terça-feira, 27 de janeiro de 2015

O 21 DE ABRIL NA HISTÓRIA DO FUTEBOL BRASILIENSE: 1983


Jairzinho jogou pelo Tiradentes
Para comemorar mais um aniversário da cidade de Brasília (o 23º), a Federação Metropolitana de Futebol promoveu no ano de 1983 um quadrangular interestadual, denominado “Torneio 21 de Abril” (Taça “Governador José Ornellas), e que contou com as participações de Gama, Taguatinga e Tiradentes, de Brasília, e do Botafogo, do Rio de Janeiro.
Uma das atrações do torneio foi a participação do tricampeão mundial Jair Ventura Filho, o Jairzinho, jogando com a camisa do Tiradentes.
A primeira rodada do torneio aconteceu no dia 20 de abril. Os jogos foram realizados no Estádio Serejão, em Taguatinga.
No primeiro jogo, o Tiradentes venceu o Gama por 2 x 0, gols de Ivonildo, aos 40 minutos do 1º tempo, e Jairzinho, aos 44 do 2º. Formou o Tiradentes com Daniel, Márcio, Renato César, Joãozinho e Serginho; Neto (Ciso), Moreirinha e Manoel Ferreira; Ivonildo, Jairzinho e Josimar. Técnico: Luiz Artur Gomes. A arbitragem foi de Clésio José Penoni. O técnico do Gama era Jaime dos Santos.
No jogo principal, o Botafogo derrotou o Taguatinga por 1 x 0, gol marcado por Té, aos 20 minutos do 1º tempo. O Botafogo jogou com Paulo Sérgio, Josimar, Luís Cláudio, Osvaldo e Wagner; Ataíde, Sídnei e Alemão; Geraldo (Édson), Nunes e Té. Técnico: Zé Mário. Já o Taguatinga formou com Adriano, Pacheco, Warlan, Anselmo e Cuca; Paulo Araújo, Péricles e Boni; Julinho, Fantato e Jânio. Técnico: João Avelino Gomes. O árbitro foi Walterley Pereira.
Três dias depois (23 de abril) aconteceu a decisão do torneio, no Estádio Bezerrão, no Gama.
Na disputa do terceiro lugar, o Taguatinga ganhou do Gama por 2 x 1. Os gols foram marcados por Fantato, aos 20 minutos do 1º tempo, Nilson empatou para o Gama aos 23 do 2º e Fantato voltou a marcar para o Taguatinga aos 30 minutos do segundo tempo. Luiz Vilhena do Nascimento foi o árbitro do jogo.
O Botafogo sagrou-se campeão do torneio ao vencer o Tiradentes, por 3 x 1. Té marcou aos sete minutos e Jairzinho empatou para o Tiradentes, aos 29. No segundo tempo, Geraldo, aos 4, e Té, aos 18, definiram a vitória do Botafogo. Édson Rezende de Oliveira foi o árbitro da partida.
Formou o Botafogo com Paulo Sérgio (Luiz Carlos), Josimar, Luís Cláudio (Christiano), Osvaldo e Wagner (Paulo Verdan); Alemão (Serginho), Ataíde e Sídnei (Édson); Geraldo, Nunes e Té. Técnico: Zé Mário. O Tiradentes atuou com Daniel, Márcio, Renato César, Joãozinho (Oscar) e Serginho; Neto, Moreirinha e Manoel Ferreira; Ivonildo, Jairzinho (Tico) e Josimar. Técnico: Luiz Artur Gomes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário