terça-feira, 2 de janeiro de 2018

OS CLUBES DO DF: Defelê - 2ª parte


OS PRIMÓRDIOS DO FUTEBOL

Time da EBE, em 1959: Wander Abdalla é o quinto em pé,
da esquerda para a direita
Enquanto o time formado por funcionários da EBE - que era fiscalizada pelo Departamento de Força e Luz - participava do Campeonato Brasiliense de 1959, sob a designação de Associação Esportiva EBE, o pessoal da Fiscalização do DFL passava o tempo na solidão do grande canteiro de obras que era Brasília, assistindo aos jogos nos acampamentos ou ouvindo as transmissões de futebol dos grandes centros esportivos pelo rádio.
Para acabar com aquele marasmo era preciso fazer algo. No depósito da então DRET, alguns funcionários como Wander Abdalla, Samuel Silva, Lacir Pedersoli e outros faziam de uma bucha de laranja uma bola de futebol improvisada, no horário de almoço, para o tempo passar mais rápido. Logo depois alguém trouxe uma bola de meia.
A brincadeira foi tomando forma e se transformou em pelada entre as bobinas gigantes e depois veio o time uniformizado da Fiscalização.
O time era chamado de Fiscalização porque todos os seus integrantes eram apontadores-fiscais da EBE. Foi um dos embriões do Defelê.
Segundo Wander Abdalla, o primeiro treino da equipe aconteceu na manhã do dia 25 de dezembro de 1959, pela manhã, no acampamento do DFL. Noção de bola só mesmo tinham Wander, Samuel e Lacir Pedersoli.
O primeiro desafio do Fiscalização veio pouco mais de uma semana depois, contra o time da EBE, no acampamento desta, e perderam de 6 x 0. O fato curioso é que o time jogou com camisas pretas, doação de Cássio Damásio, da EBE. Depois foram trocadas por vermelhas, que eram as cores oficiais do Defelê.
Não demorou para o time da Fiscalização do DRET pedir revanche ao time da EBE. Já uniformizados e com o reforço de Eluff, do Guará, a Fiscalização devolveu a goleada em cima da EBE, por 6 x 1.

A FUNDAÇÃO DO CLUBE

Ciro Machado do Espírito Santo
Paralelamente ao time de pelada e animados pelo resultado alcançado pelo time do Fiscalização, um grupo de funcionários da DRET, dentre eles Antônio William Ramalho, Carlos Magno Maia Dias, Ciro Machado do Espírito Santo, David Calixto Dib, Esdras Martins, Francisco Troncha, Lincoln de Senna Gonçalves, Murilo Maia Dias (irmão de Carlos Magno), Paulo Levenhagen de Mello, Wander Abdalla e Wills de Alvarenga, se reuniu para formalizar a criação de um novo clube de futebol em Brasília.
Assim, no dia 1º de janeiro de 1960, na Avenida W-3, Quadra 13, Casa 17, em Brasília, foi fundado o Defelê Futebol Clube, a maior glória do esporte no início de Brasília.
Somente em 30 de agosto de 1960, os estatutos do Defelê foram registrados no Livro 2, fls. 26/27, número de ordem 17, no Cartório do 2º Ofício de Luziânia, Estado de Goiás.
Previam que seria considerado como sócio-fundador aquele que houvesse ingressado no quadro social até 30 de setembro de 1960.
Para dar mais poder ao time do Defelê, foi convidado (e ele aceitou por alguns dias), Paulo Levenhagen de Mello para Presidente. Natural de Caxambu (MG), cunhado do famoso locutor Jorge Cury, era Diretor da Divisão de Manutenção do DFL e chefe imediato da maioria do pessoal que criou o Defelê. Quando percebeu que não podia se dedicar ao clube como era o esperado por todos, indicou que Ciro Machado do Espírito Santo o substituísse.
O dinâmico presidente Ciro, que era primo em 1º grau de Fernando Henrique Cardoso, por longo espaço de tempo esteve envolvido com esporte, onde gozava de grande prestígio e possuía imenso círculo de amizade.
Carlos Magno participou da assembleia que fundou a Federação Desportiva de Brasília, representando o Novo Horizonte Atlético Clube (IAPETC), e depois como goleiro e dirigente do Grêmio Brasiliense na Cidade Livre, liderou o movimento. Chegou em Brasília como funcionário da Novacap em 3 de junho de 1958. Em 25 de abril de 1959 tomou posse como Diretor do Departamento de Voleibol, Tênis e Tênis de Mesa da F.D.B. Em 3 de maio de 1960 foi empossado no cargo de 1º Secretário do Defelê Futebol Clube. Era Chefe do Serviço de Pessoal e tinha autorização para, quando precisasse contratar funcionários devia ser alguém que jogasse futebol. No primeiro treino do Defelê compareceu, a convite do irmão, Murilo, para ser o goleiro da equipe, pois havia jogado nesta posição no Rio de Janeiro pelo São Cristóvão e Botafogo.
Wills de Alvarenga foi o datilógrafo da ata de criação do Defelê e seu 1º Tesoureiro.
A comissão formada por Ciro, Carlos Magno e Wills elaborou o estatuto do Defelê e o registrou na Federação Desportiva de Brasília e na CBD em 1960.
A 1ª diretoria ficou assim constituída, no dia 3 de maio de 1960: Presidente de Honra: Afrânio Barbosa da Silva; Presidente: Paulo Levenhagen de Melo; 1º Vice-Presidente: Ciro Machado do Espírito Santo; 2º Vice-Presidente: Mauro Rodrigues Alves; 3º Vice-Presidente: Antônio William Ramalho; Diretor de Esportes: Antônio Ferreira Nascimento; Diretor Financeiro: Francisco Troncha; Tesoureiro: Wills de Alvarenga; 1º Secretário: Carlos Magno Maia Dias; Diretor Administrativo: Pedro da Costa Possolo; Diretor de Publicidade: Petrônio Rios Fonseca; Vice-Presidente de Publicidade: Esdras Martins; Diretor Social: Tomaz Figueiredo; Técnico: Edson Galdino; Vice-Presidente Social: Sarah Sette Rocha; Representante junto a CBD: Wander Marques Abdalla; Roupeiro: Samuel Silva Nascimento; Massagista: Antônio West; Supervisor: Lincoln de Sena Gonçalves.
Da EBE vieram os dirigentes Cleóbulo Mesquita, reconhecido por todos como uma vibrante máquina de trabalhar, e Roberto Soares (pai do centro-avante Ely, convidado por ele para transferir-se do Rio de Janeiro para Brasília).
Na primeira leva, foram contratados ou se juntaram ao time no primeiro treino, Aguinaldo Evangelista, Alaor Capella, Anésio (o primeiro goleiro), Benedito Raimundo, Bimba, Carlos Magno, Cauby (Afrânio Ramos Couto), Dito Carneiro, Édson Galdino, Ely, Euclides, Gilberto Grillo, Inácio Mota Fraga, Isaac, Lacyr Pedersoli, Loureiro, Macedo, Manoelzinho, Matil, Murilo Maia Dias, Marreta, Pará, Paulo Márcio Maia Dias (irmão de Carlos Magno), Pedrinho, Ramiro, Sabarazinho, Samuel Silva Nascimento, Victor Motta, Vitão, Vitinho, Wilson Godinho, Zé Paulo e Zequinha.
Depois, Wander Abdalla foi à cidade de Ponta Alta (MG) buscar Waldyr “Didi” de Carvalho para ser o treinador da equipe.
Todos os jogadores contratados trabalhavam no DFL e tinham autorização para participar de apenas dois treinos à tarde, por semana.
O curioso é que o Defelê chegou a pensar em não disputar o primeiro campeonato brasiliense. Como clube amador que era, a situação financeira sempre foi muito complicada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário