segunda-feira, 10 de julho de 2017

A HISTÓRIA DO FUTEBOL NAS CIDADES-SATÉLITES: Sobradinho - 1977


No dia 10 de julho de 1977 teve início o campeonato de futebol amador de Sobradinho.
Inscreveram-se 18 equipes, dentre elas as experientes Ajax, Campineira, Laminação Brasília, Liberdade, Olímpico, Oriente, Renascença, Tocantins, União Recreativa, Unidos de Sobradinho e Vasco da Gama.
Fizeram suas estreias no certame os seguintes clubes: Barcelona, Diamante Negro, Guarani, Montanhês, Onze, Real (que substituiu o Coritiba, que desistiu de participar) e Sete de Setembro.
O campeonato chegou ao fim já em 1978, no dia 15 de janeiro, com uma rodada dupla na Quadra 2. Com a vitória do Vasco da Gama sobre o Tocantins e da Campineira sobre o Unidos de Sobradinho, o campeonato ficou para ser decidido entre esses dois vencedores.
A partida preliminar foi bastante disputada. O Vasco da Gama conseguiu a vantagem de três gols contra dois do Tocantins, mas nos últimos vinte minutos de jogo do segundo tempo levou um sufoco da equipe da fábrica de cimento, que procurou de todas as maneiras o empate que lhe favorecia. Mas seus atacantes estavam muito nervosos e perderam grandes oportunidades de marcar. O Vasco da Gama, por outro lado, neste final de jogo procurou segurar o placar e acabou sendo muito catimbado.
Marcaram os gols para o Vasco da Gama Gerson (2) e Espirro. Merica e Valdir (contra) assinalaram os gols do Tocantins.
O Vasco da Gama jogou e venceu com Guará, Zé Domingos (que foi expulso), Espirro, Valdir e Zezé; Pebinha e Messias; Gerson (Ademir), Jaider (Jairo), Fernando (Joãozinho) e Santiago.
O Tocantins perdeu com Wilson, Marcos, Joildo, Pimenta e Zé Pereira; Jacó e Miranda; Jaime, Merica, Eurípedes e Baixinho.

Campineira
No jogo principal, o Unidos de Sobradinho colocou em campo uma equipe formada por uma maioria dos jogadores do Grêmio Esportivo Brasiliense e de quebra ainda tinha o Aderbal jogando na lateral direita. Com um time com excelente preparo físico e um bom entrosamento, conseguiu equilibrar a partida com a Campineira, proporcionando uma excelente partida.
O único gol do jogo foi marcado ainda no primeiro tempo, através de Hugo, em uma cabeçada, completando lançamento de Dazio pela direita.
Tanto para Chileno, treinador do Unidos, quanto para Manoel, da Campineira, a partida foi bastante equilibrada e venceu aquele que soube tirar vantagem das oportunidades surgidas.
A Campineira venceu com Ari, Cláudio, Zezão, Sir Peres e Marcos; Julinho, Toti e Baduca; Dazio, Hugo (Zé Afonso) e Vino.
O Unidos de Sobradinho perdeu com Baiano, Aderbal, Kell, Kidão e Carlos; Orlando, Paulinho e Reinaldo (Nonô); Lula, Carlinhos e Aloísio.
Na Quadra 3, em partidas que não influenciavam na tabela de classificação, esses foram os resultados: Ajax 3 x 2 Renascença e Barcelona 2 x 1 Oriente.

A DECISÃO

Quase um mês depois, no dia 12 de fevereiro de 1978, é que aconteceu a decisão do campeonato de 1977, na Quadra 2.
A Campineira jogava pelo empate pois tinha melhor campanha no geral do que seu adversário, o Vasco da Gama.
A partida foi de ótimo nível técnico, com as duas equipes rivalizando em garra, na luta pela posse da bola e na busca do gol.
O gol que deu a vitória à Campineira foi consignado ainda no primeiro tempo, por intermédio de Toti, ao cobrar uma falta com rara felicidade, encobrindo a barreira e colocando a bola no fundo das redes de Guará.
A Campineira sagrou-se campeã de 1977 com Paraíba, Gelson (Ivanilson), Zezão, Sir Peres e Marcos; Baduca, Pintinho (Hugo) e Toti; Dazio (Power), Zé Afonso e Vino (Santos). Técnico: Manoel.
O Vasco da Gama formou com Guará, Maranhão (Espirro), Valdir, Jorge e Zezé; Ademir, Gerson (Maurício) e Messias; Santiago, Fernando e Joãozinho. Técnico: Triste.
O trio de arbitragem foi composto de Celso Cavalcanti (árbitro), auxiliado por José Roberto Moura de Oliveira e Milton Soares.

INFANTIS

Na preliminar, disputando o troféu Fernando Corassa (administrador regional de Sobradinho), jogaram Imperial e Guarany, da divisão de infantis.
A partida terminou empatada em seu tempo regulamentar em 1 x 1, com gols de Gilson e Zé Pereira (contra). Na cobrança de pênaltis, o Imperial venceu por 5 x 4.
As equipes formaram assim: Imperial - Junior, Zé Pereira, Zé Carlos (Filó), Cleiton e Dilson; Neno, Batata (Batalha) e Abílio; Peter (Naninho), Kleber e Gilson (Robério). Guarany - Capucho (Zé Carlos), Batata, Zé, Rildo (Dadal) e Wilson; Otávio (Carlinhos), Guilherme (Salomão) e Tim; Kiko, Padeiro e Cláudio (Tião).

Nota:
Após o encerramento da partida, todos os jogadores e boa parte da torcida foram à casa do goleiro Ari, que perdera a mãe na manhã desse domingo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário