sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

A PRIMEIRA VEZ A GENTE NÃO ESQUECE: o Torneio Imprensa - 1976


Mesmo com o prazo concedido aos clubes para que regularizassem suas situações e fizessem suas inscrições no campeonato de futebol do Distrito Federal, conforme constava do regulamento para competições oficiais de equipes profissionais, os clubes do DF não conseguiram regularizar seus atletas e por isso não foi possível o início da Taça Brasília (primeiro turno do campeonato do Distrito Federal). Em seu lugar passou a ser disputado o Torneio Imprensa, que se tornou a primeira competição oficial da nova fase do futebol do DF, depois da implantação do profissionalismo.
A competição contou com a participação de seis clubes: Brasília, CEUB, Gama, Grêmio, Humaitá e Pioneira.
Dias antes de começar o torneio, a Campineira comunicou que não participaria dele.
Os jogos foram realizados às 15 e 17 horas dos sábados, sempre em rodada dupla, cabendo à equipe vencedora 60% da arrecadação, cujos ingressos teriam preço único de 10 cruzeiros, as arquibancadas, e 20 as cadeiras numeradas.
Cada equipe só poderia inscrever 20 atletas.
O regulamento do torneio previa três pontos para vitórias com dois gols de diferença.
A primeira rodada do Torneio Imprensa foi realizada no dia 14 de fevereiro de 1976 e teve os seguintes jogos no Estádio Pelezão:
15:00 horas - Humaitá x Pioneira
17:00 horas - Ceub x Brasília
O Humaitá reforçou sua equipe com a chegada do ponteiro-esquerdo Serginho, vindo do América, do Rio de Janeiro, e do lateral-esquerdo Café, irmão do lateral-direito Miranda, do Botafogo. O goleiro Reflexo, que tinha ido para o Brasília, acabou se transferindo para o Humaitá e nesse jogo ficou na reserva.
Na Pioneira, a única novidade foi a presença de Douradinho, ex-Ceub, que ficou no banco de reservas por não estar no melhor de sua forma física.

PIONEIRA x HUMAITÁ

Abrindo o Torneio Imprensa, Pioneira, de Taguatinga, e Humaitá, do Guará, fizeram a preliminar da rodada dupla.
A partida foi bastante movimentada durante a primeira fase, quando as duas equipes procuraram o gol. Entretanto, as defesas foram superiores aos ataques, anulando as investidas, a maior parte delas em contra-ataques. 
Tecnicamente, a Pioneira superou seu adversário e quando dominou o meio-campo, no segundo tempo, os gols surgiram automaticamente.
O Humaitá demonstrou um grande espírito de luta, mas seus jogadores sentiram a falta de preparo físico.
Dinarte, recebendo um passe de Maurício, abriu a contagem aos doze minutos da segunda etapa, marcando, assim, o primeiro gol oficial no novo regime profissional do futebol brasiliense.
Aos 25, seria a vez de Zé Carlos aumentar o marcador a favor do Pioneira. Banana bateu uma falta e a bola, numa confusão sobrou para Zé Carlos, que só teve o trabalho de colocá-la nos fundos da rede. Estava decretada a sorte do Humaitá.
Esse gol de Zé Carlos deu três pontos ao Pioneira. Segundo o regulamento do torneio, vitória com dois ou mais gols de diferença daria três pontos à equipe vencedora.

Obs.: O primeiro cartão amarelo do torneio foi para Nemias, do Pioneira.

PIONEIRA 2 x 0 HUMAITÁ
Árbitro: Cacírio Marinho, auxiliado por Volney Bezerril e Francisco Lopes
Gols: Dinarte, 57 e Zé Carlos, 70
PIONEIRA: Carlos José, Aldair, Dão, Assis e Chico; Maurício, Nemias e Banana; Paraibinha (Pedrinho), Piau (Zé Carlos) e Dinarte. Técnico: Eurípedes Bueno.
HUMAITÁ: Elizaldo, Aderbal, Beca, Gaúcho e Chicão; Diogo (Claudionor), Café e Paulinho (Pedrinho); Milton, Julinho e Moisés. Técnico: Luiz Alberto Brasil de Carvalho.

CEUB x BRASÍLIA

O empate de 1 x 1 foi um resultado justo para o jogo entre o Ceub e o Brasília, pois não houve predomínio acentuado de um ou outro time durante toda a partida. Em alguns momentos, o Ceub se mostrou mais organizado e decidido nas investidas de ataque, principalmente no segundo tempo com a entrada de Gilbertinho em lugar de Paulo.
Logo de saída, o Brasília deu a impressão que venceria a partida, tal a impetuosidade de seu ataque. 
Aos quatro minutos, foi marcada uma falta no setor esquerdo, próximo à área do Ceub. Humberto cobrou e a bola tocou no poste superior direito, caindo livre para Nei, que só teve o trabalho de colocar no canto esquerdo de Déo.
Aos 18 minutos, Junior recebeu um passe de Alencar e mesmo sendo pressionado por Odair e Lindário, conseguiu rodar o corpo e fazer um cruzamento para a área. A defesa do Brasília bobeou e Jorge Luís entrou sozinho e de cabeça empatou o jogo.
Com o empate, os dois times passaram a fazer um jogo mais de contra-ataques, não conseguindo alterar o placar do primeiro tempo.

CEUB 1 x 1 BRASÍLIA
Árbitro: Adélio Nogueira
Gols: Nei, 4 e Jorge Luís, 18
CEUB: Paulo Victor, Fernandinho, Cláudio Oliveira, Nenê e Nonoca; Alencar, Moreirinha e Xisté; Junior, Paulo (Gilbertinho) e Jorge Luís. Técnico: João Francisco.
BRASÍLIA: Norberto, Terezo, Sidnei, Luís Carlos e Odair; Ercy, Lindário e Raimundinho; Mineirinho, Humberto e Nei. Técnico: Cláudio Garcia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário