terça-feira, 28 de junho de 2016

HÁ 40 ANOS NO FUTEBOL BRASILIENSE: O VICE DA CAMPINEIRA NA COPA ARIZONA - 1976


A Copa Arizona de Futebol Amador foi disputada pela primeira vez no ano de 1974 e envolvia clubes amadores de todo o Brasil. 

Era organizada e patrocinada pelos cigarros Arizona e pela Gazeta Esportiva. Após as fases regionais, que classificava equipes de todo o Brasil, as finais eram disputadas na cidade de São Paulo.

A competição de 1976 contou, inicialmente, com a participação de mais de mil equipes, com eliminatórias regionais.

Na Chave de Brasília, a Campineira, de Sobradinho, foi a campeã, indo para São Paulo participar da fase final. 
Nas quartas-de-final, no dia 20 de junho de 1976, a Campineira venceu o Artur Alvim, de São Paulo, por 1 x 0, garantindo vaga nas semifinais.

As semifinais foram disputadas no dia 26 de junho de 1976. Em uma delas, a Campineira venceu o Boqueirão, do Paraná, por 2 x 0, com dois gols de Zé Afonso. Na outra semifinal, o Golfinho, de São Paulo, aplicou 3 x 0 no DISUL, do Rio Grande do Sul.

A Campineira conquistou o vice-campeonato. Na decisão, realizada no dia 27 de junho de 1976, a equipe brasiliense foi derrotada pelo Golfinho, de São Paulo, por 1 x 0.
No jogo decisivo, a Campineira atuou sem o seu melhor atacante, o goleador Zé Afonso. 
A partida, em seu tempo normal, terminou empatada em 0 x 0, sendo necessária a realização da prorrogação. Só no segundo período desta prorrogação, aos dois minutos, é que o Golfinho chegou à vitória, com um gol de Mauro.

Sir Peres, à direita, carregando o troféu de vice-campeão

Mesmo não conquistando o título do torneio, a Campineira voltou vitoriosa, pois realizou uma campanha espetacular, elevando o nome do futebol amador de Brasília em outras regiões do Brasil.

No jogo final, a Campineira contou com esses jogadores: Ari, Cláudio, Zezão, Sir Peres e Marcos; Peba (Dorival), Toti e Júlio; Vino, Dásio (Antônio Carlos) e Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário