quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

OS CLUBES DO DF: A. E. Presidência

A Associação Esportiva Presidência foi fundada em 5 de junho de 1961, por iniciativa de funcionários do Palácio da Alvorada, palácio que é designado como a residência oficial do Presidente da República, tendo sido o primeiro edifício inaugurado na Capital Federal, em 30 de junho de 1958.
Alguns se referiam a ele como o “clube do Palácio”.
Sua primeira diretoria foi assim composta: Presidente – Arnaldo Pedro do Nascimento; Vice-Presidente – Didier Barbosa da Fonseca; 1º Secretário – Jorge Bruno de Araújo; 2º Secretário – Augusto José Pereira Braga Filho; Diretor Financeiro – Almir Alves Pinheiro; Vice-Diretor Financeiro – Hélcio Gomes dos Santos; Diretor Social – Carlos de Oliveira Pereira; Diretor de Relações Públicas – Édson Ferreira da Silva; Vice-Diretor de Relações Públicas – Adão Meira Santos, Diretor de Esportes - Everaldo Guedes de Souza e Vice Diretor de Esportes – José Luís.
Nesse mesmo ano de 1961, filiou-se à Liga dos Clubes Independentes, cujo campeonato foi disputado por nove equipes: A. A. Imprensa Nacional, IPASE, Câmara dos Deputados, E. C. Carioca, E. C. Brasília, Senado Federal, A. E. Presidência, Asa Norte e Elevadores Atlas.
A classificação final do campeonato foi:
Campeão: Câmara dos Deputados, 2 pontos perdidos; Vice-Campeão: Imprensa Nacional e IPASE, 5; 4º lugar: Carioca e Brasília, 6; 6º lugar: Asa Norte, 10; 7º Presidência, 13; 8º Senado Federal, 14 e 9º Elevadores Atlas.
No ano seguinte, resolveu filiar-se à Federação Desportiva de Brasília e participar de suas competições oficiais.
A Presidência fez seu “debut” nas canchas brasilienses no dia 20 de maio de 1962 em amistoso contra o Guará, no Estádio Israel Pinheiro. Para surpresa de todos, venceu por 3 x 1.
Nos dias 30 de maio e 3 de junho de 1962 participou do Torneio “Antônio Carlos Barbosa”, quadrangular promovido pelo Alvorada, reunindo, além desse clube, Presidência, Guanabara e Cruzeiro, com jogos no campo do Nacional.
No dia 30 de maio, os jogos foram esses: Presidência 3 x 1 Guanabara e Cruzeiro 6 x 1 Alvorada.
A decisão do torneio “Antônio Carlos Barbosa” aconteceu no dia 3 de junho. 
Na preliminar, decidindo o terceiro lugar, o Guanabara marcou 2 x 1 sobre o Alvorada. No jogo principal, a Presidência sagrou-se campeão do torneio ao vencer o Cruzeiro do Sul por 3 x 1.
A A. E. Presidência formou com Gonçalinho, Medalha, Arnaldo e Negrito; Brum e Bezerra; Azulinho (Luizinho), Brasil, Anchieta, Múcio e Tabali (Alemão).
Sua primeira competição oficial foi o Torneio Início, realizado no dia 10 de junho de 1962, com os jogos disputados no Estádio “Ciro Machado do Espírito Santo”.
No quarto jogo do dia, a Presidência foi derrotada pelo Alvorada, por 1 x 0, gol de Terêncio. A Presidência jogou com Luís, Zé Henrique e Amorim; Brito, Zé e Juca; Carlos, Zico, Nilson, Escurinho e Remédio.
No dia 23 de junho de 1962 foi convidada para um amistoso contra o Grêmio, na inauguração das novas instalações do estádio do Grêmio, após reforma que durou quinze meses. O Grêmio venceu por 2 x 0, gols de Coquinho e Bugue.
Quando saiu a convocação dos jogadores que iriam representar o Distrito Federal no Campeonato Brasileiro de Seleções de 1962, o único jogador da Presidência era o goleiro Gonçalinho, que foi titular nos quatro jogos que a seleção brasiliense disputou naquela competição.
O Campeonato da Primeira Divisão de 1962 dividiu-se em duas zonas: Norte e Sul. A Presidência fez parte da Zona Sul, que ainda era composta por Guará, Colombo, Grêmio e Cruzeiro.
Sua estréia aconteceu em 1º de julho de 1962, no Estádio Israel Pinheiro, sendo derrotada pelo Colombo, pelo placar de 3 x 0.
Duas semanas depois, em 15 de julho de 1962, sofreu uma tremenda goleada diante do Guará, pelo marcador de 7 x 2. Omar fez os gols da Presidência, os primeiros da história do clube na Primeira Divisão do Campeonato Brasiliense.
Suas duas únicas vitórias aconteceram no dia 26 de agosto de 1962, quando bateu o Cruzeiro do Sul, por 1 x 0, gol de Omar, e no dia 2 de setembro de 1962, quando derrotou o Grêmio, por 3 x 1, gols de Wilson (2) e Omar.
Ficou em sétimo lugar na classificação final. Sua campanha foi a seguinte: 8 jogos, 2 vitórias, um empate e cinco derrotas, somando cinco pontos ganhos. Marcou sete gols (cinco deles marcados por Omar) e sofreu 27. Esses 27 gols fizeram com que tivesse a pior defesa do campeonato.
Os jogadores utilizados foram GOLEIROS: Gonçalinho e Jair; DEFENSORES: Medalha, Carlos, João, Brum, Hélcio, Roberto, Campanela, Ademir, Humberto e Roque; ATACANTES: Zinho, Gilberto, José Lino, Salvador, Wilson, Omar, Filemon, Feitosa, Braguinha e Reinaldo.
Se entre os titulares o desempenho não foi nada interessante, entre os aspirantes quase venceu o campeonato. Depois de conquistar o título da Zona Sul após dois jogos contra o Grêmio, a Presidência decidiu o campeonato de aspirantes contra a A. A. Guanabara. Após uma série “melhor-de-três”, sagrou-se campeã a Associação Atlética Guanabara.
A Presidência também participou do primeiro campeonato da categoria de juvenis realizado em Brasília e do qual tomaram parte nove equipes. A Presidência ficou em 9º e último lugar, com 14 pontos perdidos.
Uma de suas formações foi Jorge, Isaías, Francisco, Odair e Adão; João e José; Augusto, Costa, Felipe e Gomes.
Quando foram disputadas as competições oficiais de 1963, a Presidência não se inscreveu.
No dia 8 de novembro de 1963 aconteceu a Assembléia Geral na qual foi decidida a desfiliação dos clubes Sobradinho, Brasil Central, Real, C. R. Barroso e A. E. Presidência.



Nenhum comentário:

Postar um comentário