sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

OS CLUBES DO DF: Defelê - 5ª parte - As competições oficiais e a Sala de Troféus


O TORNEIO INÍCIO DE 1960

A primeira competição oficial disputada pelo Defelê foi o Torneio Início.
Os jogos do torneio (que levou o nome de Taça "Governador Roberto Silveira") foram realizados no dia 4 de setembro de 1960, no Estádio Israel Pinheiro, do Guará.
Solicitaram inscrição 16 clubes. Conforme previa o regulamento, os jogos foram realizados em dois tempos de dez minutos cada, sem intervalo. No caso de empate, haveria a decisão por pênaltis, três para cada equipe, na primeira série. O jogo final foi em dois tempos de 30 minutos cada, com intervalo de dez minutos.
O Defelê empatou seu jogo em 0 x 0 com o Guanabara e na disputa por pênaltis, perdeu por 3 x 2, sendo eliminado da competição.

O TORNEIO CLASSIFICATÓRIO

Em virtude do elevado número de clubes inscritos (16), a Federação Desportiva de Brasília resolveu fazer um torneio para determinar as oito equipes que disputariam o campeonato da Primeira Divisão de 1960 e as oito que comporiam a Segunda.
Os 16 clubes foram divididos em 4 grupos. Os clubes com campos em condições de jogo foram “cabeças-de-chave”. Os grupos ficaram assim compostos:
O Defelê fez parte do Grupo “C”, com jogos no campo do Planalto, Estádio “Duílio Costa”, juntamente com Guanabara, Pederneiras e Planalto.
O torneio foi realizado em turno único. Foram consideradas automaticamente pertencentes à Primeira Divisão as equipes que se classificassem em 1º e 2º lugares das séries. Os que se classificassem em terceiros e quartos seriam considerados da Segunda Divisão.

No dia 18 de setembro de 1960, pela primeira rodada, o Defelê venceu o Guanabara, por 4 x 0, com três gols de Ely e um de Gino.
O Defelê jogou com Carlito, Samuel Silva, Macedo, Wander Abdalla, Zé Paulo, Gavião, Romero, Vitinho (Ceará), Gino, Ely e Octávio. Técnico Didi de Carvalho.

Uma semana depois, 25 de setembro de 1960, pela segunda rodada, o Defelê perdeu por 3 x 2 para o Planalto, com gols de Ramiro e Ely. Atuou o Defelê com os seguintes jogadores: Anésio, Loureiro, Cauã e Samuel Silva; Wander Abdalla e Zé Paulo; Ramiro, Vitinho, Ceará, Ely e Zé Luís. Técnico Didi de Carvalho.

Pela terceira rodada, no dia 9 de outubro de 1960, quando precisava apenas de um empate para classificar-se, o Defelê perdeu para o Pederneiras, por 4 x 3. Após a partida, o vice-presidente Ciro Machado tentou agredir o árbitro, mas foi contido pelos jogadores. O Defelê ficou na terceira colocação e, portanto, sem conseguir a vaga entre os oito times que disputariam o campeonato da primeira divisão de 1960

Em 13 de outubro de 1960, a A. E. Edilson Mota encaminhou ofício a F.D.B. comunicando a sua extinção. Para preencher a vaga na 1ª Divisão, a F.D.B. promoveu um torneio eliminatório entre os clubes da Segunda. Esta foi a participação do Defelê:

O torneio visando dar uma vaga na primeira divisão foi iniciado no dia 30 de outubro de 1960 e o Defelê devolveu com juros a derrota no amistoso de 15 dias antes: 6 x 1 sobre o Real. O jogo foi realizado no campo do Rabello e teve arbitragem de Alex Alves Maia.

No dia 6 de novembro de 1960, o torneio classificatório prosseguiu e o Defelê venceu mais uma na competição: Defelê 1 x 0 Brasil Central, gol de Vitinho, aos cinco minutos de jogo. Jogou o Defelê com Matil, Zé Paulo, Zé Carlos (Euclides) e Gavião; Pedrinho e Loureiro; Ramiro, Vitinho, Ely, Fino e Raimundinho.

Em virtude da desfiliação do Consispa, ocorrida após a entrega de ofício datado de 11 de novembro de 1960, a Federação então resolveu não mais realizar a partida entre Defelê e Alvorada, prevista para 20 de novembro de 1960, elevando ambos para a Primeira Divisão.
Assim, os oito clubes integrantes da Primeira Divisão ficaram sendo os seguintes: Alvorada, Defelê, Grêmio Brasiliense, Guará, Nacional, Pederneiras, Planalto e Rabello.

SALA DE TROFÉUS DO DEFELÊ


O Defelê deixou muito bem gravado seu nome na história na primeira década do futebol de Brasília. Eis a relação de títulos conquistados pelo time:

Campeão do Campeonato Brasiliense de Futebol - 1960, 1961 e 1962 (amador) e 1968 (profissional)

Campeão do Campeonato Brasiliense de Futebol, categoria aspirantes - 1960

Vice-campeão do "Torneio Embaixador Sette Câmara" - 1962

Vice-campeão do Torneio Início do Campeonato Brasiliense de Futebol, categoria juvenil - 1962

Campeão do Torneio Início do Campeonato Brasiliense de Futebol - 1963 e 1968

Campeonato Brasiliense de Futebol, categoria juvenil - 1963 e 1965

Campeonato Brasiliense de Futebol, categoria infanto-juvenil - 1963 e 1968

Campeonato Brasiliense de Futebol, categoria infantil - 1963 e 1965.

Vice-campeão do Campeonato Brasiliense de Futebol - 1964

Campeão do Torneio Início do Campeonato Brasiliense de Futebol, categoria juvenil - 1965

Vice-campeão do Torneio Início do Campeonato Brasiliense de Futebol - 1966

Vice-campeão do Torneio Plínio Cantanhede - 1966

Vice-campeão do Campeonato Brasiliense de Futebol, categoria juvenil - 1968

Vice-campeão do Campeonato Brasiliense de Futebol, categoria infanto-juvenil - 1972.



Nenhum comentário:

Postar um comentário