domingo, 3 de dezembro de 2023

ESQUECIDOS PELO TEMPO: Elizaldo


NOME COMPLETO: Elizaldo Carvalho Cabral
APELIDO: Elizaldo
LOCAL E DATA DE NASCIMENTO: Itaberaba (BA), 3 de dezembro de 1948.

LINHA DO TEMPO

Começou jogando nos quadros infantis e juvenis do Guará.

1967 e 1968
Antes de completar 19 anos, estreou no time principal do Guará no dia 31 de agosto de 1967, no Estádio Nacional de Brasília (depois chamado de Pelezão), na derrota de 2 x 0 diante do Rabello, em jogo válido pelo campeonato brasiliense desse ano. O Guará formou com Elizaldo, João Paulo (Eduardo), Noel, Carneiro e Lulu; Heitor e Axel; Guairacá, Otávio, Walmir e Maurício.
Ainda disputou o campeonato brasiliense de 1968 (o último profissional) pelo Guará.

1969
Começou esse ano como goleiro do Rabello e sagrou-se campeão de um torneio interestadual disputado no Gama (que contou com a Anapolina-GO), retornou ao Guará (por onde disputou o Campeonato Brasiliense desse ano - já amador - e terminou o ano como atleta do Grêmio, pelo qual conquistou a Taça Tira-Teima (contra o Coenge, campeão brasiliense desse ano) e foi o goleiro do Núcleo Bandeirante no Torneio Quadrangular de Seleções (mais Plano Piloto, Gama e Taguatinga), realizado no final do ano.

1970
Transferiu-se para o Jaguar, por onde disputou apenas amistosos, até ser contratado pela S. E. Serveng-Civilsan, clube que ficou com o vice-campeonato brasiliense, perdendo a final para o Grêmio.

1971 a 1974
No dia 19 de setembro de 1971 Elizaldo fez seu primeiro jogo com a camisa do Ceub, em Anápolis-GO, diante do Mago local: empate em 2 x 2.
De forma oficial, sua estreia aconteceu uma semana depois, em 26 de setembro de 1971, no Pelezão, com derrota de 3 x 2 para o Grêmio, válido pelo Campeonato Brasiliense desse ano. O Ceub formou com Elizaldo, Medeiros, Lúcio, Aderbal e Maranhão; Darse e Gaúcho (Marcos); Adilson (Antunes), Paulinho, Wilfrido e Dinarte. Técnico: Gualter Portela Filho.
Em 1972, disputou dez dos quinze jogos do Ceub que foi vice-campeão brasiliense, perdendo a final para a A. A. Serviço Gráfico. Ao final desse ano, Elizaldo foi considerado o melhor goleiro do campeonato brasiliense de 1972, pelo jornal Correio Braziliense. A seleção dos melhores dessa competição ficou assim: Elizaldo (Ceub), Luiz Gonçalves (Colombo), Cláudio Oliveira (Ceub), Sir Peres (Colombo) e Odair (Grêmio); Marquinhos (Serviço Gráfico) e Pedro Léo (Colombo); Marco Antônio (Ceub), Marcos (Grêmio), Walmir (Serviço Gráfico) e Dinarte (Ceub).
O primeiro título de campeão brasiliense de Elizaldo veio em 1973, depois de participar de onze dos vinte jogos disputados pelo Ceub na campanha para a conquista desse inédito título.

Elizaldo fez parte da “Seleção dos Melhores do 1º turno” escolhida pelo Jornal de Brasília e que ficou assim composta: Elizaldo (Ceub), Aderbal (Jaguar), Sir Peres (Unidos de Sobradinho), Melinho (Serviço Gráfico) e Wilson (Serviço Gráfico); Nunes (América) e Pedro Léo (Ceub); Joãozinho (Atlético), Lucas (Serviço Gráfico), Baiê (Luziânia) e Moisés (Humaitá).
Permaneceu no Ceub até 19 de fevereiro de 1974, data de seu último jogo pelo clube.

1974 a 1976
Logo depois, se transferiria para o Humaitá, do Guará, onde ficaria até 1976, quando parou com o futebol e foi trabalhar na Novacap.



Nenhum comentário:

Postar um comentário