quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

A PRIMEIRA VEZ A GENTE NÃO ESQUECE: Pederneiras


O INÍCIO

O Pederneiras Esporte Clube, assim denominado em homenagem à Companhia Construtora Pederneiras S. A., foi fundado em 18 de janeiro de 1959, na casa de Walfredo Aleixo Martins e Souza, situada no Acampamento “Dr. Sérgio Seixas Corrêa”, na Vila Planalto, em Brasília (DF).
Além de Walfredo, que foi escolhido primeiro Presidente do clube, compareceram Edgardo Coutinho Gomes, Antônio Batista do Sacramento, Cícero Bezerra da Silva, Aloísio Queiroz de Araújo, Leorne Feitosa Dantas, Walderez Marques da Silva, Waldir de Souza Fonseca, Edgard dos Santos, Manoel de Jesus Tôrres Bouéres e Antônio Batista da Silva.
Na mesma reunião, foram definidas as cores oficiais do novo clube: azul celeste e branca e também os uniformes, sendo o número 1 constando de camisas listradas nas cores azul e branca no sentido vertical, com gola e punhos brancos, calção azul e meias brancas com detalhes em azul; o número dois seria a camisa toda branca com gola e punhos azuis e os calções azuis e meias iguais ao número 1.

A PRIMEIRA COMPETIÇÃO

A primeira competição de que o Pederneiras tomou parte foi o Troféu “Israel Pinheiro” (instituído por iniciativa do presidente da Construtora Ribeiro Ltda., Cesar Ribeiro), a ser disputado pelas companhias construtoras de Brasília.
No sistema “mata-mata”, jogou no dia 12 de junho de 1960, perdendo para a ECRA, por 2 x 1, no campo do Nacional, sendo eliminado do torneio.
Wilmar, de pênalti, no segundo tempo, marcou o primeiro gol do Pederneiras.

Menos de um mês depois, participou de outra competição, o Troféu “Danton Jobim”, em homenagem ao DC-Brasília e aos jornalistas brasileiros, desta vez misturando clubes de construtoras com equipes filiadas à Federação Desportiva de Brasília.
O Pederneiras caiu na Chave C, juntamente com o Ribeiro, B.G.P. - Batalhão da Guarda Presidencial e o Caeira (time da Construtora Cavalcante Junqueira).
Estreou no dia 3 de julho, vencendo o Caeira, por 3 x 1. Nos outros dois jogos, em 10 e 17 de julho, respectivamente foi derrotado pelo B.G.P. (2 x 0) e goleado pelo Ribeiro (6 x 0).
Somente em 2 de agosto de 1960 a Federação Desportiva de Brasília recebeu o ofício do Pederneiras para dar andamento no processo de filiação do clube.

FILIAÇÃO

Em 26 de agosto aconteceu a Assembléia Geral que aprovou os estatutos do Pederneiras E. C. Dois dias depois fez sua estréia como novo filiado da Federação, perdendo o amistoso para o Nacional, por 2 x 1. Pedro marcou o gol do Pederneiras, que formou assim: João, Hélio, Vicente e Wilmar; José e Iedo; Vióti, Pedro, Marcionilo, Moisés e Antônio.

A PRIMEIRA PARTICIPAÇÃO NUM TORNEIO OFICIAL

O Torneio Início de 1960, realizado no dia 4 de setembro, levou o nome de Taça "Governador Roberto Silveira"). Solicitaram inscrição 16 clubes. Os jogos foram realizados no Estádio Israel Pinheiro, do Guará.
No sexto jogo do dia, o Pederneiras venceu o Nacional, por 2 x 0, com gols de Gote e Marcionilo. No décimo-primeiro foi derrotado pela A. E. Edilson Mota, por 1 x 0.


O PRIMEIRO JOGO NO CAMPEONATO BRASILIENSE

Na sua primeira participação no campeonato da Primeira Divisão, o Pederneiras não levou sorte. Algumas obras da Companhia Construtora Pederneiras chegaram ao seu final e com isso vários operários foram dispensados. Entre eles, vários jogadores, o que, conseqüentemente, ocasionou o desfalque na equipe de futebol.
Seu primeiro jogo na principal divisão do futebol do DF aconteceu em 27 de novembro de 1960, no estádio Vasco Viana de Andrade, no Núcleo Bandeirante. Foi goleado pelo Grêmio, por 4 x 1. Marimbondo marcou o primeiro gol do Pederneiras na história do campeonato brasiliense. O Pederneiras formou com Cobrinha, Alcides, Nogueira e Marimbondo; Zezão e Adão; Cabeça, Cri-Cri, Cotia, Valderez e Coelho. Técnico: Pernambuco.
O resultado não poderia ser outro: oitavo e último colocado: nos sete jogos que realizou, perdeu todos. Marcou apenas quatro gols e sofreu trinta e seis. No dia 18 de dezembro, foi humilhado pelo poderoso Guará, que o goleou pelo elástico marcador de 10 x 0.

Depois do vexame de 1960, quando foi último colocado, solicitou licença e só voltou a disputar o campeonato brasiliense, já dividido em profissionais e amadores, em 1964. Neste ano, na categoria de amadores, voltou a ser o último colocado, vencendo apenas um jogo nos dez disputados

A PRIMEIRA VITÓRIA

Por incrível que pareça, essa foi a primeira vitória do Pederneiras no campeonato brasiliense.
A ficha técnica desse jogo foi a seguinte:

PEDERNEIRAS 1 x 0 VILA MATIAS
Data: 14.06.1964
Local: Israel Pinheiro
Árbitro: Carlos Ferreira do Amaral
Renda: R$ 9.700,00
Expulsão: Santana, do Pederneiras
Gol: Aristides, 55
PEDERNEIRAS: Cabeção, Tarcísio, Alcides, Rebite e Paulo; Santana e Pedro; Aristides, Russo, Cotia e Luiz.
VILA MATIAS: Fernando, Aristides, Etevaldo, Enéias e Eurides; Dalcino e Cícero; Waldomiro, José, Jaime e Wilson.

O PRIMEIRO GRITO DE “É CAMPEÃO”!

Em 1965, finalmente, o clube passaria a ter algumas alegrias. Perdeu a final do Torneio Início para o Vila Matias (1 x 0, em 30 de maio) mas, em compensação, no campeonato oficial de amadores, disputado por cinco equipes, não deu chance aos adversários, sagrando-se campeão invicto ao sobrepujar Guanabara, Cruzeiro do Sul, Grêmio Brasiliense e Vila Matias.
Foram oito jogos, com seis vitórias e dois empates. Seu ataque marcou 23 gols e a sua defesa sofreu 6. Além disso, teve os dois principais artilheiros da competição, Zezito, com 10 gols, e Zeca, com 6. Os demais gols foram marcados por Eraldo (3), Doca (2) e Maracanã e Firmo, um cada.
A formação mais utilizada pelo Pederneiras foi Chico, Tarcísio e Eufrásio; Logodô, Maracanã e Firmo; Zeca, Eraldo, Doca, Zezito e Xixico.

A PRIMEIRA COMPETIÇÃO NO PROFISSIONALISMO

Para o ano de 1966, o Pederneiras resolveu apostar suas fichas no profissionalismo. Logo em sua primeira participação, o Torneio Início disputado em 12 de junho, no novo Estádio de Brasília (futuro “Pelezão”), venceu o Luziânia, na estréia, por 1 x 0, gol de Zezito, e perdeu no segundo jogo para o Rabello, pelo mesmo placar.

A PRIMEIRA VEZ COMO PROFISSIONAL

No campeonato de profissionais de 1966, atuando contra seis equipes, o Pederneiras realizou campanha bastante irregular, ficando na quinta colocação, na frente de Flamengo e Guará. Foram cinco vitórias, dois empates e cinco derrotas. O saldo de gols foi zero: marcou e sofreu 19 gols.
Seu primeiro jogo como profissional aconteceu no dia 19 de junho de 1966, no estádio Paulo Linhares, com derrota de 3 x 2 para o Colombo. Zezito e Moisés marcaram seus gols. Sob arbitragem de Rubem Pacheco, o Pederneiras formou com Chico, Tarcísio, Firmo, Logodô e Pereira Moisés e Tião Zeca, Eraldo, Zezito e Deca.

A PRIMEIRA GRANDE VITÓRIA

Mas, o grande resultado do ano foi conseguido num amistoso. O Esporte Clube Bahia, na época com o título de campeão da Taça Brasil de 1959 em cima do poderoso Santos de Pelé, fez uma excursão ao Distrito Federal para enfrentar três equipes locais, uma delas, o Pederneiras. Logo em sua estréia, no dia 31 de agosto, o tricolor baiano foi derrotado por 1 x 0. Depois venceria Colombo e Rabello.

PRIMEIRO TÍTULO NOS JUVENIS

Em 1966, na categoria “juvenis”, o Pederneiras ficou com o título, com apenas um ponto perdido na competição. Nas demais colocações chegaram: 2º Rabello, 8; 3º Guará, 10; 4º Colombo, 12; 5º Defelê, 14; 6º Luziânia, 17 e Flamengo, 22. O maior destaque desse time era o zagueiro Pedro Pradera.

O FIM

No dia 13 de novembro de 1966, no Estádio “Ciro Machado do Espírito Santo”, o Pederneiras enfrentou o Rabello e foi derrotado por 4 x 1. Doca marcou o gol de honra. Foi a última vez que o time do Pederneiras entrou em campo. Antes do início do campeonato (20 de julho), o Pederneiras solicitou licença de todas as suas atividades durante o ano de 1967. Nunca mais voltou!





Um comentário:

  1. Que saudades do meu pai logodô e meu tio eufrasio,muito bom saber da história de futebol deles!🥰

    ResponderExcluir