sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

O QUE ACONTECEU HÁ 60 ANOS: 01 a 31.12.1963


01.12.1963

Mesmo sem permissão da Federação Desportiva de Brasília o Clube Atlético Colombo, do Núcleo Bandeirante, se apresentou na cidade de Formosa (GO) com o falso nome de Bandeirante.
O fato é que por não ser o Formosa Esporte Clube filiado a qualquer entidade, a Federação Desportiva de Brasília negou permissão ao Colombo de atuar naquela cidade e, como que, encontrando um meio fácil de contrariar essa decisão, o clube auriverde jogou com nome diferente.
O “Bandeirante” venceu o amistoso por 2 x 1 com a seguinte formação: Barbosinha, Natal, Vonges, Paulista e Nilo (Sir Peres, emprestado pelo Guará); Índio e Barretinho; Marcelo, Tião I, Tião II e Joãozinho.

Em partida revanche, jogaram em Luziânia (GO) as equipes do Luziânia E. C. e do Central Clube Nacional, de Brasília, tendo a partida terminado com o placar de 2 x 2. Ao término da fase inicial, o quadro local vencia por 2 x 0, tendo o Nacional empreendido forte reação na fase complementar para chegar, com justiça, ao empate de dois tentos.

Rui Rossas Nascimento foi reeleito Presidente do Defelê Futebol Clube para o biênio 64/65. Para Presidente do Conselho Deliberativo foi eleito o patrono do clube, Ciro Machado do Espírito Santo e para a presidência do Conselho Fiscal Paulo Levenhagen de Melo.

08.12.1963

Foi das mais justas a vitória de 2 x 1 alcançada pelo Rabello, na partida amistosa interestadual realizada no dia 8 de dezembro de 1963, contra a equipe do Goiás, um dos mais famosos conjuntos do futebol goiano. Foi o início do novo time do Rabello.
A partida agradou bastante ao público presente, já que desfilaram no campo do Estádio Paulo Linhares jogadores de grandes recursos técnicos e que fizeram jogadas de grande efeito.
A primeira etapa apresentou o Goiás mais bem entrosado e por isso mesmo conseguiu a vitória por 1 x 0, depois de uma falha da retaguarda alvinegra. O ex-jogador do Rabello, Sabará, foi o autor do gol aos 36 minutos.
No período complementar o treinador Didi substituiu Farneze por Nilo. Esta alteração foi suficiente para dar ao quadro outro alento, pois o Rabello melhorou sensivelmente no trabalho de meio-de-campo, o que facilitou o trabalho do ataque. Foi assim que, numa bela arrancada, Arnaldo conseguiu o gol de empate aos 23 minutos. Aos 40 minutos Ely assinalou o gol da vitória do Rabello.
O jogo vinha transcorrendo normalmente quando, aos 30 minutos, numa entrada desleal de Pedrinho em Beto Pretti, este o escorou com o pé no peito. Em consequência, Pedrinho bateu com a cabeça no solo, ficando desacordado. O time do Goiás chegou a se retirar de campo. Entretanto, com a recuperação do jogador, a expulsão de Beto Pretti e os entendimentos entre os dois clubes, as coisas se serenaram e a partida foi disputada até o seu final.
Emílio dos Santos Vieira, com boa atuação, foi o árbitro da partida, que rendeu Cr$ 240.000,00. As equipes formaram assim:
RABELLO – Gaguinho, Russo, Edilson Braga, Sir Peres e Enes; Farneze (Nilo) e Beto Pretti; Ramiro, Ceninho, Eli e Zé Maria (Arnaldo).
GOIÁS – Gonçalinho, Aleixo, Bimba, Japonês e Pedrinho (Farah); Viana e Valter; Eurípedes, Sabará, Caixeta e Cuca.
Nada menos que quatro desses jogadores militavam no futebol de Brasília. Foram eles o arqueiro Gonçalinho, os zagueiros Bimba e Pedrinho e o atacante Sabará. Bimba e Sabará pertenceram ao Rabello.

09.12.1963

Os clubes que defendiam a implantação do profissionalismo em Brasília encaminharam correspondência assinada em conjunto para a Confederação Brasileira de Desportos, solicitando providências para a homologação do regime.

15.12.1963

Colhendo mais um bom resultado em outro amistoso interestadual, no dia 15 de dezembro de 1963 o Rabello derrotou o Santa Rita, de Goiânia, da primeira divisão de Goiás, por 1 x 0, no Estádio Paulo Linhares.
O único gol do jogo aconteceu logo aos quatro minutos do 1º tempo, quando Nena atrasou mal uma bola para o arqueiro Orlando, aproveitando-se Ramiro para marcar.
As equipes formaram assim:
RABELLO – Gaguinho, Russo (Luziné), Edilson Braga (Sir Peres), Farneze e Enes; Nilo (Calado) e Beto Pretti, Ramiro, Ceninho, Ely e Arnaldo.
SANTA RITA – Orlando, Lázaro, Pedro Lupine, Rodrigues e Nena (Cheiro); Ataíde e Toninho; Carlito, Carlos, Ari e Láercio.
O árbitro foi Jesus Alberto, da Federação Goiana de Futebol e a renda chegou a Cr$ 98.000,00.


Nenhum comentário:

Postar um comentário