domingo, 11 de junho de 2023

CRAQUES DE ONTEM E DE HOJE: Mazinho Brasília


Habilidoso, rápido e determinado, de dribles fáceis e toque de bola refinado, Elvismar Sales de Andrade, o Mazinho ou Mazinho Brasília, nasceu em Sobradinho (DF), no dia 11 de junho de 1975. 
Aos 9 anos começou a encantar os brasilienses atuando pelo Brasília “A” (Núcleo Guará), “B” (Núcleo Sobradinho) e “C” (Núcleo Ceilândia) nos diversos campeonatos promovidos pela ASFI - Associação Serrana de Futebol Infantil.
Seu primeiro título aconteceu no Brasília “B”, quando foi campeão da categoria de petizes em 1988, tornando-se vice-artilheiro com 11 gols.
Três anos depois, 1991, em uma nova categoria, a de juvenis, foi novamente campeão, atuando pelo Brasília “C” e sendo artilheiro da competição com 14 gols.
Antes disso, em janeiro de 1989, havia se sagrado campeão na Ceilândia, jogando pelo Brasília “A”.
Em janeiro de 1993 sagrou-se campeão juvenil invicto pelo time da ASFI, na competição promovida pelo Centro de Desenvolvimento Social de Sobradinho.
Em 1994, ainda como juniores (mas também fazendo parte do quadro profissional do Brasília), saiu pela primeira vez da capital federal. Indicado por “Seu” Marinalvo, presidente da ASFI e admirador do seu futebol, foi para o Nacional, de São Paulo. Desenvolvendo o seu melhor futebol ajudou a equipe paulista a ser campeão da Série A-3 de juniores.
Ao final do campeonato, foi passar férias em Brasília e numa pelada machucou o joelho direito. Pela primeira vez amargou um grave contusão. Por conta das complicações dessa contusão, ele ficou em Brasília para cuidar melhor do problema. 
Antes de viajar para São Paulo, disputou três jogos pelo Brasília no campeonato brasiliense de 1994, sendo o primeiro em 8 de maio de 1994, no CAVE, com derrota de 1 x 0 para o Guará.
Depois que se recuperou, ficou com receio de voltar ao Brasília. Foi quando apareceu o treinador Remo e o convidou para jogar pelo Sobradinho, disputando o campeonato brasiliense de 1995. Terminado o certame brasiliense, voltou para o Brasília e disputou o Campeonato Brasileiro da Série "C".
Firmou-se como titular do Brasília em 1996, sendo vice-artilheiro do campeonato (junto com Dandão, do Luziânia) e um dos destaques da competição. Mesmo com o Brasília ficando apenas na nona colocação, Mazinho marcou 13 gols nos 13 jogos que disputou.
Brasília vice-campeão de 1997
No ano seguinte, 1997, ainda jogando pelo Brasília, foi o artilheiro (juntamente com seu companheiro de equipe, Serginho), com 12 gols, e vice-campeão, quando perdeu a final para o Gama.
Foi aí que o treinador Luís Carlos Cruz, que trabalhava no Sobradinho e o acompanhou durante o campeonato de 1997, o indicou para o técnico do União São João, de Araras (SP), Lula Pereira. Mazinho assinou contrato com o clube paulista que naquele ano disputou a primeira divisão do Campeonato Brasileiro.
Chegou a jogar sete partidas como titular, mas problemas internos (havia dois sócios que eram donos do time e que se desentenderam, fazendo com que alguns jogadores saíssem) e Mazinho acabou fazendo um acordo com a equipe e retornou ao futebol brasiliense.
Com o dinheiro que recebeu do acordo com o União São João, comprou um lote em Sobradinho.
Sem ainda ter contrato com clube do DF, em agosto de 1998, aproveitou para fazer uma viagem com um selecionado da ASSEFE até a cidade de Alegre, no Espírito Santo. O time brasiliense venceu o jogo e Mazinho se destacou, fazendo um gol.

No Sergipe: campeão sergipano de 1999
No início de 1999, conheceu Aparecido Gouveia Furquim, um procurador brasiliense que o reaproximou do antigo técnico e amigo Luís Carlos Cruz, que estava dirigindo o Sergipe, de Aracaju (SE) na época.
Ao saber que Mazinho estava sem clube, Cruz pediu a contratação do craque.
Para felicidade de todos, Mazinho sagrou-se campeão sergipano pelo Club Sportivo Sergipe e foi eleito pela imprensa local, por unanimidade, o melhor jogador do campeonato.
Logo depois, ainda em 1999, foi contratado pelo América, de Natal (RN) para disputar o Campeonato Brasileiro da Série B. Em seu primeiro coletivo recebeu elogios de todos e na chance que teve contra a Tuna Luso, do Pará, no dia 15 de agosto de 1999, não decepcionou, salvando a equipe potiguar de um amargo empate de 0 x 0 dentro de casa, com um gol digno de placa no estádio Machadão.

Macabbi Herzliya
No ano de 2000 teve rápidas passagens por três clubes. Inicialmente, esteve no Criciúma (SC). Em seguida (abril) foi para o Naútico (PE) e depois, em julho, foi parar no futebol de Israel. Seu empréstimo (e de mais três jogadores do Brasília) fazia parte da estratégia do Brasília Participações e Promoções Esportivas, através do Gerente André Bossolan, que há oito anos mantinha intercâmbio com clubes de outros países para compra e venda de jogadores. Mazinho jogou no Macabbi Herzliya. Posteriormente, não houve acerto entre as partes.
Em 2001 jogou uma só partida pelo Guará, exatamente contra o Brasília. Em 17 de fevereiro de 2001, desembarcava novamente em Aracaju, desta vez para atuar pelo rival do Sergipe, o Confiança. Teve participação destacada na quebra do jejum de 10 anos sem título do Confiança, sagrando-se campeão sergipano, sendo escolhido para a seleção do campeonato e o segundo meia mais bem votado pela imprensa. Também pelo Confiança, disputou a Copa do Nordeste.
No ano seguinte, 2002, foi para o Ceará, onde não conseguiu manter uma sequência de jogos. Em seguida foi para o Sport Club Corinthians Alagoano, de Maceió (AL), ajudando o clube a garantir vaga na Copa do Brasil de 2003 e classificando-o para as finais do Campeonato Alagoano.

Flamengo, de Teresina: 
campeão piauiense de 2003
Voltou para Brasília, disputou o campeonato brasiliense de 2003 pelo Ceilândia até 1º de março (seu último jogo). Poucos dias depois, ele e Maninho, outro jogador de Brasília, se apresentaram ao Flamengo, de Teresina (PI). No dia 30 de julho de 2003, Mazinho estava em campo ajudando o Flamengo a quebrar um tabu de 14 anos sem título do rubro-negro piauiense. Logo depois do encerramento do campeonato piauiense, voltou para tentar ajudar o Brasília a sair da Segunda Divisão do DF. Não conseguiu: o Brasília perdeu a chance nas semifinais.
Em 2004 esteve no Sobradinho. Ao final do 1º turno, o Sobradinho só tinha dois pontos ganhos. Mazinho ajudou muito o time, arrumando a casa e se recuperando no segundo turno, não deixando o time cair.
A partir de 2005 passou a trabalhar como treinador das categorias de base do Estrela, da ASFI, e também atuando como jogador profissional, ao se transferir para o Dom Pedro II.

Ypiranga, de Pernambuco
No ano seguinte, 2006, uma nova aventura. Foi um dos destaques do Ypiranga, de Santa Cruz do Capibaribe (PE). Essa equipe, treinada por Édson Leivinha, tornou-se a melhor do interior em 92 anos de história do campeonato pernambucano, terminando na terceira colocação, atrás apenas de Sport e Santa Cruz.
Tempos depois, um site chamado “Mala Esportiva” realizou um concurso pela internet para escolher o “Ypiranga dos Sonhos”, quando esse clube completou 70 anos. Na categoria “meio-campo”, Mazinho foi o sétimo colocado, com 65 dos 301 votos. Foi o único de fora do Estado a ser lembrado.
Quando acabou o campeonato pernambucano de 2006, Mazinho recebeu um recado de uma possível negociação de um empresário para a sua ida para o Atlético Mineiro. Deu tudo errado, sendo um dos motivos do seu desinteresse pelo futebol profissional. Fez a reversão para o amadorismo e no mesmo ano de 2006, foi campeão pelo Brasil Esporte Clube e artilheiro do campeonato amador promovido pela Federação Brasiliense de Futebol.

Em 2007, tornou-se bicampeão amador pelo Brasil e artilheiro da competição promovida pela FBF, com 11 gols.
Em 2008, novamente profissional, assinou contrato com o Dom Pedro II. Foi um ano maravilhoso para Mazinho, onde destacou-se ao levar o clube ao vice-campeonato brasiliense, sendo seu capitão, e foi convocado para a Seleção do DF que realizou uma pequena excursão à África. A seleção brasiliense ganhou os dois jogos disputados em Botswana (1 x 0) e Moçambique (3 x 0).
No segundo semestre de 2008, ajudou o CFZ a se sagrar vice-campeão da Terceira Divisão do DF. Não conseguiu o título, mas o principal objetivo (subir para a segunda divisão) foi alcançado.
Em novembro de 2008 fez uma cirurgia no pé direito. A boa notícia é que também começou a receber da Justiça seus direitos sobre a causa contra o Náutico (PE).
Em janeiro de 2009, Mazinho foi o treinador campeão de uma equipe formada por jogadores da ASFI, que usou o nome do Sobradinho para disputar a Copa Sul-Americana em Guararapes-SP. Detalhe: viajaram três equipes, duas juvenis e uma infantil. O “faz de tudo" Mazinho dirigiu uma das vans por quase 900 km, ida e volta.
Logo após a viagem a Guararapes e também de um tratamento do adutor e recuperação da cirurgia, retornou ao Dom Pedro II, onde disputou o campeonato brasiliense e do jogo contra o Botafogo (RJ), pela Copa do Brasil.
Nesse mesmo ano, ia jogar pelo Brazsat, que disputaria a Segunda Divisão do DF, mas teve uma crise de coluna e passou a trabalhar como Auxiliar Técnico de Alex Gomes. Quase colabora com a subida de divisão do Brazsat, que perdeu a chance nas semifinais para o Botafogo-DF.
Também disputou três jogos pela Sociedade Esportiva Planaltina (GO) na Terceira Divisão do Distrito Federal.
Em 2010 não jogou profissionalmente, só amador. Nesse ano e em 2011, Mazinho trabalhou na Administração Regional de Sobradinho, na área de esportes.
Em julho de 2011, disputou a Segunda Divisão do DF, ajudando o Sobradinho a subir, tornando-se vice-campeão, participando de todos os jogos.
Em 2012 passou a ser Auxiliar Técnico da equipe infantil do Sodeso Sobradinhense, que se sagrou campeão infantil invicto do DF.
No Minas Brasília Tênis Clube foi campeão interclubes de Brasília na categoria de veteranos em 2013.
Em 2014, como treinador, levou a APP - Associação Pequenos Passos ao título de campeão infantil do DF.
Fora das quatro linhas foi Presidente da Associação Serrana de Futebol Infantil por mais de dois anos, quando teve que entregar o cargo por causa de uma viagem aos Estados Unidos.

Em 2008, Mazinho fez o Curso de Treinador Profissional na Unieuro, em Brasília (CREF 006729-P/DF). Já participou do Programa “Touch of Class” em Deerfield Beach, Flórida (EUA), em 2014, e do Las Vegas Highrollers, em Los Angeles (EUA), em 2015.