terça-feira, 5 de dezembro de 2023

A PRIMEIRA VEZ A GENTE NÃO ESQUECE: o primeiro jogo internacional do Ceilândia


Se preparando para as eliminatórias da Copa do Mundo de 1990, a seleção do Canadá fez uma breve excursão por gramados brasileiros em março de 1988.
Os canadenses contavam com uma equipe jovem e reformulada em relação àquela que disputou a Copa do Mundo de 1986, no México. Dentre os 19 jogadores que vieram ao Brasil, somente o zagueiro James Lowery havia atuado na copa mexicana.
A delegação canadense veio chefiada por John McCoy. O treinador era o escocês Tony Taylor, há três anos no comando da seleção canadense.
Viajaram no dia 14, de Miami para São Paulo, e se dirigiram à Curitiba, onde, no dia 16 de março, enfrentaram o Atlético Paranaense, no estádio Pinheirão.
A seleção canadense causou boa impressão aos poucos paranaenses que foram ao estádio (516), após conseguir a vitória de 2 x 1.
O segundo jogo foi no dia 20 de março, no estádio Serra Dourada, em Goiânia, contra o Goiás, que venceu o amistoso por 1 x 0, gol de Formiga, aos 17 minutos do 2º tempo. O curioso é que Luiz Felipe Scolari, o Felipão, era o técnico do Goiás nessa época.
O terceiro compromisso da seleção canadense no Brasil aconteceu no dia 23 de março, no estádio Serejão, em Taguatinga, contra o Ceilândia. Foi o primeiro amistoso internacional na história do Ceilândia.
Sob a arbitragem de Tolistoi Batista, o Ceilândia foi derrotado por 2 x 1. O zagueiro Jânio marcou o único tento do alvinegro brasiliense.
Como não conseguimos encontrar as escalações definitivas das duas equipes, apresentamos aqui as prováveis equipes, aquelas que os respectivos técnicos divulgaram para a imprensa:
Ceilândia - Dias, Chaguinha, Paulão, Jânio e Marcelo; Chicão, Edmilson e Dirson; Carlinhos, Brasil (Marquinhos) e Wadi. Técnico: Hércules Brito Ruas.
Seleção do Canadá - Pat Onstad, Peter Sarantopoulos, John Limniatis, Tom Panhuyzen e Greg Kern (Tony Pignatielo); Lyndon Hooper, John Catliff e James Grimes; Jim Easton (Nick de Santis), Cosimo Commisso e John Fitzgerald (Steve Jansen). Técnico: Tony Taylor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário