sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

AS DECISÕES: Campeonato Brasiliense de Juvenis - 1980


Sobradinho, campeão do 1º turno, e Brasília, vencedor do segundo, disputaram a final do Campeonato Brasiliense da categoria de juvenis (atualmente juniores) de 1980.
O jogo ocorreu no campo do CEUB - Centro de Ensino Unificado de Brasília, no dia 14 de dezembro de 1980.
No tempo regulamentar houve empate em 1 x 1, gols de Wellington, aos 25 minutos do 1º tempo, para o Sobradinho, enquanto Souza marcou o gol do Brasília aos 8 do segundo.
O Brasília exerceu total domínio do jogo e só não venceu graças a grande atuação do goleiro Carlos Gildo, que praticou defesas espetaculares.
Nos dois tempos do jogo, o que mais se viu foram os jogadores do Brasília perderem uma infinidade de chances de marcar gol.
Após o tempo normal da partida, o árbitro deu início à prorrogação de dez minutos cada tempo. Embora o Brasília continuasse melhor que o Sobradinho, a prorrogação também terminou empatada. 
Tornou-se necessário, então, o desempate através das cobranças de penalidades máximas, inicialmente cinco para cada equipe. Ao término da primeira série, aconteceu empate em 5 x 5. Veio, então, a segunda série e novamente registrou-se empate em 5 x 5. Na terceira série, na 15ª cobrança de cada time, pelo Sobradinho Marcial atirou forte no canto direito de Ademar, que defendeu espetacularmente. Souza converteu para o Brasília, dando para seu clube o título de campeão juvenil de 1980.
O Brasília jogou com Ademar, Tadeu, Klayton, Souza e Márcio; Élbio, Pereira e Marquinhos; Jussiê, Santos e Wando. Técnico: Ercy Rosa. O Sobradinho atuou com Carlos Gildo, Bené (Marcial), Rildo, Zé Carlos e Luís Cláudio; Dadau, Filó e Carlos; Mozart, Wellington e Ismael.
O árbitro do jogo foi Nilton de Castro. 
O artilheiro da competição foi Santos, do Brasília, com 16 gols.
A campanha do Brasília foi a seguinte: 11 vitórias, 2 empates e apenas uma derrota.