sábado, 12 de agosto de 2023

A PRIMEIRA VEZ A GENTE NÃO ESQUECE: a estreia do Guará no Campeonato Brasileiro


Para jogar pela primeira vez no Campeonato Brasileiro, o Clube de Regatas Guará teve que, primeiramente, garantir sua vaga num Torneio Seletivo, realizado pela Federação Metropolitana de Futebol no período de 4 de março a 8 de abril de 1979, com a finalidade de escolher os clubes que ocupariam as duas vagas no Campeonato Brasileiro versão 1979, reservadas para o Distrito Federal. Participaram do Torneio Seletivo somente os clubes que disputaram o Campeonato Brasiliense de 1978, com exceções do Brasília, por ter sido o campeão do ano anterior, e do Grêmio, que não quis disputar.
Na final do torneio, realizada em 15 de abril de 1979, no Bezerrão, o Guará venceu o Gama, por 2 x 1 (com o gol da vitória marcado por Nidion, na prorrogação), e ficou com o título de campeão e com a vaga (o Gama também garantiu sua participação no campeonato brasileiro).
O Campeonato Brasileiro de 1979 teve o absurdo número de 96 participantes, 22 a mais do que a edição anterior.
A primeira fase foi disputada por oitenta equipes, divididas em oito grupos de dez cada. Os três clubes de Brasília integraram o Grupo C. Somente o Gama, primeiro colocado do grupo, alcançou classificação para a Segunda Fase. O Brasília foi o 9º e o Guará o 10º e último colocado do grupo.
E não foi nada boa a estreia do Guará no Campeonato Brasileiro.
A inexperiência da maioria dos jogadores (o time era completamente diferente daquele que venceu o Torneio Seletivo), a falta de ritmo de jogo (desde o encerramento do campeonato oficial os jogadores ficaram muito tempo treinando e sem um treinador fixo) e o nervosismo foram as causas da derrota.
Ficou clara, também, a falta de entrosamento (vários jogadores foram adquiridos junto a outros clubes do DF). O técnico Carlos José foi contratado poucos dias antes da estreia e o Diretor de Futebol, Toninho Martins, estava demissionário.
Mesmo mostrando muita garra e lutando de todas as maneiras, o Guará enfrentou um time com toque de bola rápido e com dois ponteiros que jogaram bastante adiantados, não permitindo o auxílio dos laterais aos seus atacantes.

ITUMBIARA 3 x 1 GUARÁ
Data: 23.09.1979
Local: JK, Itumbiara (GO)
Árbitro: Manoel Amaro de Lima (PE)
Renda: Cr$ 333.280,00
Expulsão: Dionísio, do Guará
Gols: Wilson, 11; Roberto, 17, Edvaldo, 37 e Joãozinho, 52
ITUMBIARA: Donizetti, Trapiche, Juci, Lima e Tuíde (Cacá); Sousa (Maurinho), Joãozinho e Rogério; Serginho, Roberto e Wilson.
GUARÁ: Wilmar, Edvaldo, Dão, Gilberto e Geraldo Galvão; Warlan (Neto), Marquinhos e Jânio (Maurício); Paulo César, Dionísio e Aloísio. Técnico: Carlos José.




Nenhum comentário:

Postar um comentário