terça-feira, 22 de maio de 2018

ASD/LADES ESTÁ COMPLETANDO 40 ANOS DE VIDA!


Vários desportistas de Sobradinho se reuniram no dia 18 de maio de 1978, no primeiro andar da Churrascaria Mônica, para estudarem a possibilidade de fundação da liga de esportes dessa cidade-satélite.
Compareceram a esta reunião o major Carlos, do 1º Batalhão da Polícia Militar, Teodoro Freire, da Universidade de Brasília, Elias Santana, Raimundo Ocimar Fernandes de Oliveira (que secretariou a reunião), Otacílio Pereira, Erotildes Fernando da Silva, Raulino Pereira Araújo, Armando de Albuquerque Lima, Levi Gomes da Silva e Sebastião Bezerra, o Chileno.
O primeiro nome sugerido foi Liga de Esportes de Sobradinho.
Benoni Beltrão
No dia 22 de maio de 1978 foram aprovados os estatutos da nova liga, que passou a se chamar oficialmente Associação Sobradinhense de Desportos - ASD. Também foi escolhida a primeira diretoria, com Raimundo Ocimar Fernandes de Oliveira eleito para Presidente. Agostinho Pereira Ventura, o ex-craque Sabará, foi eleito 1º Secretário, e Wilson Pinto de Oliveira, 1º Tesoureiro. Também estiveram presentes a essa reunião Armando de Albuquerque Lima, Sir Peres de Barros, Sebastião Bezerra (Chileno), Marino Santana, Raimundo de Souza Carvalho, Armando Barreto, Otacílio Pereira, José Militão, Teodoro Freire e os clubes Ajax Futebol Sobradinhense, América Futebol Clube, Barcelona Esporte Clube, Diamante Negro Esporte Clube, Tocantins Esporte Clube, Campineira Esporte Clube, União Esporte Clube, Poté Esporte Clube, Renascença Esporte Clube e o Unidos de Sobradinho Atlético Clube.
Depois de Raimundo Ocimar Fernandes de Oliveira, a ASD teve como presidentes Benoni Dias Beltrão, no biênio 1982/1983 e José Feitosa de Carvalho, no período 1984/1985.
No dia 21 de fevereiro de 1986 foi empossada uma nova Diretoria da ASD, assim composta: Presidente: João Luiz Gomes; Vice-Presidente: Waldemar Gonçalves Filho; 1º Secretário - Manoel João das Chagas; 2º Secretário - Domingos de Souza Sampaio; 1º Tesoureiro - Afonso Alvino da Silva; 2º Tesoureiro - Sir Peres de Barros; Diretor de Futebol - Luiz Gonzaga L. de Souza; Diretor de Patrimônio - Geraldo Guedes Saraiva; Diretor de Relações Públicas e Social - Marcelo Ribeiro Alves.
Marcelo Ribeiro Alves
Em 12 de novembro de 1987 foi realizada uma assembleia da entidade, sob a presidência de João Luiz Gomes, onde constatou-se que não havia ata de fundação e também registro em cartório. Apesar da ASD ser uma das entidades mais respeitadas no futebol amador do DF, não tinha personalidade jurídica reconhecida perante a lei.
A partir de 1º de setembro de 1989, a ASD foi transformada em LADES - Liga das Associações Desportivas de Sobradinho. Foi o último presidente da ASD e o primeiro da LADES Marcelo Ribeiro Alves.
A LADES ainda teve como presidentes: Abrahão Santos, Dorivaldo Pereira da Silva, Erivaldo da Costa (Váva), Manoel João das Chagas (Tinteiro), Adevagner Bezerra, Antônio Carlos Leite (Toninho) e Valnei Barbosa.
Maurílio de Freitas
Maurílio de Freitas foi o presidente da LADES no biênio 2009/2010.
Em eleição realizada em 11 de dezembro de 2010, João Lúcio Pereira Costa foi escolhido para presidir a entidade no biênio 2011/2012. Pela primeira vez na história da LADES, as equipes das categorias de Veteranos, Master e Supermaster puderam exercer o direito de votar, privilégio até então somente das equipes que disputavam a categoria amador adulto. Vinte e duas equipes ganharam o direito de eleger a nova diretoria, sendo que 21 compareceram. A chapa Renovação e Ação, de João Lúcio Pereira Costa, obteve uma esmagadora maioria de 16 votos contra 5 da chapa concorrente.
Luiz Gomes Neto
No dia 17 de dezembro de 2012, na sede da entidade localizada no Ginásio de Esportes de Sobradinho aconteceu a eleição para a escolha do novo presidente da LADES (biênio 2013/2014). Foi o mais votado Luiz de Oliveira Gomes Neto. Outros membros da diretoria: João Lúcio Pereira Costa, Ênio Roberto Alves de Araújo, Ataíde Miguel Oliveira. Antônio Carlos da Silva Pureza, Guarapiranga Freire, Marcelo Ribeiro Alves, Marcos Ismael Pereira Costa, Damião Gomes Pinto, Tauá Flamengo Freire, Francisco Fernandes Filho e João Ferreira dos Santos.
João Lúcio
O presidente eleito tomou posse no dia 5 de março de 2013 e afirmou que as suas principais metas seriam: Buscar apoio para todas as categorias do esporte amador; melhorar a estrutura dos campos, principalmente segurança e banheiros; promover eventos sociais, para integrar comunidade e futebol amador;  realizar capacitação e reciclagem dos árbitros e dirigentes esportivos; buscar parcerias públicas/privadas; melhorar a premiação; dar ampla divulgação dos campeonatos; incentivar a criação de escolinhas de futebol; providenciar a reforma estatutária e regimento interno e cuidar da regularização financeira e administrativa, entre outras.
Ênio Roberto Alves de Araújo foi o presidente da LADES no período 2015/2016.
Desde 2017 a LADES voltou a ser presidida por João Lúcio Pereira Costa.

Colaboraram: Luiz de Oliveira Gomes Neto, Marcelo Ribeiro Alves e Maurílio de Freitas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário