sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

A HISTÓRIA DO FUTEBOL NAS CIDADES SATÉLITES: Taguatinga - 1983


O Campeonato de Futebol Amador de Taguatinga teve início no dia 20 de março e contou com a participação de 13 equipes: AIRES-Associação de Integração Recreativa Esportiva e Social, América, Guarani, Ideal, Internacional, Juventus, L Norte, M Norte, Musa, São José, União, 21 de Abril e Viracopos.
Guarani, Juventus, Musa e União se classificaram para o quadrangular final do 1º turno, vencido pelo Juventus, com essa formação: Charuto, Lanco, Léo, Gilson e Uniladson; Ciro, Beri e Delei; Cotonete, Maranhão e Pedrão.
O Musa foi o vencedor do 2º turno.
Além desses dois, o Guarani também se classificou para o triangular final, por ter obtido o maior número de pontos durante a competição.
A competição foi promovida pela União dos Esportes de Taguatinga - UET.
O primeiro jogo aconteceu no dia 6 de novembro de 1983, no campo do Guarani, que ficava atrás da garagem da Viação Alvorada, na QNH 11, Taguatinga Norte. O Guarani venceu por 1 x 0.
No segundo jogo, realizado em 13 de novembro de 1983, Musa e Guarani empataram em 0 x 0.
O terceiro jogo do triangular final ocorreu em 20 de novembro de 1983, com vitória do Musa sobre o Juventus, por 2 x 1.
Com a vitória do Musa, fez-se obrigatória a decisão do campeonato em uma partida extra entre Guarani e Musa. Essas duas equipes já haviam jogado entre si quatro vezes nesse campeonato, empatando todas elas.
A partida extra aconteceu uma semana depois, em 27 de novembro de 1983, no campo do Guarani. O jogo não chegou sequer ao final do 1º tempo, quando o Musa vencia por 1 x 0. Aos 30 minutos o árbitro marcou um pênalti a favor do Guarani e o tempo fechou. Dirigentes do Musa invadiram o campo e começaram a pressionar o árbitro. Alguns jogadores do Musa passaram a isolar a bola, impossibilitando a continuação da partida. O árbitro resolveu pegar a súmula do jogo e deixar o campo. A UET resolveu anular a partida e marcar uma nova para o dia 18 de dezembro de 1983.
O jogo decisivo foi disputado com alguns lances mais violentos das duas partes, apesar da excelente atuação do árbitro, que punia logo com advertência a qualquer falta mais dura. Numa entrada desleal, ele não teve dúvidas em expulsar Jair, do Musa.
O jogo somente foi decidido a favor do Musa aos 31 minutos do 2º tempo, com um chute desferido por Chiquinho, com a bola sendo desviada no zagueiro Zecão. Placar final: Musa 1 x 0 Guarani.
O Musa formou com Índio, Zeca, Gaieta, João Lúcio e Pio; Jair, Piau e Leônidas; Cao, França e Juraci. O Guarani jogou com Romildo, Marcos, Elson, Geraldão e Padeiro; Vaca, Zecão e Bira; Bidoca, Luís e Gilberto.
Mesmo com a euforia da conquista do campeonato, o time do Musa tinha motivos para se sentir apreensivo, pois não tinham certeza se a equipe participaria do campeonato de 1984, por falta de apoio da Construtora Musa.

Nota:
O Guarani era o time mais antigo de Taguatinga, fundado em 1º de maio de 1969. Era formado por vários ex-jogadores do futebol do DF, tais como Bira, ex-Brasília, Zecão, ex-Taguatinga, Geraldão, ex-Tiradentes, e Messias, ex-Tiradentes e Ceilândia.

SELEÇÃO DOS MELHORES DO CAMPEONATO

A União dos Esportes de Taguatinga - UET, através de seu Diretor de Relações Públicas, Vicente de Paula Filho, divulgou a seleção do campeonato de 1983, que ficou assim formada: Dagoberto (América), Marcos (Guarani), Gaieta (Musa), Geraldão (Guarani) e Pio (Musa); Vaca (Guarani), Delei (Juventus) e Bira (Guarani); Cotonete (Juventus), França (Musa) e Pedrão (Juventus).


Nenhum comentário:

Postar um comentário