terça-feira, 16 de junho de 2020

HÁ 60 ANOS NO FUTEBOL BRASILIENSE: o primeiro clássico Atlético Mineiro x Cruzeiro fora de Minas Gerais - 1960


Como parte dos festejos de inauguração da TV Nacional de Brasília, o grande clássico do futebol mineiro, Atlético x Cruzeiro, foi disputado pela primeira vez fora do Estado no dia 16 de junho de 1960. A promoção foi de Adelchi Ziller, muito amigo de Juscelino Kubitscheck e que dias depois tomaria posse como Presidente da Federação Desportiva de Brasília. Estiveram presentes as seguintes autoridades: Senador Cunha Melo, Prefeito Israel Pinheiro, João Havelange, Geraldo Starling, Canor Simões e Geraldo Carneiro.
Além dessa festa, o amistoso também serviu para que Cruzeiro e Atlético Mineiro reatassem as relações esportivas.
Numa tarde de quinta-feira, às 15:30 horas, teve início o jogo no Estádio Israel Pinheiro, que era de propriedade do C. R. Guará.
Logo aos três minutos de jogo, Colete inaugurou o marcador em favor do Atlético Mineiro. Não demorou para Emerson empatar para o Cruzeiro, quatro minutos depois. O resultado de 1 x 1 permaneceu até o final do 1º tempo.
No segundo tempo, aos cinco minutos, Dirceu virou para o Cruzeiro: 2 x 1. Quando faltava um minuto para terminar o jogo, Beto Pretti cobrou um escanteio e a bola entrou direto no gol defendido pelo goleiro Rossi: gol olímpico. Resultado final: empate em 2 x 2.
Árbitro e auxiliares foram da Federação Mineira de Futebol: João Miguel Andere, auxiliado por Alcebíades Dias e Afonso Ricaldoni. A renda alcançou os Cr$ 110.000,00, para um público de 1.100 pagantes.
As duas equipes formaram assim:
CRUZEIRO: Rossi, Benito e Pireco; Massinha, Amauri e Cléver; Raimundinho, Tomazinho (Nelsinho), Dirceu, Emerson e Hilton Oliveira (Iranildo). Técnico: Niginho.
ATLÉTICO MINEIRO: Adelmar, Bueno e Sálvio; William, Ilton Chaves e Marcelino; Luiz Carlos, Eduardo, Celinho, Colete e Dominguinhos (Beto Pretti). Técnico: Yustrich.

NOTA:
Depois desse jogo, Beto Pretti foi contratado pela equipe da Construtora Ribeiro. Era dentista formado e fez uma bela carreira de jogador de futebol em Brasília.

Na preliminar, Guará 4 x 0 Defelê, com três gols de Íris e um de Fernandinho.
O Guará atuou com Redola, Pedrinho, Tostão e Clemente; Amálio e Múcio; Luizinho, Severo (Íris), Fernandinho (Carlos), Eluff e Maia.
O Defelê formou com Paulinho, Zé Carlos, Macedo e Samuel; Wander e Vítor; Ramiro, Pedersoli, Édson Galdino, Ely e Otávio.
O árbitro foi Horácio Teixeira Ramos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário