianelli
GRÊMIO: Reinaldo, Alemão e Pedersoli
ALVORADA: Negão
SOBRADINHO: Hiroito
REAL: Bugue.

No dia seguinte, a Federação Desportiva de Brasília recebeu um telex onde era dito que o Flamengo não mais viria a Brasília.
Indignada com a atitude do Flamengo, a diretoria da F. D. B. convocou uma Assembleia Geral para o dia 16 de junho de 1961 e deliberou, por unanimidade, o seguinte:

1. Telegrafar ao Sr. Fadel Fadel, presidente do Clube de Regatas Flamengo, deplorando seu procedimento de não cumprimento do compromisso assumido para a vinda de seu plantel de profissionais a Brasília;
2. Proibir, em represália à desconsideração que tivera para com os desportistas brasilienses, que o C. R. Flamengo se exiba em Brasília com seus filiados em qualquer modalidade de esporte, enquanto for o presidente o Sr. Fadel Fadel;
3. Aprovar moção de solidariedade ao presidente Jardel Noronha de Oliveira em relação ao caso criado pelo C. R. Flamengo, dando publicidade da mesma e comunicando-se às Confederações, Federações e Imprensa em geral.
Serenados os ânimos, no dia 21 de junho de 1961, a Federação Desportiva de Brasília firmou contrato com o Fluminense, também do Rio de Janeiro (RJ), para a vinda do mesmo a fim de disputar um amistoso com a Seleção de Brasília, sob as seguintes bases: Cr$ 150.000,00 de taxa fixa e estadia para 20 pessoas durante três dias.
Os mesmos jogadores convocados para o amistoso contra o Flamengo foram chamados para o jogo contra o Fluminense. Fernandinho, do Guará, e Nobre, do Grêmio, se juntaram a eles, ficando assim a lista de jogadores:

RABELLO: Gaguinho, Joãozinho, Nilo, Calado, Dario e Reinaldo
PLANALTO: Jair, Edson Galba, Enes, Issinha, Cardoso, Gesil, Vitinho e Hudson
DEFELÊ: Bimba, Ely, Ramiro, Euclides e Raimundinho
GUARÁ: Walter Moreira, Ubaldo, Remis, Fernandinho e Marianelli
GRÊMIO: Reinaldo, Alemão, Nobre e Pedersoli
ALVORADA: Negão
SOBRADINHO: Hiroito
REAL: Bugue.

Didi de Carvalho continuou como técnico e Herrera, do Guará, como massagista.

Acontece que, poucos dias antes do amistoso acertado para Brasília, a equipe principal do Fluminense (reforçada por Didi, do Botafogo, e Evaristo, do Barcelona), foi convidada para uma apresentação especial na Espanha. O jogo foi realizado em Valencia, Espanha, no dia 1º de julho de 1961, onde o Fluminense venceu o clube local do Valencia por 3 x 2, numa partida em benefício da família do jogador Walter Marciano, que morreu no dia 21 de junho de 1961, num acidente automobilístico na estrada que liga Valencia a Alicante. Na ocasião, um caminhão entrou na contramão e chocou-se contra o veículo conduzido pelo jogador.
Para honrar o compromisso, o Fluminense mandou para Brasília uma equipe de reservas.

Assim, no dia 2 de julho de 1961, o Fluminense tornou-se o primeiro clube carioca a visitar Brasília após sua inauguração como Capital da República (a Federação Desportiva de Brasília concedeu ao Fluminense o título de Pioneiro).
O resultado final foi um empate de 2 x 2. A Seleção de Brasília chegou a abrir 2 x 0 no marcador, para depois ceder o empate. Eis a ficha técnica do jogo:

SELEÇÃO DE BRASÍLIA 2 x 2 FLUMINENSE (RJ)
Data: 2 de julho de 1961
Local: Estádio Israel Pinheiro
Árbitro: Horácio Teixeira Ramos
Auxiliares: Jorge Cardoso e Joventino de Oliveira
Renda: Cr$ 320.000,00 (aproximadamente)
Gols: Dario, 55; Edson Galba (pênalti), 63; Geraldinho, 66 e Adaury, 85
SELEÇÃO DE BRASÍLIA: Gaguinho, Jair, Edson Galba e Enes; Remis e Bimba (Loureiro); Dario (Nobre), Vitinho, Ely, Fernandinho e Arnaldo.
FLUMINENSE: Márcio (Edson Borracha), Argemiro, Nilton e Nonô; Geraldinho e Ivan (Jair Santana); Sidney (Ferreira), Adaury, Alfredo, Wilson Bauru e Toni.


Nenhum comentário:

Postar um comentário