quarta-feira, 13 de maio de 2015

A HISTÓRIA DO FUTEBOL NAS CIDADES-SATÉLITES: Sobradinho - 1ª parte




No dia de hoje a cidade de Sobradinho está comemorando 55 anos de vida. Tal qual o blog fez nos aniversários do Cruzeiro e da Ceilândia, vamos homenagear Sobradinho contando um pouco de história sobre a cidade e do seu futebol.

Essa primeira parte é dedicada às origens da cidade.


A ORIGEM DA CIDADE

Conhecida como “Petrópolis do Planalto”, devido ao clima ameno e agradável da serra e à vegetação densa e diversificada, Sobradinho começou a se originar quando Antônio Gomes Rabelo ocupou as terras onde hoje se localiza a cidade e fundou a Fazenda Sobradinho. Depois, o local foi bastante desmembrado devido a muitas vendas e inventários, passando a ser propriedade de várias famílias.
Assim como Brasília, Sobradinho também é uma cidade planejada. Dominada por casarios baixos, o traçado da cidade é integrado pelas quadras residenciais, separadas por quadras onde se localizam as áreas de esporte, escolas, templos e comércio. Na Quadra Central estão concentrados os prédios da Administração Regional, Rodoviária e órgãos de serviços públicos. Extensas faixas verdes e um sistema viário amplo completam o quadro urbano da cidade.
O plano da cidade foi elaborado entre 1958 e 1959 pelo engenheiro Inácio de Lima Ferreira, que pertencia ao quadro de engenheiros do Departamento de Terras e Agricultura da NOVACAP. Lúcio Costa, principal responsável pelo planejamento de Brasília e chefe do Departamento de Urbanismo da NOVACAP, preferiu que o planejamento fosse executado por um arquiteto de sua equipe. O projeto de Sobradinho foi então confiado ao urbanista Paulo Hungria Machado, que também já havia feito o plano urbanístico da região administrativa do Gama. 
Pouco depois, Inácio Lima Ferreira retomou o projeto executando serviços topográficos, arruamento e locação de terrenos, instalando os serviços subterrâneos de abastecimento d'água e saneamento básico.
Havia a necessidade de alojar definitivamente as famílias imigrantes do Nordeste de Goiás, da Bahia e de outros estados. Essas pessoas foram transferidas para as margens da antiga estrada que ligava a cidade goiana de Planaltina à nova capital, então em construção. 
A então cidade-satélite recebeu o nome de Sobradinho e foi fundada no dia 13 de maio de 1960.
Os primeiros habitantes de Sobradinho foram famílias transferidas do Acampamento Bananal e da Vila Amauri, no dia 3 de março de 1960. Mais tarde, fixaram-se em Sobradinho moradores que compraram lotes regularmente assentados na própria cidade.
A situação de Sobradinho como Subprefeitura do Distrito Federal foi oficializada pelo Decreto nº 43, de 28 de marco de 1961.
A Lei nº 4.545, de 10 de dezembro de 1964, dividiu o Distrito Federal em oito regiões administrativas, das quais Sobradinho foi denominada Região Administrativa V. O Decreto nº 456, de 21 de outubro de 1965, criou a Administração Regional de Sobradinho, cuja estrutura e regimento interno foram aprovados pelo Decreto nº 2.283, de 12 de junho de 1973.
Henrique Teixeira Tamm foi o primeiro administrador da cidade de Sobradinho, que, à época, designava-se Subprefeito.
A área da cidade é de 596,37 Km² e sua população de 128.789 habitantes. 

ORIGEM DO NOME

Segundo dizem, o nome derivou da existência de um velho cruzeiro de madeira rústica, erguido bem antes de 1850, às margens de um ribeirão existente na fazenda. Em um de seus braços foram construídas duas casinhas do pássaro joão-de-barro, sobrepostas como casas simples de dois pavimentos: um pequeno sobrado. Esse fenômeno, pouco comum, atraía a atenção dos viajantes, que passaram a tomá-lo por referência com o título de Cruzeiro do Sobradinho ou Sobradinho do Cruzeiro.
Inspirada na "engenhosidade" instintiva do joão-de-barro, a denominação foi assim consagrada pela tradição local e pela aceitação popular. Com o passar dos tempos, o ribeirão local foi denominado Córrego do Sobradinho, e deu ainda nome às fazendas da Região: Sobradinho Mugi e Sobradinho dos Melos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário