sábado, 29 de outubro de 2022

OS ARTILHEIROS: Vanderlei


Em sua passagem pelo futebol brasiliense, Vanderlei defendeu três clubes: Gama, Brasiliense e Botafogo. Em dois deles, deixou registrada sua fama de artilheiro: no Gama, em 2006, foi o artilheiro do Campeonato Brasileiro da Série B, com 21 gols (em 33 jogos); em 2010, atuando pelo Brasiliense, foi artilheiro do Campeonato Brasiliense da Primeira Divisão, com 11 gols, em 21 jogos. Além disso, foi o segundo colocado na artilharia do Campeonato Brasiliense da Primeira Divisão de 2011, defendendo o Botafogo, quando marcou sete gols, um a menos que os primeiros colocados, Fábio Silva, do Gama, e Rômulo, do Brasiliense, que marcaram oito.
Com boa envergadura para um atacante (1,89 m de altura e 87 kg de peso), seu ponto forte era o cabeceio. Chutava bem com as duas pernas e era um jogador que tinha muita presença de área. Estava sempre próximo ao gol para aproveitar rebotes e possíveis falhas do adversário.

Vanderlei José Alves nasceu na cidade de Lauro Müller, Estado de Santa Catarina, a 29 de outubro de 1978. Vanderlei começou a jogar futebol no Tubarão Futebol Clube, equipe de outra cidade do mesmo estado, Tubarão. Do Tubarão saiu para o Figueirense sagrando-se campeão catarinense no ano de 1999.
Vanderlei nunca ficou muito tempo no mesmo clube. No Figueirense, ficou até 2001, ano em que chegou a jogar na equipe que obteve a promoção ao Campeonato Brasileiro da Série A, ao sagrar-se vice-campeão da Série B. Nesse mesmo ano de 2001, disputou o campeonato paulista da Série A pelo União São João, de Araras.

No Farroupilha
No Grêmio Atlético Farroupilha, da cidade de Pelotas (RS), Vanderlei disputou a Segunda Divisão do campeonato gaúcho de 2002 e 2003.
Passou para o Esporte Clube São José, de Porto Alegre (RS) e marcou dez gols no campeonato gaúcho da Primeira Divisão de 2004, quase um terço do total da equipe (33 gols), que terminou em 9º lugar entre 14 clubes.
No início de 2005 retornou ao Grêmio Atlético Farroupilha que, após 24 anos, voltou a disputar a primeira divisão do campeonato gaúcho. Vanderlei marcou cinco gols no estadual e o Farroupilha terminou o campeonato em quarto no Grupo A da primeira fase, não se qualificando para as finais.
As boas exibições e os gols marcados levaram Vanderlei para o Vila Nova, de Goiânia (GO), por onde disputou o Campeonato Brasileiro da Série B, tendo marcado quatro gols. O Vila Nova terminou a competição em nono lugar.
Voltou ao futebol gaúcho para defender o Glória, de Vacaria, no campeonato estadual de 2006. O clube, que tinha obtido consecutivamente o 3º lugar do campeonato gaúcho nos dois anos anteriores, desta feita ficou em 5º, com Vanderlei anotando cinco gols.
No Gama, em 2006, Vanderlei obteve o maior destaque da sua carreira, tendo-se tornado artilheiro da Série B do Campeonato Brasileiro, com 21 gols anotados. Um grande feito, que despertou a atenção dos gigantes do futebol brasileiro.

Foi contratado, então, pelo Atlético Mineiro. Atuou nas temporadas de 2007 e 2008. Teve uma passagem discreta pelo Atlético Mineiro, mas ficou marcado por marcar um gol antológico na final do campeonato mineiro de 2007, no dia 29 de abril. Na primeira partida da decisão, o Atlético Mineiro vencia por 3 x 0, quando Vanderlei roubou a bola na saída do meio-campo e chutou para o gol. O curioso é que o goleiro Fábio, do Cruzeiro, estava de costas e sequer viu a bola entrar. Outro jogo de boa atuação de Vanderlei foi na goleada por 5 x 2 sobre o Corinthians. Naquele jogo, Vanderlei marcou duas vezes, sendo um pênalti com cavadinha.
Disputou 27 jogos no Campeonato Brasileiro de 2007, tendo marcado cinco gols. Além disso, marcou outros cinco gols no campeonato estadual mineiro, tendo-se sagrado campeão estadual.
Em 60 jogos com a camisa do Atlético Mineiro, Vanderlei marcou 15 gols.

Em meados de 2008, Vanderlei foi negociado por empréstimo, até o fim da temporada, com o Botafogo, do Rio de Janeiro. No clube carioca, teve poucas oportunidades, em quatro jogos, sem marcar gols, não conseguindo se impor na linha de frente do alvinegro carioca. Foi, então, repassado ao União de Leiria, de Portugal.

Depois de uma rápida passagem pelo futebol português, retornou ao Brasil para jogar no Vila Nova, de Goiânia (GO), ainda em 2009.

Em 2010, transferiu-se para o Brasiliense. Teve um início irregular, demorou para entrar em forma, sofreu com críticas da imprensa, dos torcedores e até mesmo dentro do Brasiliense, mas cumpriu a profecia de que sempre demorava algumas rodadas para engrenar. Com a confiança do técnico Roberto Fernandes e apesar das seguidas contratações de jogadores para a mesma posição que ele, Vanderlei conseguiu ser artilheiro do campeonato brasiliense, com 11 gols em 21 jogos (um contra o Dom Pedro II, três contra o Botafogo, um contra o Gama, cinco contra o Ceilandense e um contra o Ceilândia). Além disso, disputou a Copa do Brasil, quando o Brasiliense foi eliminado pela Chapecoense, tendo marcado um gol no último jogo, e ficou para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série B. Perdeu a vaga de titular na equipe para Aloísio Chulapa, tendo participado de apenas dois jogos, em ambos saindo do banco de reservas. Seu último jogo no Brasiliense foi em 4 de junho de 2010, no Serejão, no empate em 1 x 1 com o São Caetano.
Sem clima para continuar no Brasiliense, Vanderlei foi jogar no Brasil, de Pelotas.

Em janeiro de 2011, aos 32 anos, foi contratado para ser o companheiro do quarentão Túlio Maravilha no Botafogo-DF. Nos 19 jogos que disputou pelo campeonato brasiliense, Vanderlei marcou sete gols e ficou em segundo lugar entre os artilheiros da competição.
Passou, depois, pelo Tubarão-SC, em 2011, e Araripina e Salgueiro, ambos de Pernambuco, em 2012.
No Nacional, de Nova Serrana-MG, disputou o Campeonato Mineiro de 2013. Marcou dois gols na vitória de 4 x 0 sobre o América, de Teófilo Otoni, no dia 2 de março; um gol no empate em 1 x 1 contra o América, de Belo Horizonte, uma semana depois e o último gol, na derrota de 3 x 2 para a Caldense, em 6 de abril.
Voltou ao Araripina em 2013 e de lá veio para o Gama, onde disputou apenas seis jogos pelo Campeonato Brasiliense da Primeira Divisão de 2014.

Voltou a morar em Tubarão, onde defendeu o clube do mesmo nome, o último em sua carreira. Depois que deixou o futebol, Vanderlei passou a ser empresário, tendo inaugurado em Tubarão a academia de ginástica Venove e depois a Vem Sport, essa com o objetivo de assessorar a carreira dos atletas de futebol profissional. A empresa de consultoria esportiva proporciona aos jogadores oportunidades de trabalho, além de descobrir novos talentos com o compromisso de gerenciar e assessorar toda a carreira desses atletas.



Música feita para homenagear Vanderlei


Gol no Corinthians



Nenhum comentário:

Postar um comentário