sábado, 3 de janeiro de 2015

OS CLUBES DO DF: SOBRADINHO COMPLETA 40 ANOS DE VIDA - 3ª Parte - Década de 80



De 1980 a 1983, continuou realizando péssimas campanhas no campeonato brasiliense (4º em 1980, sexto e último em 1981, sétimo e último em 1982 e 4º em 1983), ao ponto de não conseguir uma única vitória nos 18 jogos que disputou em 1982.
A mudança radical na história do Sobradinho começou a acontecer no ano de 1984. No início deste ano, o Sobradinho disputou o Torneio Seletivo do DF - Fase Regional da Taça CBF. Formou no grupo A com Gama, Taguatinga e Vasco da Gama. Empatou com Taguatinga (0 x 0) e Gama (1 x 1) e venceu o Vasco da Gama (4 x 0), resultados que não foram suficientes para colocar o Sobradinho na final do torneio contra o vencedor do outro grupo.
Logo depois, disputou o II Torneio Centro-Oeste. Num grupo que ainda contava com Vila Nova e Anapolina, de Goiás, e o Guará, do DF, não conseguiu vaga para a final do torneio, vencido pelo Guará.
Mas o melhor estava por acontecer. No campeonato brasiliense disputado por oito equipes e em quatro turnos, ficou com o vice-campeonato e, mais do que isso, começou a montar a equipe que traria muitas alegrias ao clube nos dois anos seguintes.
Venceu o primeiro turno, ao levar a melhor sobre o Taguatinga na decisão após dois jogos: 3 x 1 e 0 x 0. A equipe campeã foi formada por Atayde, Chiquinho, Rildo, Esquerdinha e Rodrigues; Zé Nilo, Filó e Artur (Wellington); Régis (Péricles), César e Jamil. O técnico foi Mozair Barbosa.
Chegou às decisões do 2º e 4º turnos, quando perdeu para Brasília e Taguatinga, respectivamente, e ficou de fora da decisão do terceiro turno. Com isso, classificou-se para o triangular final, juntamente com Brasília e Taguatinga. Empatou com o Brasília (2 x 2) e com o Taguatinga (0 x 0), ficando com o segundo lugar no geral após vencer o Taguatinga em jogo-extra: 2 x 1.

O ano de 1985 foi de muitas alegrias para o Sobradinho. No mês de fevereiro, mais precisamente nos dias 3 e 10, participou pela primeira vez do Campeonato Brasileiro. Foi o representante do Distrito Federal na Taça de Prata. Os jogos foram realizados no sistema de ida e volta, com os vencedores passando para a fase seguinte. Não foi feliz no sorteio, pois teve como primeiro adversário o Americano, de Campos (RJ). Empatou o primeiro jogo em Sobradinho (0 x 0) e perdeu o segundo em Campos (1 x 3), sendo desclassificado.
No campeonato brasiliense disputado em três turnos, alcançou pela primeira vez em sua história o título de campeão.
Iniciou o campeonato dando uma demonstração de força ao aplicar uma das maiores goleadas da história do campeonato brasiliense, no dia 7 de julho, atropelando o Planaltina, no Adonir Guimarães, por 10 x 0.
Não chegou à decisão do primeiro turno, venceu o segundo de forma invicta e novamente ficou de fora da decisão do terceiro.
Na decisão, pela primeira vez na história do futebol do Distrito Federal dois times de cidade-satélite decidiram o campeonato. O Sobradinho enfrentou o Taguatinga (vencedor do 1º e 3º turnos), que jogava por dois empates por ter melhor campanha.
No primeiro jogo, em 24 de novembro, no Serejão, o placar ficou em 1 x 1. No segundo, em 1º de dezembro, novamente no Serejão, vitória do Sobradinho por 2 x 0, com gols de Artur e Toni. A equipe campeã formou com Bocaiúva, Chiquinho, Hani, Rildo e Claudinho; Zé Nilo, Filó (Wellington) e Artur; Régis, Toni e Jamil (Michael). O técnico campeão foi José Antônio Furtado Leal.
Toni foi o artilheiro do campeonato, com 17 gols.
Para fechar o ano com chave de ouro, três jogadores do Sobradinho concorreram ao prêmio de Melhor do Ano entregue pela ABCD - Associação Brasiliense de Cronistas Desportivos: Artur, Jamil e Toni. Artur foi o vencedor. Concorreram ainda Kleber e Nei (Brasília) e Marquinhos (Taguatinga).
O ano de 1986 continuou sendo de muitas alegrias.
No dia 29 de janeiro de 1986 o Sobradinho disputou o primeiro jogo internacional de sua história. No Augustinho Lima, venceu o Young Boys, da Suíça, por 2 x 1.
Mesmo perdendo Artur para o Guarani, de Campinas (SP), no dia 7 de junho empatou com o supertime do Atlético Mineiro integrado por Nelinho, Luisinho, Everton, Zenon, Sérgio Araújo, Nunes e Renato, dentre outros. Naquele dia, no Augustinho Lima, o Sobradinho segurou o empate de 0 x 0.
No campeonato brasiliense, venceu o primeiro turno ao bater o Brasília em dois jogos, ambos pelo placar de 2 x 0. Novamente decidiu o campeonato com o Taguatinga, vencedor do segundo turno, nos dias 18 e 25 de maio de 1986, ambos no estádio Mané Garrincha. No primeiro, empate em 2 x 2. No segundo, vitória de 1 x 0, gol de Michael. Defenderam o Sobradinho nesses dois jogos: Bocaiúva, Chiquinho, Toinzé, Rildo e Claudinho; Filó, Michael e Wellington (Hani); Régis, Toni e Jamil (Zé Nilo). O técnico foi novamente José Antônio Furtado Leal.
Também em 1986 participou pela primeira vez do Campeonato Brasileiro da Primeira Divisão, competição que reuniu 48 equipes de todo o País. Fez sua estreia no dia 31 de agosto de 1986, sendo derrotado no estádio Mané Garrincha, pelo Internacional, de Porto Alegre, por 1 x 0. Conseguiu bons resultados durante a competição: 1 x 1 São Paulo, 2 x 1 Ceará, 1 x 0 Clube do Remo e 1 x 1 Coritiba resultados que o ajudaram a ficar com a sétima e última vaga do Grupo A e a passar para a Segunda Fase, feito marcante na história do clube e também no futebol brasiliense. Foram três vitórias, dois empates e cinco derrotas. Marcou oito gols e sofreu 12.
Na segunda fase, apesar de também conseguir bons resultados (dois empates de 1 x 1 com o Atlético Mineiro, um no Mané Garrincha e o outro no Mineirão) e 0 x 0 Corinthians (no Pacaembu), foi o nono e último colocado do Grupo L. Ficou em 34º lugar na classificação final.
O ano de 1987 não foi nada bom para o Sobradinho. No campeonato brasiliense, não conseguiu vaga para a fase final, perdendo a possibilidade de lutar pelo tricampeonato ficando com o 5º lugar na classificação geral. No Campeonato Brasileiro, com a criação da Copa União coube ao Sobradinho disputar o Módulo Branco, contra clubes do Mato Grosso (Mixto e Operário, de Várzea Grande) e Mato Grosso do Sul (Operário, de Campo Grande) na primeira fase. Ficou na última colocação do grupo, sem conseguir uma vitória sequer.
No ano seguinte, 1988, voltou a fazer péssima campanha no campeonato brasiliense, ficando em oitavo e último lugar, conseguindo apenas duas vitórias nos 28 jogos que disputou.
Recuperou-se plenamente no ano de 1989, ficando com o segundo lugar na classificação final do campeonato brasiliense. Uma das atrações do time nessa competição foi o atacante Nilson Dias, ex-Botafogo. No mesmo ano voltou a disputar o Campeonato Brasileiro, na Série B. Não passou da Primeira Fase, quando enfrentou os clubes do DF (Ceilândia e Taguatinga) e os de Goiás (Anapolina, Atlético Goianiense e Vila Nova). Ficou em 5º lugar no grupo.




Um comentário:

  1. Tempos que não voltam mais, tinha 12 anos e fui no jogo de inauguração do Estádio Augustinho Lima, Santos 3 x 0 no Sobradinho. Não perdia um jogo sequer no Estádio, Assisti todas as Finais que Participou. Que Saudades daquele time vencedor de 85 e 86.hoje moro em outro Estado mais acompanho todos os jogos que posso

    ResponderExcluir