terça-feira, 11 de julho de 2017

ANÁLISE TÉCNICA: Bandeirante - 2000



O Campeonato Brasiliense da Primeira Divisão de 2000 teve a disputá-lo dez equipes.
Essas dez equipes jogaram dois turnos, 18 jogos cada uma, ao final dos quais os quatro primeiros colocados decidiriam, em cruzamentos, 1º x 4º e 2º x 3º, quem seria o campeão de 2000.
Tudo correu tranquilo até a realização das duas semifinais: o Gama, primeiro colocado no geral, empatou duas vezes com o Dom Pedro II (4º no geral) e garantiu-se na final, conforme determinava o regulamento da competição. Já o Bandeirante, terceiro colocado, teve que vencer um jogo contra o Brasília (segundo no geral) e empatar o segundo, para fazer companhia ao Gama na grande decisão, em dois jogos.
Disputaram o primeiro jogo em 25 de junho de 2000, no Mané Garrincha, e aconteceu empate em 1 x 1.
Quando todos esperavam pelo segundo jogo da decisão, marcado para o dia 2 de julho de 2000, teve início uma grande novela mexicana...
Amparado por uma determinação da FIFA, que suspendeu o Gama e proibiu que qualquer equipe filiada à CBF jogasse contra essa equipe, o Bandeirante recusou-se a ir a campo no dia 2 de julho.
No entanto, essa punição da FIFA foi anulada pelo juiz da Vara Cível de Planaltina, Jansen Fialho de Almeida, que concedeu liminar, dois dias antes, atendendo a um pedido feito pelo PTB do Distrito Federal, não só desautorizando a FIFA, como ordenando a Federação Metropolitana de Futebol a manter os dois jogos da final (originalmente, marcada para uma melhor de três jogos) que tinham sido suspensos.
O presidente do Bandeirante, Carlinhos Andrade, entendeu que a liminar não atingia seu clube e sim a Federação. Decidiu não ir a campo porque estava proibido pela FIFA e, se desobedecesse essa ordem, poderia ficar na mesma situação do Gama. Para reforçar a decisão, o Bandeirante informou que dispensou todos os jogadores após o treino de sexta-feira à tarde.
Impasse criado, o jogo não aconteceu no dia 2 de julho. O presidente da Federação, Weber Magalhães, avisou que o Bandeirante seria punido com o WO (não comparecimento), fato inédito numa final de campeonato brasiliense.
Uma semana depois, no dia 9 de julho, o Bandeirante manteve a decisão de não jogar com o Gama na terceira e última partida da final do campeonato brasiliense.
Passou-se, então, a algumas batalhas no STJD para a definição do campeão brasiliense.
No dia 24 de julho de 2000, Gama e Bandeirante concordaram em sair do “tapetão” e decidir o Campeonato Brasiliense no gramado, em apenas um jogo.
Mais de um mês depois do primeiro jogo, Gama e Bandeirante voltaram a empatar, desta vez em 2 x 2 (após um 0 x 0 na prorrogação), resultados que deram o título de campeão ao Gama, por ter melhor campanha em toda a competição.

A PARTICIPAÇÃO DO BANDEIRANTE

Fundada em 1994, a Associação Desportiva Comercial Bandeirante alcançou o seu auge em 2000, quando disputou pela primeira vez uma final, e ficou com o vice-campeonato, melhor colocação em sua história no Campeonato Brasiliense da Primeira Divisão.
Dez meses antes da final, com o nome de Comercial, sagrou-se vice-campeão da Segunda Divisão do DF. Perdeu peças importantes, como o goleiro Ronaldo, os laterais Avelino e Márcio Franco, o meia Ivo e os atacantes Gil, Cassius e até seu goleador, Joãozinho, artilheiro da segunda divisão com oito gols.
As substituições, contudo, deram certo. Chegaram o goleiro André, os laterais Viana e Rômulo, o meia Júlio César e o atacante Alessandro, uma das maiores revelações do Brasiliense e vice-artilheiro do time, com sete gols.
Juntando esses reforços com aqueles que permaneceram no clube, tais como o zagueiro Junior, os volantes Bira e Evilásio e o atacante Jackson, artilheiro do campeonato, ao lado de Alysson, do Brasília, com nove gols.
A volta à Primeira Divisão começou da pior maneira possível. Foram três derrotas nos três primeiros jogos. O saldo do começo desastroso foi a demissão do treinador Mozair Barbosa. Com Déo de Carvalho no banco de reservas, o Bandeirante deslanchou. Não perdeu mais e saiu da lanterna para a final da competição. Logo depois de Déo de Carvalho aceitar uma proposta salarial melhor do Luziânia, Eurípedes Bueno, que estava como supervisor do Ceilândia e que havia sido técnico do Bandeirante na Segunda Divisão de 1999, reassumiu a equipe na nona rodada.
Depois das três partidas iniciais (com derrotas), foram 19 partidas invictas, série que nem o Gama conseguiu. Além disso, teve a satisfação de provocar uma das duas derrotas do Gama no campeonato (a outra foi para o Ceilândia).
A campanha do Bandeirante em 2000 foi a seguinte:

 

J

V

E

D

GF

GC

SG

PG

Aprov.

22

10

9

3

33

24

9

39

59,1%


Jackson
Utilizou 25 jogadores em toda a competição. Apenas o atacante Jackson disputou todos esses 22 jogos.
O Bandeirante teve dois dos seus jogadores entre os principais artilheiros do campeonato: um deles, Jackson, o principal, ao lado de Alysson, do Brasília, com nove gols; com um gol a menos, Alessandro Bocão, também ao lado de outro jogador, Ângelo, do Luziânia.
Como dissemos acima, o Bandeirante foi dirigido por três treinadores: Mozair Barbosa (3 jogos), Déo de Carvalho (cinco) e Eurípedes Bueno (14).
Confiram o desempenho técnico dos jogadores utilizados pelo Bandeirante no campeonato brasiliense da primeira divisão de 2000:


P
APELIDO
NOME COMPLETO
JD
GM
GS
G
André
André Leizer
18
18
G
Alexandre
Alexandre Roberto Araújo
5
6
Z
Junior
João José dos Santos Junior
20
2
Z
Flávio Negão
Flávio José dos Anjos
18
Z
Viana
Wellington de Jesus Viana
17
2
Z
Rômulo
Rômulo Pimentel Dantas
17
2
Z
Bruno
Bruno de Melo Monteiro
10
1
Z
Marquinhos
Marcos Carneiro Neto
7
Z
Ricardo
Ricardo dos Santos Davis
5
Z
Jairo
Jairo Lima de Araújo
2
Z
Gaudêncio
Gaudêncio Sousa
2
Z
Mancuso
Alexandre Luiz Martins
1
MC
Evilásio
Evilásio de Almeida Peba
20
2
MC
Bira
Robson Nobre de Moraes
17
MC
Marquinhos Brazlândia
Marcos Antônio Teixeira dos Santos
17
MC
Toni
Toni Ione Coutinho dos Santos
17
1
MC
Júlio César
Júlio César Lacerda Vieira
17
3
MC
André Fernandes
André Fernandes de Souza
3
MC
Rochinha
Joseli Pereira da Silva
2
A
Jackson
Jackson Teixeira Neves
22
9
A
Alessandro Bocão
Alessandro Santos de Farias
18
8
A
Washington Zoreia
Washington Luiz de Melo
13
2
A
Duílio
José Duílio Almeida Rodrigues Filho
10
1
A
Roberto
Roberto da Costa Ramos
9
A
Vagno
Vagno Lopes de Oliveira
2

P = Posições: G - Goleiro, Z - Zagueiro, MC = Meio de Campo e A - Atacante
JD = Jogos Disputados, GM = Gols Marcados e GS = Gols Sofridos




Nenhum comentário:

Postar um comentário