sexta-feira, 20 de abril de 2018

OS CLUBES DO DF NO CAMPEONATO BRASILEIRO DA SÉRIE D - 3ª parte - 2015 a 2017


2015

O Gama foi o representante do futebol brasiliense na Série D do Campeonato Brasileiro de 2015 e fez parte do Grupo A-6, juntamente com o Botafogo, de Ribeirão Preto (SP), CRAC, de Catalão (GO), Duque de Caxias (RJ) e Villa Nova, de Nova Lima (MG).
Depois de quatro anos, o alviverde candango voltava a disputar uma competição nacional.
Apesar de somar o mesmo número de pontos que o segundo colocado, o Botafogo-SP, o Gama foi eliminado ainda na Primeira Fase. Realizou a mesma campanha que o tricolor paulista (3 vitórias, 4 empates e uma derrota), mas teve saldo de gols pior, três contra seis do Botafogo-SP e ficou na terceira colocação.
No fim das contas, a única e desastrosa derrota dentro do estádio Bezerrão para o lanterna do grupo, o Villa Nova-MG, na 6ª rodada, acabou fazendo toda a diferença. Caso tivesse feito seu papel e pelo menos empatado, ficaria com a segunda vaga. Se tivesse vencido o jogo, o Gama também teria encerrado a primeira fase como segundo colocado do grupo, com 16 pontos, apenas dois atrás do líder CRAC.

2016

Ceilândia e Luziânia foram os representantes do futebol do DF no Campeonato Brasileiro da Série D de 2016.
Na Primeira Fase, o Ceilândia integrou o Grupo A-10, ao lado da Aparecidense (GO), Comercial (MS) e Araguaia (MT), e, após seis jogos, somou 15 pontos, terminando o grupo na primeira colocação. Foram cinco vitórias e uma derrota.
Já o Luziânia, fez parte do Grupo A-11, juntamente com Anápolis (GO), 7 de Setembro (MS) e Sinop (MT). Venceu apenas uma partida e ficou distante dos dois primeiros colocados no grupo, 7 de Setembro e Anápolis, não passando para a Segunda Fase.

SEGUNDA FASE

A tabela determinou que o adversário do Ceilândia na segunda fase voltasse a ser a Aparecidense, de Goiás, adversário do clube do DF na Primeira Fase.
Um empate em 0 x 0 fora, no primeiro jogo, e uma vitória de 2 x 1 em casa, no segundo, deram a passagem ao Ceilândia para a Terceira Fase.

TERCEIRA FASE

O Fluminense, de Feira de Santana (BA) foi o adversário do Ceilândia na Terceira Fase.
No primeiro jogo, no dia 14 de agosto de 2016, em Feira de Santana, o Ceilândia surpreendeu ao vencer por 1 x 0.
Uma semana depois, um empate bastava ao Ceilândia para passar de fase. Mas não foi isso que aconteceu. Quando todos achavam que o jogo terminaria empatado sem abertura do marcador, nos acréscimos do segundo tempo o tricolor baiano marcou o gol da vitória, tornando obrigatória a decisão da vaga para a Quarta Fase na cobrança de pênaltis, quando o Fluminense foi melhor e venceu por 4 x 3.

2017

Pelo segundo ano consecutivo, Ceilândia e Luziânia representaram o futebol do DF no Campeonato Brasileiro da Série D em 2017.
Assim como aconteceu em 2016, o Ceilândia classificou-se para a Segunda Fase e o Luziânia, não, apesar da campanha invicta que realizou.
O Ceilândia fez parte do Grupo A-10, ao lado de Anápolis-GO, Comercial-MS e Sinop-MT. Da mesma forma que um ano antes, o Ceilândia foi o primeiro colocado de seu grupo, após vencer três jogos e empatar um. O saldo de gols definiu a primeira colocação em favor do Ceilândia, pois teve o mesmo número de pontos ganhos que o segundo colocado, o Comercial-MS, com um saldo de gols melhor: três contra um.
Já o Luziânia chegou aos mesmos dez pontos do segundo colocado do Grupo A-11, a Aparecidense-GO, mas teve uma vitória a menos que o clube goiano: duas contra três. União, de Rondonópolis-MT (primeiro colocado), e 7 de Setembro-MS (último) foram os demais integrantes desse grupo.

SEGUNDA FASE

Coube ao Ceilândia novamente enfrentar o Comercial-MS. Classificou-se para a Terceira Fase depois de ganhar o jogo em Campo Grande-MS (1 x 0) e empatar o segundo no Abadião (1 x 1).

TERCEIRA FASE

O América, de Natal-RN, foi o adversário do Ceilândia na Terceira Fase. O clube potiguar levou a melhor nos dois confrontos e desclassificou o clube do DF: no Abadião, 1 x 0, e na Arena das Dunas, 2 x 1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário