domingo, 15 de abril de 2018

OS TÉCNICOS DO FUTEBOL BRASILIENSE: Miluir Macedo



Manoel Miluir Macedo Cunha nasceu na cidade de Pedro Avelino, no Rio Grande do Norte, no dia 15 de abril de 1948. Está, portanto, completando 70 anos no dia de hoje.
Sua família se mudou para Goiânia (GO), em 1951, e para o Distrito Federal em 1961.
Em 1966 fez parte da equipe do Pederneiras que conquistou, de forma invicta, o campeonato brasiliense da categoria de juvenis. Na partida decisiva, reunindo o Pederneiras, campeão da divisão de profissionais, contra o Vila Matias, campeão da divisão de amadores, no dia 6 de novembro de 1966, a vitória coube ao Pederneiras, por 2 x 0. O time campeão foi assim formado: Laudislon, Dão, Pedro Pradera, Manoelzinho e Amazonas; Assis e Tota; Miluir, Luiz, Geraldo e Melo. Técnico: Zé Maria.
No ano seguinte, 1967, ainda com idade para disputar competições juvenis, voltou a sagrar-se campeão da categoria, desta vez pelo Rabello.
Mais na reserva do que como titular, em 1968 foi vice-campeão brasiliense na equipe de profissionais do Rabello. Neste clube, passou a admirar o trabalho do treinador argentino Hector Gritta, sua maneira de ser, como atuava, manejava o grupo de uma forma ímpar, achava aquilo espetacular, era um líder nato. Miluir treinava admirando-o e isso o marcou muito.
Em 1969, transferiu-se para a Associação Esportiva Carioca, onde disputou o campeonato de 1969. O fato curioso é que no dia 26 de outubro de 1969, na derrota de 2 x 1 diante do Grêmio, Miluir jogou improvisado de goleiro do Carioca, em sua última partida válida pelo campeonato brasiliense desse ano.
Depois de passar um pequeno período de 1970 no Coenge, do Gama, retornou ao Carioca para a disputa do campeonato brasiliense. Nos oito jogos que disputou, marcou quatro gols.

Minas-Brasília
Suas últimas atuações como jogador de futebol aconteceram em 1971, na equipe do Minas Brasília Tênis Clube.
Cedo, ainda, resolveu parar de jogar futebol e investir numa nova carreira, a de preparador físico. Para isso, fez a Faculdade de Educação Física Dom Bosco, em Brasília-DF, e o curso de Pós-Graduação na Escola de Educação Física de Goiânia.
Iniciou sua carreira de preparador físico nos juvenis do Brasília Esporte Clube, em 1980, e nesse mesmo ano também da seleção brasiliense de juvenis, aqui permanecendo por três anos.
Em 1981, foi escolhido como o melhor preparador físico do campeonato brasiliense, em votação feita pela equipe de esportes do Jornal de Brasília.
Em novembro de 1981, viajaria em uma excursão do Brasília, na condição de técnico e preparador físico da equipe. Não pôde viajar pois estava à disposição da seleção brasiliense de juniores.
Depois do Brasília, foi preparador físico na Sociedade Esportiva do Gama (1981), onde também teve sua primeira experiência como treinador, em julho de 1982. Voltou a desempenhar as funções de preparador físico no Taguatinga (1983).

Sporting
De 1984 a 1986 foi técnico das equipes de base da ASBAC-DF e da seleção de juniores de Brasília e, a partir de 1987, passou a trabalhar no exterior. Em 1987 desenvolveu seu trabalho treinando “Os Marialvas”, equipe portuguesa da Segunda Divisão. No início de 1988 assumiu o Calheta F. C, clube da Ilha de São Jorge - Açores, Portugal. Seguindo sua trajetória, a convite de José Bonetti (ex-dirigente da FIFA), foi para o Sporting Clube de Portugal, para treinar as equipes juvenis e juniores, onde permaneceu por seis anos. Durante a sua permanência no Sporting, Miluir desenvolveu um bom trabalho com os jovens jogadores, descobrindo Luís Figo e outros jogadores de destaque no futebol português.

Depois, foi para Angola, a pedido do próprio clube do Sporting, treinar o Sport Club Luanda. Ao retornar de Angola trabalhou com o Elvas, equipe portuguesa da segunda divisão, em 1994. Logo após, 1997, esteve em Hong Kong (Ásia) trabalhando no Happy Valley e, quando retornou a Portugal, recebeu o convite para treinar a Seleção Nacional de Andorra. Permaneceu em Andorra por três anos, de 1997 a 1999, disputou as eliminatórias do Euro-2000, contra a França, Rússia, Ucrânia, Irlanda, Armênia e Estônia, tornando-se o segundo treinador brasileiro a comandar uma seleção na Europa.
Curiosidade: Miluir Macedo era o técnico da seleção de Andorra que enfrentou o Brasil, em Paris, no dia 3 de junho de 1998 (vitória do Brasil por 3 x 0).
Após dirigir a Seleção de Andorra, Miluir dirigiu-se para o México, onde trabalhou (junto com José Bakero) no Puebla, em 1999. Em 2000 esteve no Cintra-Constellación, de Yaoundé, em Camarões e, no mesmo ano, voltou para Portugal e permaneceu no S. C. Freamunde até setembro de 2001. Em 2002 desenvolveu seu trabalho no Juan Aurich, no Peru.
A trajetória internacional de Miluir durou quinze anos, retornando ao Brasil em 2002. Estreou no dia 3 de março de 2002, no comando do Brasília, lanterna do Campeonato Brasiliense, contra o Sobradinho, no Augustinho Lima. Não completou nem um mês, deixando o clube alegando problemas particulares.

Em novembro do mesmo ano foi para o Potiguar, de Mossoró (RN), onde em 2004, pela primeira vez, o clube foi campeão estadual. 
Posteriormente esteve nos Emirados Árabes, no AJMAN F. C., e retornou em 2005 para o Rio Grande do Norte, passando a treinar o Baraúnas, também de Mossoró, onde realizou excelente trabalho na Copa do Brasil. 
Ainda nesse ano, contribuiu para o acesso do América à Série B do Campeonato Brasileiro. Em 2006, foi treinador do Potiguar, de Mossoró, e em 2007, do Baraúnas.

Voltou ao Emirados Árabes em 2007, para ser treinador do Al Orooba. De novo no Brasil, nos anos de 2008, esteve à frente do Potiguar, de Mossoró. Em 2010, foi técnico do Assu - RN, e voltou ao futebol brasiliense, quando foi o treinador do Cruzeiro na Segunda Divisão do DF. Foram seis jogos à frente dessa equipe.
Depois de mais algumas idas e vindas ao Potiguar, de Mossoró, Miluir Macedo também treinou o Tigres do Brasil na Série B do Campeonato Carioca e, em 2018, é o atual treinador do Sub-20 do Boa Esporte, de Minas Gerais.



CURSOS E CONGRESSOS (FUTEBOL)

Curso Técnico e Tático de Futebol - São Paulo/SP
Curso de Preparação Física e Técnica no Futebol - Rio De Janeiro/RJ
Curso de Extensão em Educação Física (especialização em musculação para atletas de futebol)
Curso "Futebol e seus Sistemas" - UNB - Brasília/DF
III Curso de Reabilitação em Traumatologia no Desporto - Coimbra / Portugal
Curso de Preparação Física no Futebol (participando como orador e organizador) - UNB - Brasília/DF
Curso de Técnico de Futebol Profissional - realizado pela Federação Brasiliense de Futebol - Brasília - DF
Curso de Pós-Graduação em Técnico de Futebol - realizado na Escola Superior de Educação Física de Goiânia/GO
Congresso Sul-Americano de Futebol - São Paulo/SP
Seminário de Futebol - Associação de Futebol de Lisboa, Portugal
UEFA - Course for European Coaches Educators – La Valleta, Malta
UEFA - Conference Youth Coaches Course 1 - Bruxelas, Bélgica
Curso Nacional de Treinador de Futebol Nível Pro - Andorra
UEFA - FIFA - 3rd Conference for European National Coaches, Frankfurt - Alemanha
UEFA - Conference Youth Coaches Course 2 - Barcelona, Espanha
6° Curso de Informações Gerais do Futebol Moderno – realizado pelo Sindicato dos Treinadores de Futebol Profissional do Estado do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro/RJ.

CURSOS E CONGRESSOS (MEDICINA)

XXI Congresso de Medicina Desportiva - Brasília/DF
Curso de Medicina Preventiva e Psicologia - Brasília/DF
Jornada Médica do Sporting Clube de Portugal - Lisboa - Portugal
Congresso Internacional de Medicina no Desporto - Futebol Clube do Porto - Porto - Portugal
III Curso de Reabilitação em Traumatologia no Desporto - Coimbra /Portugal
IV Curso de Reabilitação em Traumatologia no Desporto - Coimbra /Portugal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário