terça-feira, 16 de junho de 2015

O FUTEBOL NAS CIDADES-SATÉLITES: 1980 - 1ª parte: Brazlândia, Ceilândia, Cruzeiro e Gama


BRAZLÂNDIA

Sem conhecer derrotas, o Madureira conquistou o título de campeão do futebol amador de Brazlândia.
O campeonato de Brazlândia teve sua partida final realizada no dia 6 de julho de 1980, às 15 horas, no campo do Guarani, entre as equipes da S. E. Madureira e Renner F. C.
O Madureira foi o campeão do primeiro turno, enquanto o Renner foi o vencedor do segundo.
A escalação do Madureira foi Tobias, Vantuir, Tião, Edvaldo e Cabeção; Mariano, Domingos e França; Paulinho, Carlos e Jeguinho.

CEILÂNDIA

A primeira competição realizada na Ceilândia foi a primeira edição da Taça UEC (União Esportiva da Ceilândia).
A Taça UEC começou com 28 clubes e com a realização dos jogos somente os que obtiveram maior número de pontos ganhos passaram para a fase seguinte.
Os classificados para as semifinais foram os seguintes: no Grupo A, o Grêmio; no B, o Independente; no C, o 26 FC e no D, o Juventude.
As semifinais foram: Juventude x 26 FC, no campo do Juventude, e Independente x Grêmio, no campo do Setor O.
Na decisão da taça, o Juventude venceu o Grêmio por 3 x 1, placar conseguido na prorrogação. A equipe campeã formou com Luiz Carlos, Celso (Toninho), Xavier, Arlício e Edmilson (Elias); Bill, Jackson e Cláudio; Belo, Gisélio (Julinho) e Ricardo.
Dom Bosco

Já o campeonato de futebol amador da Ceilândia, tendo começado um pouco tarde, entrou pelo ano de 1981 sem o seu final.
Vinte e quatro equipes participaram do campeonato. Na Primeira Fase elas foram divididas em duas chaves com 12 clubes cada uma, saindo um vencedor de cada para disputar o título do turno em uma única partida. Assim ficaram as chaves:
Chave A - Atlético, Bernardo Sayão, Guariroba, Independente, Juventude, Palmeiras, Santa Cruz, SE da 20, Sparta, Uberaba, Vasco e 26 FC.
Chave B - Continental, Dom Bosco, Estudantes, Grêmio, Guadalajara, Guarany, Juventude, Londrina, Nacional, Real, Setor O e Sol Nascente.
A decisão do 1º turno foi no dia 7 de setembro de 1980, entre Dom Bosco e Juventude, campeões em suas respectivas chaves.
O campo escolhido pela UEC foi o do Continental, situado na Quadra 4 da Ceilândia Norte, em frente à Administração Regional da cidade.
Para chegar à condição de finalista de seu grupo, o Dom Bosco teve a necessidade de jogar uma partida extra contra o Guarani, que terminou o turno com o mesmo número de pontos. Esta partida terminou empatada, no tempo regulamentar, tornando necessária a decisão por penalidades máximas, quando o Dom Bosco acabou vencendo pelo marcador de 4 x 2.
Na final do 1º turno, o Dom Bosco venceu o Juventude por 2 x 1. O primeiro gol foi marcado aos cinco minutos do 1º tempo, por intermédio de Totonho para o Dom Bosco. Na segunda etapa, Jeremias aumentou aos 17 e Biu marcou para o Juventude nos acréscimos, aos 47 minutos. Nesse período, o Dom Bosco atuou com dez jogadores, já que Félix foi expulso.
O Dom Bosco atuou com Ranieri, Cleudon (Nilson), Félix, Moreira e Zé Nilson; Zé Pereira, Damião (Cezino) e Robertinho; Totonho, Jeremias e Levino (Gildênio). Treinador: João Cabecinha (ex-Juventude).
O 26 FC foi o vencedor do 2º turno.
O 3º turno teve início no dia 11 de janeiro de 1981, reunindo 20 agremiações, divididas em dois grupos: A - Dom Bosco, Grêmio, Guarani, Independente, Atlético, Vasco da Gama, Uberaba, Nacional, Real e Bernardo Sayão; B - O Norte, Guadalajara, Juventude, Londrina, 26 F. C., Guariroba, Sol Nascente, Palmeiras, Continental e Santa Cruz.
Saiu-se vencedor do 3º turno o Atlético, que derrotou o Palmeiras no jogo decisivo.
Participaram do quadrangular final, os vencedores dos três turnos mais o melhor time classificado tecnicamente em todo o certame (o Juventude).
A Fase Final teve início no dia 12 de abril de 1981, com os jogos programados para o campo do Vasco: Atlético 0 x 1 26 F. C. na preliminar de Dom Bosco 2 x 1 Juventude.
No dia 3 de maio de 1981, ao empatar em 1 x 1 com o time do 26 FC, o Dom Bosco sagrou-se campeão de 1980.
O jogo final foi realizado no campo do Vasco e, com essa conquista, o Dom Bosco quebrou a hegemonia do Juventude, que vinha de dois títulos consecutivos (1978/79).
Beneficiado pelo regulamento e pela própria campanha que realizou durante o campeonato, o Dom Bosco precisava do empate diante do 26 FC. E embora o adversário tenha marcado primeiro, gol de Adilson, no 1º tempo, o Dom Bosco não se intimidou e foi buscar o empate, no período final, através de Zé Pereira.
O Dom Bosco formou com Ranieri, Carlinhos, Roberto, Moreira e Zé Nilson; Zé Pereira, Ratinho (Cleudon) e Dioguinho (Demétrio); Waldir, Zé Vieira e Cizino (Osvaldo). O 26 FC, vice-campeão de 1980, atuou com Gustavo, Jura, Aroldo, Irênio e Peninha; Lelé, Jorginho e Adilson; Raimundo, Jeremias e Júlio César (Arlon).
O Juventude ficou com a terceira colocação na classificação final.
Entre os aspirantes, o título ficou com o Nacional.

CRUZEIRO

TAÇA CRUZEIRO
I Taça Cruzeiro de Futebol Amador, promovida pela Associação Recreativa Unidos do Cruzeiro - ARUC, contou com a participação das equipes do Bradisa, União, Cruzeiro, Coral e Colorado e foi encerrada no mês de março.
Ao vencer o Cometa por 1 x 0, gol de Dinarte cobrando falta, o Guarani sagrou-se campeão do torneio. 

CAMPEONATO
O I Campeonato de Futebol Amador do Cruzeiro teve seu início no mês de agosto e contou com a participação das seguintes equipes: América, Cometa, Cruzeiro, 18 F. C., Guarani, Internacional, União e Viplec.
Todos os jogos foram realizados no campo de futebol da ARUC, que recebeu um grande número de torcedores durante o desenrolar do torneio, revivendo os grandes momentos de futebol no bairro do Cruzeiro na década de 60.
A Comissão Organizadora do campeonato foi composta por Ivan Machado de Lima, José Alcântara, Wellington Vareta, Maurício Alcântara, Silvestre, Melão, Sílvio e Frajola. Na parte da arbitragem Irani Aguiar de Carvalho, Josimar Cabral Barbosa, Rubens e Hélio dos Santos.
Essa foi a primeira vez que o Departamento de Esportes da ARUC promoveu um campeonato de futebol entre equipes do Cruzeiro e após três meses de disputa a conclusão que chegaram seus dirigentes é que valeu a pena. Muitos esforços foram despendidos para organizar o campeonato. O primeiro deles foi para reforma do campo de futebol da ARUC que apresentava condições precárias para a competição. Com muito sacrifício conseguiu-se uma máquina para fazer os serviços. Outro problema foi a falta de patrocinador para os prêmios, o que fez com que fosse cobrada a taxa de Cr$ 2.000,00 (contrária a vontade dos dirigentes da ARUC, que queriam a taxa de Cr$ 1.000,00 para manutenção).
O União sagrou-se campeão do 1º turno ao vencer o Guarani por 11 x 10, sendo que no tempo normal de jogo houve empate em 2 x 2 e na disputa por pênaltis o União venceu por 9 x 8.
No dia 2 de novembro de 1980, às 10 horas, no campo de futebol da ARUC, aconteceu a decisão do campeonato, patrocinado pelo Mundo do Atleta do Venâncio 2000.
A decisão foi entre o União, campeão do 1º turno, e o Cometa, vencedor do segundo.
A Associação Recreativa Cometa-Arco sagrou-se campeã ao vencer o União, por 1 x 0, gol marcado por Lindolfo, aos 35 minutos do segundo tempo após cobrar penalidade máxima cometida pelo zagueiro Edson no jogador Canário, do Cometa.
O Cometa formou com Gilmar, Jair (Evaldo), Chico, João e Ivan; Luiz Carlos, Luiz Fernando e Lindolfo; Rubens, Elgimar e Walter (Francisco Carlos). Técnico: Gilvan Barreto. O União atuou com Gildemar, Tião, Edson, Carlos João e Ermelino; Carlos Divino (Lúcio Zeferino), Adolfo e Adênio (Etevaldo); Ribamar, Delfino (Cláudio Buru) e Reinaldo. Técnico: Luís Neto. O árbitro da partida foi Hélio dos Santos, auxiliado por Josimal Cabral Barbosa e Irani Aguiar de Carvalho.
O artilheiro do campeonato foi Cláudio Buru, do União, com 13 gols (nove deles marcado na goleada sobre o 18 FC, por 10 x 1). Os goleiros menos vazados foram Aldir, do Guarani, e Gilmar, do Cometa, que sofreram apenas seis gols em todo o campeonato. Já a Taça Disciplina ficou de posse do América, com 640 pontos.

GAMA

Organizado e dirigido pela Organização dos Esportes do Gama - OEG, o campeonato de futebol amador do Gama foi disputado por 17 clubes, a saber: Alvorada, AUG, Brasiliense, Eldorado, Flamengo, Gamense, Gaminha, Juventus, IX de Julho, Oeste, Onze Unidos, Planalto, Real Brasília, Senai, Sopremaco, Tupi e União.
O primeiro turno do campeonato amador do Gama terminou no dia 15 de junho de 1980. A última rodada marcou a queda do último invicto, o Senai, que se manteve sem derrota durante quase toda a primeira fase.
Se classificaram para a Segunda Fase: Oeste e Senai, ambos com 26 pontos ganhos, e Eldorado, no Grupo A; no Grupo B, Juventus, com 23, Planalto, com 19 e União com 12; no Grupo C, Onze Unidos e Sopremaco, os dois com 25 pontos ganhos, e Alvorada, com 23.
Os clubes desclassificados participaram da tradicional “repescagem”, num torneio em que todos jogaram entre si. Dessas equipes classificadas, apenas cinco foram à final, que ainda contou com os três melhores posicionados na repescagem. A decisão do campeonato aconteceu entre essas oito equipes, que foram divididas em duas chaves. O campeonato foi decidido pelos vencedores dessas duas chaves.
A grande final aconteceu no dia 28 de setembro de 1980, no local escolhido e homologado pela Administração Regional do Gama, o estádio Bezerrão, entre as equipes do Senai e Gaminha, vencedores, respectivamente, dos grupos F e G.
Apesar de ser apontado como favorito pelo que realizou ao longo do torneio (venceu o primeiro e segundo turnos), o Senai não conseguiu evitar a conquista do título de campeão pela equipe do Gaminha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário