segunda-feira, 25 de maio de 2015

OS CLUBES DO DF NAS COMPETIÇÕES NACIONAIS: Campeonato Brasileiro da Série D - 2015 - 2ª parte


OS CONFRONTOS

O único confronto do Gama que irá se repetir no Grupo A-6 será contra o Botafogo-SP. Anteriormente, eles já se enfrentaram em quatro oportunidades, jamais pela Série D. E o Gama nunca perdeu para o clube do interior paulista. Foram três vitórias e um empate. No ano (1998) em que o Gama venceu o Campeonato Brasileiro da Série B, no dia 10.12, em Ribeirão Preto, o Gama venceu por 2 x 1. Três dias depois, agora no Bezerrão, empate em 1 x 1. No ano seguinte, com ambos os clubes na Série A, outra vitória do Gama em Ribeirão Preto: 3 x 1. Gama e Botafogo só voltariam a se enfrentar em 2001, ainda pela Série A: no dia 2 de dezembro, no Bezerrão, goleada do Gama por 5 x 0.

Valendo por qualquer série do Campeonato Brasileiro, o Gama nunca enfrentou CRAC, Duque de Caxias e Villa Nova (MG).
Por outro lado, todos eles já enfrentaram outros clubes brasilienses em jogos válidos pelo Campeonato Brasileiro.
Começando pelo CRAC, coincidentemente seus quatro primeiros jogos foram contra o Ceilândia, nos anos de 2004 e 2007, sempre pela Série C. Foram duas vitórias do CRAC, uma do Ceilândia e um empate. Em 2009, pela Série D, o clube de Catalão enfrentou o Brasília em duas oportunidades, ambas apresentando empates. Pela Série D de 2012 o CRAC fez parte de um grupo com Ceilândia e Sobradinho. Foram dois empates contra Ceilândia e Sobradinho, uma derrota para o Ceilândia e uma vitória sobre o Sobradinho.
Já o Duque de Caxias disputou seis jogos contra apenas um clube do Distrito Federal, o Brasiliense. E sempre foram jogos equilibrados. Nos dois primeiros, pela Série B de 2009, dois empates (1 x 1 e 0 x 0). No ano seguinte, 2010, ainda pela Série B, uma vitória para cada lado: 2 x 0 em favor do Brasiliense e 3 x 0 para o Duque de Caxias. Os dois últimos jogos aconteceram em 2012, agora pela Série C, e continuaram equilibrados: 3 x 2 para o Brasiliense e 1 x 0 em favor do Duque de Caxias.
Por último, o Villa Nova, de Nova Lima. Dos adversários do Gama foi o que mais enfrentou clubes do DF pelo Campeonato Brasileiro: um total de 13 jogos. O primeiro deles foi no longínquo 1978, pela Série A. No Mineirão, o Villa Nova goleou o Brasília por 3 x 0. Em 1980, aconteceram dois jogos do Villa Nova contra clubes brasilienses. Novamente no Mineirão, mas pela Série B, o Villa Nova venceu o Guará, por 2 x 0, e no segundo jogo, no Independência, foi derrotado pelo Brasília: 1 x 0.
Passaram-se cinco anos e Villa Nova e Brasília voltaram a se encontrar pela Série A de 1985: no Mineirão e no Mané Garrincha, duas vitórias do Brasília, ambas pelo placar de 2 x 0.
Somente em 1999 o Villa Nova voltaria a enfrentar um clube brasiliense. Na Série C, o Dom Pedro II não foi páreo para o Villa Nova, sendo derrotado nos dois jogos: 4 x 1 e 3 x 1.
Em 2002, novamente pela Série C, foi a vez do Brasiliense não dar chances ao Villa Nova, vencendo os dois jogos: 2 x 1 e 2 x 0.
O “brasiliense” Formosa enfrentou o Villa Nova em 2011, pela Série D, com o resultado de 1 x 0 a favor de cada um dos clubes.
A última vez que o Villa Nova teve como adversário um clube do DF foi no ano passado. O Brasiliense venceu os dois confrontos pela Série D, ambos pelo placar de 2 x 1.
Resumo da ópera: nos 33 jogos envolvendo clubes do DF contra os integrantes do Grupo do Gama em 2015 (Botafogo-SP, CRAC, Duque de Caxias e Villa Nova-MG), aconteceram 16 vitórias de clubes do DF, 10 de fora e sete empates.
Que essa estatística sirva de inspiração para o Gama conseguir uma das duas vagas do Grupo A-6.

Nenhum comentário:

Postar um comentário