domingo, 20 de agosto de 2023

CRAQUES DE ONTEM E DE HOJE: Alessandro Bocão

 

Bandeirante-DF


Alessandro Santos de Farias nasceu em Taguatinga (DF), no dia 20 de agosto de 1978.
A carreira de Alessandro Bocão foi muito curta. Começou tarde no futebol profissional, com 20 anos de idade. Morador de Santo Antônio do Descoberto (GO), onde sempre residiu, trabalhava como ajudante de pedreiro e jogava suas peladas no time do seu bairro, o JAEC (Jardim de Alá Esporte Clube), sempre marcando muitos gols nas peladas. Um dia despertou a curiosidade de três amigos seus, que, por sinal, trabalhavam junto com o treinador Mozair Barbosa, na época técnico do Bandeirante. Seus amigos solicitaram ao treinador que fosse dada uma chance a Alessandro para ser submetido a um teste no clube. E assim foi feito. Alessandro fez o teste, passou e, em sua primeira competição oficial, o Campeonato Brasiliense de 2000, foi o vice-artilheiro com 8 gols (em 18 jogos disputados, sendo que três deles marcados contra o Gama), perdendo a artilharia para seu companheiro de ataque, Jackson (que marcou nove gols). Em enquete realizada pelo jornal Correio Braziliense, Alessandro foi considerado a “Revelação” do Campeonato Brasiliense.

Disputou sete jogos pelo Campeonato Brasileiro da Série B de 2000, ainda defendendo o Bandeirante.
Foi, então, emprestado ao Vitória, de Salvador (BA), por R$ 100 mil e com passe estipulado em R$ 200 mil. Menos de uma semana depois do último jogo pelo Bandeirante, Alessandro estreava no Campeonato Brasileiro da Série A, justamente contra o Gama (empate em 1 x 1), tendo como treinador Ricardo Gomes. Também disputou a Copa do Nordeste no 1º semestre de 2001, com Péricles Chamusca de técnico.
Passou oito meses no rubro-negro baiano e, quando voltou para o Distrito Federal, foi contratado pelo Gama.
De 2001 a 2003 foi jogador do Gama. Disputou os campeonatos brasilienses de 2001 a 2003, o Campeonato Brasileiro de 2001, a Copa do Brasil e a Copa Centro-Oeste de 2002. Conquistou os títulos de campeão brasiliense de 2001 e 2003.

No 2º semestre de 2003, disputou o Campeonato Brasiliense da Segunda Divisão, tornando-se vice-campeão com a camisa do Paranoá e artilheiro da competição, com nove gols.
Em 2004 foi jogador do CFZ, em 2005, do Ceilândia, na Primeira Divisão, e do Capital, onde foi campeão da Segunda Divisão.
Ainda como jogador do Gama, foi emprestado ao América, de Natal (RN). Em 2004, disputou a Série B do Campeonato Brasileiro pelo Londrina.
Encerrou sua carreira com 28 anos de idade, no São Gonçalo, do Rio Grande do Norte.
Sempre gostou muito de futebol, um verdadeiro apaixonado pelo esporte, mas enquanto era diversão. Quando virou obrigação, ele já não queria. Foi jogar profissionalmente para ajudar seus pais e a si mesmo. Quando conseguiu, parou.











Nenhum comentário:

Postar um comentário