quarta-feira, 17 de junho de 2015

O FUTEBOL NAS CIDADES-SATÉLITES: 1980 - 2ª parte: Guará, Planaltina, Sobradinho e Taguatinga


GUARÁ

O certame de futebol amador do Guará contou com a participação de 24 clubes.
Os times do Maringá e do Santos decidiram no dia 21 de setembro, no estádio do CAVE, o título de campeão da Liga de Futebol Amador do Guará.
Para chegarem a condição de finalistas do certame desse ano, ambas as equipes venceram a maioria de seus compromissos ao longo dos três turnos em que tomaram parte.
No dia 14 de setembro, pelas semifinais, o Santos derrotou o Jalisco por 1 x 0, com um gol assinalado na prorrogação. Logo em seguida, na outra semifinal, o Maringá também triunfou sobre o Centenário, pelo mesmo placar, gol de Santos, no período regulamentar.
O Santos sagrou-se vencedor do campeonato. Chegou a estar perdendo por 1 x 0. Os gols foram marcados por Wilson, aos 15 minutos de jogo para o Maringá. Aos 36 minutos da etapa complementar, Juju empatou. Na prorrogação, aos sete minutos do 1º tempo, aconteceu o gol que valeu o título, marcado novamente pelo centro-avante Juju.
O Santos utilizou em sua campanha 21 jogadores: Índio e Venâncio (goleiros), Joãozinho, Zé Maria, Gordo, Pedrão, Nilson, Dedé, Luiz, Dão e Torres (zagueiros), Porré, Marques, Roberto, Jorginho e Pedrinho (meio-campistas), Cícero, Roberto II, Lé, Juju e Gonzaga (atacantes). O treinador foi Ananias.
Para chegar ao título o Santos fez a seguinte campanha: 1 x 2 Maringá, 2 x 1 Cosog, 4 x 1 Asteca, 4 x 1 Viracopos, 2 x 0 Jalisco, 0 x 0 Butantã, 4 x 2 Asteca, 1 x 0 Jalisco e 2 x 1 Maringá. Marcou 20 gols e sofreu oito. Teve a defesa menos vazada e o maior número de pontos ganhos, ganhando 15 dos 18 disputados.

PLANALTINA

O campeonato promovido pelo Departamento Autônomo de Futebol Amador de Planaltina - DAFAP teve a participação de 12 equipes.
O Londrina venceu a primeira fase e garantiu uma vaga entre os quatro finalistas do segundo turno. Se vencesse essa fase também seria o campeão da cidade.
No dia 13 de julho de 1980, aconteceram os seguintes jogos válidos pelas semifinais: Londrina 1 x 0 Transbrasília e PEC 4 x 1 JK. Os vencedores jogaram entre si disputando o título da segunda fase do campeonato.
No dia 20 de julho aconteceu a final do 2º turno. O PEC venceu por 1 x 0, gol de Paulino, e conquistou o título de campeão do segundo turno.
Uma semana depois aconteceu a decisão do campeonato, no campo da Vila Vicentina, às 10:30 horas. O Londrina venceu o PEC por 1 x 0 e sagrou-se campeão do futebol amador de Planaltina. O gol de Gilberto foi marcado aos nove minutos do segundo tempo.
Para os dirigentes essa foi uma das melhores partidas já disputada em Planaltina. Um grande público compareceu ao campo.
O Londrina jogou e sagrou-se campeão com Airton, Rapé, Zecão, Pezão e João Silva; Ademir, Lio e Geraldo; Paulinho, Valdimar e Gilberto.
O PEC formou com Baiano, Juarez, Amaury, Bosco e Alderico; Oleti, Paulino e Neto; Warlan, Formiga e Wilmar.

SOBRADINHO

O campeonato amador de Sobradinho, uma promoção da Associação Sobradinhense de Desportos - ASD teve início no dia 1º de junho de 1980.
As equipes participantes, num total de 14, foram assim divididas na Primeira Fase: Grupo A - Barcelona, Campineira, Casa do Ciclismo, Diamante Negro, Juventus, Santa Cruz e Unidos de Sobradinho.
Grupo B - Ajax, América, Bahia, PEC, Olímpico, Pratão e Vila Nova.
Final do 1º turno, 28 de julho
A decisão do 1º turno aconteceu no dia 28 de julho, entre os campeões das chaves A e B, respectivamente Casa do Ciclismo e Ajax.
A Casa do Ciclismo obteve 12 pontos ganhos e dois perdidos, enquanto o Ajax somou nove positivos e cinco negativos.
A Casa do Ciclismo terminou empatada na primeira colocação com Campineira e Barcelona, mas o saldo de gols deu-lhe o direito de decidir o primeiro turno com o Ajax. Realizou sete jogos e somou 12 pontos, marcando 21 gols e sofrendo 4. 
Já o Ajax realizou sete jogos, marcou nove pontos, sendo que seu ataque fez 14 gols e a defesa sofreu seis.
Um dia antes da final, a ASD retirou a Casa do Ciclismo da final, colocando em seu lugar o Barcelona.
Na final, o Ajax venceu o Barcelona por 2 x 1. Belini marcou os dois gols para o Ajax e Sérgio o do Barcelona. O primeiro tempo terminou com o placar de 1 x 0 favorável ao Barcelona. Sérgio marcou esse gol, aos 44 minutos. Somente no segundo tempo é que o Ajax reagiu, marcando dois gols através de Belini, virando o placar e vencendo o jogo por 2 x 1.
As duas equipes formaram assim: Ajax - Lalai, Zuza (Mauro), Zé Jorge, Dema e Toninho; Jaime, Piau e Lourenço; Tuchinha (David), Belini e Zé Liqueira. Barcelona - Peron, Luís Carlos, Xavier, Carlinhos e Célio; Olívio, Francisco e Jorge; Zequinha, Bola e Sérgio.
A Campineira conquistou o título do segundo, ao derrotar o América. Assim, Ajax e Campineira, os dois campeões, decidiram o campeonato numa “melhor de quatro pontos”.
A primeira partida decisiva entre Ajax e Campineira ocorreu no dia 5 de outubro de 1980, no Augustinho Lima. A Campineira venceu por 3 x 1. Os gols foram marcados por Vino, Mauro e Rafael para a Campineira e Espirro (contra) para o Ajax.
No 2º jogo, uma semana depois, 12 de outubro, agora no campo da Quadra 2, foi a vez do Ajax vencer: 1 x 0, gol de Beline.
O terceiro jogo foi realizado no dia 19 de outubro de 1980, de novo no campo da Quadra 2
O tempo regulamentar terminou com empate de 0 x 0, mesmo resultado foi obtido na prorrogação de 30 minutos e, finalmente, nos pênaltis, a Campineira conseguiu a vitória por 4 x 3 e o título de campeão de 1980, depois de três anos afastada do futebol amador de Sobradinho.
Um público estimado em mais de duas mil pessoas esteve na Quadra 2 para assistir a decisão do campeonato.
A Campineira atuou com Rubens, Jair (Cenival), Kel, Pimenta e Israel; Paulinho, Mauro (Japão) e Baduca; Rafael, Fernando (Reinaldo) e Vino. Treinador: Manoel. O Ajax com Lalai, Dema, Tonho, Caes e Luís; Wellington, Piau e Zé Lourenço; e Tuchinha, Beline e Liqueira (David). Treinador: Manga.

A volta da Campineira
Em 1980 a Campineira voltou ao futebol amador de Sobradinho com a mesma força que a levou a conquistar duas Copa Arizona e ser vice-campeã brasileira da mesma competição. A Campineira havia deixado o amadorismo quando foi fundado o Sobradinho para a disputa do campeonato de profissionais. O novo time profissional seria a mesma equipe amadora que vinha de conquistar o título da cidade.
Em 1980, os dirigentes do Vasco e da Campineira entraram em acordo quando deixou de existir o Vasco e a Campineira voltaria a surgir com força total e com uma diretoria formada pelas duas agremiações. O treinador voltou a ser Manoel, que também havia prestado serviços ao Sobradinho. Ele conseguiu reunir os antigos jogadores da Campineira e mesclou-os com os do Vasco da Gama e partiu para a conquista de mais um título.

TAGUATINGA

O campeonato promovido pela UET - União dos Esportes de Taguatinga teve início no dia 9 de março de 1980 e contou com os seguintes participantes: Aires, Apollo, Brago, Estrela, Guarani, Internacional EC, Inter Brasiliense, Juventus, Leal, Musa, Nacional, Pioneira, Royal, Treze, União e 21 de Abril.
No 1º turno, apesar de a equipe do Musa ficar um bom tempo invicta, quem conquistou o título foi o Leal, garantindo uma vaga na fase decisiva com um ponto de vantagem.
Dez equipes passaram a disputar a repescagem.
O segundo turno teve início no dia 28 de setembro.
No final, o Leal tornou-se campeão de Taguatinga pela primeira vez e impediu o Musa (que ficou com o segundo lugar) de chegar ao tricampeonato (havia vencido em 1978 e 1979).

Nenhum comentário:

Postar um comentário