quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

SÉRIE “AS SELEÇÕES DE BRASÍLIA”: EMPATE NO AMISTOSO EM GOIÂNIA


Alaor Capella marcou o gol de 
empate no final do jogo

No dia 25 de setembro de 1962 foram convocados 16 jogadores de clubes brasilienses para o amistoso que a Seleção de Brasília disputaria em Goiânia, no Estádio Pedro Ludovico, no dia 29 do mesmo mês. Foram chamados os seguintes jogadores:
Rabello: Enes, Nicotina, Alaor Capella e Bimba;
Presidência: Gonçalinho;
Defelê: Sabará;
Guará: Chicão, Aderbal, Sir Peres, Clemente e Raimundinho;
Nacional: Zezito;
Grêmio: Remis;
Cruzeiro do Sul: Morales, Ceninho e Raimundinho.

Levando-se em consideração a premência de tempo, foi determinado pela Comissão Organizadora da seleção a realização de apenas um ensaio coletivo, programado para o dia 27 de setembro, no campo do Guará.
Enfrentando o quadro de aspirantes do Guará, o selecionado brasiliense não teve dificuldades para chegar à vitória pelo placar de 5 x 0, com gols de Alaor Capella (2), Ceninho (2) e Nicotina. Atuou como treinador da equipe Alan Guerra, diretor de futebol do Guará. O ensaio foi arbitrado por Aliatar Pinto de Andrade, diretor de futebol da Federação Desportiva de Brasília. A seleção brasiliense treinou com Gonçalinho, Aderbal (Clemente), Bimba, Sir Peres e Enes; Morales (Remis) e Zezito (Sabará); Nicotina, Alaor Capella, Ceninho e Raimundinho, do Guará (Raimundinho, do Cruzeiro).

O embarque da delegação brasiliense para Goiânia aconteceu no sábado, mesmo dia do jogo, às primeiras horas da manhã, em ônibus especial, com o retorno acontecendo no período noturno. A chefia da delegação coube, cumulativamente, a Alan Guerra e a Aliatar Pinto de Andrade.

O jogo, realizado no dia 29 de setembro de 1962, foi presenciado pelo Governador Mauro Borges, teve público regular e serviu para inaugurar as novas instalações do Estádio Pedro Ludovico, inaugurado em 1941 e que, antes da existência do Serra Dourada, foi a principal praça de esportes de Goiânia.
O primeiro tempo terminou sem abertura de contagem, sendo que o principal lance dessa fase foi um chute de Sete Léguas na trave.
Todos os quatro gols do amistoso foram marcados na etapa complementar, quando as duas equipes cresceram de produção, com ligeira supremacia da seleção de Goiás.
A contagem foi aberta pela seleção de Goiás, aos 3 minutos, com um tento de Canhoto. Aos 11 minutos, Raimundinho empatou com um chute forte e colocado do bico da área. Aos 17, Goiás consignava o segundo tento, depois de uma bobeada da seleção brasiliense, através de Lailson. Somente aos 43 minutos do segundo tempo é que Alaor Capella conseguiu marcar o gol de empate da seleção brasiliense. Resultado final: empate em 2 x 2.
Arbitrou o jogo com boa atuação Josué da Costa Araújo, da Federação Desportiva de Brasília.
As equipes formaram assim:
GOIÁS: Agildo, Cléber e Sérgio; Fabinho, Olacir e Osmar; Agostinho (Paulinho), Sete Léguas, Lailson, Artur e Canhoto (Laerte).
DISTRITO FEDERAL: Gonçalinho, Aderbal e Bimba; Morales, Sir Peres e Enes (Clemente); Nicotina, Alaor Capella, Ceninho, Zezito e Raimundinho, do Guará.


Nenhum comentário:

Postar um comentário