quarta-feira, 23 de agosto de 2023

UM POUCO DE: Marianelli


A primeira seleção formada em Brasília. 
Da esquerda para a direita: em pé, Gaguinho, Edson Galba, Marianelli, Calado, Loureiro, Jair, Raspinha e Didi de Carvalho (treinador); 
Agachados: Herrera (massagista), Ubaldo, Dario, Gesil, Walter Moreira e Joãozinho.


Zilmar Marianelli nasceu em Colatina (ES), no dia 23 de agosto de 1936. Lá começou a jogar futebol, defendendo o UACEC – União Atlética Colégio Estadual de Colatina, clube formado com a finalidade de agregar jovens estudantes de sua cidade natal e que hoje se encontra extinto. O UACEC venceu o Campeonato Municipal de Colatina nos anos de 1956 e 1957.

Veio para Brasília em 1960, época em que a maior parte dos times era de construtoras, inicialmente passando a jogar no time da Construtora Ribeiro, onde estreou no dia 1º de maio de 1960, no amistoso em que foi derrotado pelo C. R. do Guará. O Ribeiro chegou a abrir 2 x 0, mas depois sofreu a virada. Formou com Roberto, Cássio, Lalá e Hélvio; Japonês e Orlando I; Zé Luiz (Pelezinho), Marianelli, Atílio, Nilo e Paulinho.
Mereceram destaque do jornal Correio Braziliense as atuações dos jogadores Japonês, Marianelli e Paulinho.
Por iniciativa do presidente da Construtora Ribeiro Ltda., Cesar Ribeiro, teve início no dia 12 de junho de 1960 o Troféu “Israel Pinheiro”, a ser disputado por equipes de oito companhias construtoras de Brasília: Ribeiro F. C. (da Construtora Ribeiro Ltda., a promotora do torneio), C. C. Nacional, Rabello F. C., Pacheco Fernandes Dantas F. C., Pederneiras, ECRA, Consispa e Cavalcante Junqueira.
O Ribeiro acabaria conquistando o torneio no dia 31 de julho, com vitória de 5 x 0 sobre a ENACO. A formação do Ribeiro foi Nei, Japonês e Caio; Valter, Marianelli e Enes; Zé Luís, Paulinho, Gesil, Beto Pretti e Viola.
Logo depois, o time da Construtora Ribeiro foi desfeito e seus jogadores procuraram por outros clubes. Marianelli resolveu apostar em outro time mantido por uma construtora, A. E. Edilson Mota.
Estreou no dia 25 de setembro de 1960, na goleada de 11 x 0 sobre o Sobradinho. O Edilson Mota formou com China, Roberto e Adim; Pedrão, Marianelli e Fio Preto; Pernambuco, Dario, Gesil, Geraldo e Brasil.
Em 13 de outubro de 1960 a A. E. Edilson Mota encaminhou ofício a F. D. B. comunicando a sua extinção. Era basicamente formado por empregados da NOVACAP. Após uma auditoria nesta Empresa, ficou constatado que os jogadores recebiam seus salários apenas para treinar e jogar no time, o que fez a Companhia solicitar uma definição: ou os jogadores seriam mantidos pelo time, ou retomariam seus postos na empresa. O clube foi dissolvido em ato administrativo. Este fato levou o time a solicitar desfiliação. Com isso aconteceu a transferência de alguns jogadores do Edilson Mota para outros clubes. Marianelli foi para o Guará.

Estreou no dia 11 de dezembro de 1960, na vitória de 1 x 0 sobre o Rabello, formando com Édson, Sabará, Marianelli e Enes; Remis e Bimba; Carlinhos, Severo, Fernandinho, Walter Moreira e Luiz.
O Guará terminou o campeonato de 1960 na segunda colocação, um ponto a menos que o campeão Defelê.
A primeira vez que foram convocados jogadores para formar uma seleção de Brasília foi em 1961.
As partidas serviriam de teste para os futuros compromissos do Campeonato Brasileiro que se aproximava (acabou sendo alterado o seu início).
Os treinos eram realizados duas vezes por semana (terças e quintas-feiras), no Estádio Ciro Machado do Espírito Santo, no horário de 16 horas.
O técnico da seleção brasiliense era Didi de Carvalho, que convocou 27 jogadores para os primeiros treinamentos, a partir de 5 de março de 1961. Desses, sete eram jogadores do Guará: os zagueiros Edson Galba, Luiz Silva e Marianelli, o lateral Pacuzinho, o meia Walter Moreira e os atacantes Ubaldo e Íris.
Seis deles entraram como titulares no jogo em que a seleção de Brasília enfrentou a de Goiás, no dia 16 de abril de 1961, no estádio Pedro Ludovico, em Goiânia.
Ainda em 1961, foi convocado quatro vezes para compor a Seleção do DF: três vezes em abril, para dois amistosos contra a Seleção de Goiás, e um contra o Santos (SP), e a outra em maio, no empate em 2 x 2 com o Fluminense (RJ).
Sagrou-se campeão do Torneio “Prefeito Paulo de Tarso” e ainda disputou o Campeonato Brasiliense de 1961.
Em 18 de dezembro de 1961, aconteceu a transferência de Marianelli para o futebol do Espírito Santo.
Zilmar Marianelli faleceu em Linhares (ES), no dia 4 de junho de 2021.





Nenhum comentário:

Postar um comentário