sábado, 5 de maio de 2018

OS PIONEIROS: Luiz Contart



A Federação Desportiva de Brasília foi fundada em 16 de março de 1959. Nesta ocasião, o nome de Luiz Contart foi lembrado para concorrer a dois cargos. Para Primeiro Vice-Presidente, Luiz Contart e Orlando Gaglionone terminaram empatados, ambos com quatro votos. Como a votação estivesse empatada, novo escrutínio foi realizado, que apresentou o seguinte resultado: Orlando Gaglionone, seis votos; Luiz Contart, cinco votos e um voto em branco.
Como Segundo Vice-Presidente Luiz Contart teve dois votos, sendo superado por Teodoro Bayma de Carvalho, com cinco votos (Acary de Oliveira e Arthur Salviano tiveram um voto).
Na reunião seguinte, no dia 1º de abril de 1959, além de receber novos clubes filiados, a Federação Desportiva de Brasília criou os seus departamentos especializados, tendo, para o Departamento de Futebol sido eleito Luiz Gonzaga Contart, o qual promoveu diversas reuniões com os clubes inscritos no Departamento, em número de 20, para a disputa do primeiro campeonato de futebol da cidade.
Posteriormente, com a desistência do CAPFESP, este número ficou reduzido a 19 clubes, que disputaram, no dia 24 de maio de 1959, no campo do Clube de Regatas Guará, denominado Estádio Provisório “Israel Pinheiro”, cercado de madeira em apenas poucos dias, dotado de alambrado e palanque, o 1º Torneio Início de Futebol em Brasília.
Foi a festa esportiva mais empolgante já realizada em Brasília. Os 19 clubes disputantes realizaram o desfile inaugural, todos devidamente uniformizados, com a presença de autoridades e um numeroso público.
Luiz Contart foi um dos fundadores do Esporte Clube Planalto (em 1959), um dos primeiros times de futebol da Nova Capital do País.
Ainda em Brasília Luiz Contart foi o primeiro Presidente da Associação Brasiliense de Cronistas Desportivos (1961), Assessor de Imprensa da NOVACAP (órgão do Governo do Distrito Federal), Diretor de Relações Públicas da Federação Desportiva de Brasília, Diretor de Publicidade do clube social Motonáutica e proprietário da agência de publicidade Contato Promoções e Negócios.

Luiz Gonzaga Contart nasceu em Ituverava (SP) em 5 de maio de 1925. Mudou-se, com seus pais, para Goiânia, em 1934. Depois de participar de diversos cursos de especialização, dedicou-se à profissão de jornalista. Foi diretor do Sindicato de Jornalistas Profissionais, Conselheiro e Vice-Presidente da Associação Goiana de Imprensa. Foi diretor da Rádio Alvorada, Rádio Independência e do jornal Diário Carioca-Brasília, o primeiro diário da nova Capital a divulgar o futebol em suas páginas.
Em 1965, retornou a Goiânia, passando a trabalhar numa agência de publicidade. Trabalhou nos jornais Cinco de Março e Diário da Manhã. De 1950 a 1954 foi eleito Vereador de Goiânia pelo PSB. Presidente da Câmara Municipal de Goiânia, recebeu em 1998 o título de Cidadão Goianiense.

Publicou dezenas de livros.
Soube reunir atributos intelectuais e morais que o fizeram digno de menção, sendo homenageado em Goiânia como nome de unidade escolar, o Colégio Estadual Jornalista Luiz Gonzaga Contart.
Apaixonado pelo futebol, Luiz Contart também foi diretor da Federação Goiana de Futebol.
Depois de uma vida de lutas e sacrifícios, dedicação e devotamento à causa social, política e cultura, faleceu Luiz Gonzaga Contart em Goiânia em 4 de setembro de 2001, aos 76 anos de idade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário