terça-feira, 13 de janeiro de 2015

COMO FOI A PARTICIPAÇÃO DOS CLUBES BRASILIENSES NA COPINHA 2015


Gama, campeão brasiliense de 2014, e Unaí/Paracatu, vice-campeão, foram os representantes do Distrito Federal na 46ª edição da Copa São Paulo de Futebol Junior, maior torneio da categoria de base no Brasil.

A competição, iniciada no dia 3 de janeiro de 2015, reuniu, em sua primeira fase, 104 equipes de todo o Brasil.

Infelizmente, mais uma vez, nenhuma equipe brasiliense passou para a segunda fase.
O Gama integrou o Grupo I, com sede em Araraquara, onde os jogos foram realizados no Estádio Fonte Luminosa.
Estreou no dia 4 de janeiro, empatando com o Ceará em 0 x 0.
No dia 8, surpreendeu a equipe da casa, a Ferroviária. Começou perdendo, após sofrer um gol aos 22 minutos do 1º tempo, marcado por Thiago. No segundo tempo veio a virada. Aos 11 minutos, Maicon empatou para o Gama. O gol da vitória do Gama aconteceu nos acréscimos do segundo tempo, após marcação de pênalti a favor do alviverde brasiliense. Vitor cobrou e decretou a primeira vitória do Gama na Copinha. No mesmo dia, o Ceará venceu o Monte Azul, por 3 x 0, e assumiu a liderança do grupo por ter melhor saldo de gols que o Gama: dois.
O terceiro e último jogo do Gama foi no dia 11 de janeiro, contra o Monte Azul, de Monte Azul Paulista (SP). Precisando da vitória para passar de fase pela primeira vez em sua história, partiu para cima do time paulista, se descuidando na defesa. Resultado: sofreu um gol de Zé Henrique. Não se abateu e conseguiu, mais uma vez, a virada para 3 x 1, com gols de Rafael, Samuel e Maicon. Esse resultado classificaria o Gama para a segunda fase, mas um gol de Cristiano nos acréscimos do segundo tempo serviu para deixar em dúvida se o clube conseguiria a classificação. Logo depois, o Ceará venceu a Ferroviária por 2 x 1 e garantiu o primeiro lugar do grupo. O alvinegro cearense teve o mesmo número de pontos ganhos do Gama(7), mas com melhor saldo de gols (4 x 2).
O Gama passou então a torcer contra o XV de Piracicaba, do Grupo G, com a esperança de ficar entre os seis melhores segundos colocados. O clube paulista venceu o Itabaiana (SE), por 3 x 2, resultado que fez os dois clubes ficarem com a mesma campanha: sete pontos ganhos, cinco gols a favor e três contra, saldo de dois gols. Mas o critério de menor número de cartões amarelos deu a vaga ao clube paulista.
Fica o consolo de que o Gama realizou a melhor campanha em toda a sua história na Copinha (havia participado de dez torneios anteriormente), alcançando duas vitórias e um empate, encerrando o torneio com 77,8% de aproveitamento.

O outro representante do futebol brasiliense, o Unaí/Paracatu, realizou campanha bem pior do que a do Gama.
Jogando no Estádio Baetão, em São Bernardo do Campo, sede do Grupo T, estreou no dia 4 de janeiro, contra o time da casa, o São Bernardo. Até conseguiu sair na frente, marcando um gol logo aos três minutos de jogo, através de Paulinho. Ainda no primeiro tempo, o clube paulista virou para 4 x 1, resultado final do jogo.
Três dias depois, sofreu outra goleada, desta vez para o Atlético Mineiro (5 x 0), sendo desclassificado antes da última rodada. 
Encerrou sua participação no dia 10 de janeiro, quando venceu o Sete de Setembro, de Maceió (AL), por 1 x 0, gol de Weverson, ficando com a terceira colocação do grupo.
Esse gol pode ser conferido no You Tube, no seguinte link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário