terça-feira, 6 de janeiro de 2015

OS CLUBES DO DF: SOBRADINHO COMPLETA 40 ANOS DE VIDA - 6ª e última parte - 2006/2015





E se já não bastasse a humilhação sofrida em 2005, em 2006 o Sobradinho montou um time fraco e acabou caindo para a Terceira Divisão do Distrito Federal, sendo mais uma mancha na história do clube e mostrando a sua decadência no futebol.

Ficou fora da Primeira Divisão por longos seis anos: 2006 a 2011. Na Terceira Divisão de 2007 foi o sétimo e último colocado.
Em 2008 (quando foi 4º colocado) e 2009 (chegando na sexta e penúltima colocação), o Sobradinho não conseguiu o acesso para a Segunda Divisão do Distrito Federal, não conseguindo recuperar seu prestígio e sua grandeza no futebol do Distrito Federal.
No ano de 2010 o Sobradinho simplesmente não disputou nenhuma competição oficial. Tudo começou com a desistência do Brazlândia e Brazsat, que não quiseram disputar a Segunda Divisão desse ano. Com isso, Bolamense e Paranoá, terceiro e quarto colocados, respectivamente, da Terceira Divisão de 2009, foram promovidos para a Segunda Divisão de 2010. Dessa forma, apenas quatro clubes, Bandeirante, Planaltina, Santa Maria e Sobradinho, permaneceram na Terceira Divisão, que acabou não acontecendo neste ano.
Em compensação, em 2011, depois da extinção da Terceira Divisão, a Segunda teve um considerável aumento no número de participantes, passando a ser de 15 equipes. Contando com um elenco recheado de veteranos, o Sobradinho voltou à Primeira Divisão do Campeonato Brasiliense ao sagrar-se vice-campeão da Segunda Divisão em 2011. A equipe que disputou a última partida do Sobradinho na Segunda Divisão foi Osmair, Clein, Carlos Eduardo, Thiago e Kaká (Oberdan); Zé Ricarte, Iron, Didão e Rodrigo (Diego); Maninho (Mazinho Brasília) e Cassius. Flu foi o técnico.
O Sobradinho teve o melhor ataque do campeonato, com 31 gols, e a melhor defesa, que sofreu 8 gols (resultando no melhor saldo de gols do campeonato: 23). Foi o clube que mais venceu (juntamente com o Brazlândia), com 9 vitórias. O Sobradinho também aplicou a maior goleada do campeonato (7 x 0 no Bandeirante). Cassius foi o vice-artilheiro da competição, com 15 gols.
Sob nova direção desde 2011 (Presidente Ricardo Vale da Silva), o Leão da Serra saiu da Segunda Divisão e está na Primeira desde então. No ano de 2012 conquistou a terceira colocação na primeira divisão do campeonato brasiliense e disputou a Série D do Campeonato Brasileiro.
Em 2013 contou com várias estrelas do futebol nacional em seu elenco, entre eles, o volante Túlio, um dos ídolos do Botafogo-RJ, além do zagueiro Fabão, Zé Carlos e Donizetti, entre outros, e chegou na quarta colocação. No mesmo ano disputou pela primeira vez em sua história a Copa do Brasil, quando enfrentou o Botafogo carioca em dois jogos, não conseguindo passar para a fase seguinte.
No ano passado, novamente chegou em quarto lugar no campeonato brasiliense.
Para 2015, o Sobradinho apresentou seu elenco no dia 8 de dezembro do ano passado, sendo seu maior destaque o veterano atacante Dimba. O técnico da equipe será Humberto Matos e a estreia do Sobradinho acontecerá no dia 25 de janeiro de 2015, no Augustinho Lima, diante do Formosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário