segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

PERSONAGENS & PERSONALIDADES DO FUTEBOL BRASILIENSE: Nilson Nelson


“O Nilson é gente muito boa, trabalhador, dinâmico e um dos caras mais esforçados pelo esporte nessa terra de Cabral. Luta, como todos nós, por um esporte sadio em Brasília, fazendo um jornalismo sério e honesto”.
José Natal

“Dizem que depois que as pessoas morrem ficam boas, mas com o gaúcho não tem disso, não. Ele sempre foi titular do time dos bons de alma. Nelson foi o “guru” de todos nós que começamos quando ele já estava sendo técnico de muitos dos nossos times. Foi-se a matéria, mas fica entre nós o espírito bom, brincalhão, amigo, capitão eterno da nossa alegria”.
Gustavo Mariani

Torcedor do Fluminense, do Rio de Janeiro, profissional do mais dedicado e entusiasmado pelo sucesso do futebol de Brasília, de atitudes e maneiras cordiais e simpáticas de lidar com o público e com os jogadores, Nilson Nelson Santos nasceu em Rio Grande (RS), no dia 15 de outubro de 1938.
Veio para Brasília em 1963 e, logo depois, ingressou na Rádio Nacional de Brasília.
Foi o jornalista esportivo mais famoso dos primeiros anos de Brasília. Trabalhava dia e noite à cata de notícias sobre o esporte brasiliense. Narrava de tudo: de futebol a automobilismo, de basquete a corridas de cavalo.
Em 1971 foi um dos responsáveis pelo lançamento do programa “Seis no Lance”, apresentado no horário de 12:45 pela TV Brasília - Canal 6. A atuação de Nilson Nelson como locutor agradou a todos pela maneira descontraída como se comportou frente às câmeras da TV Brasília.
O programa era de informações diárias, com a equipe sempre presente aos principais acontecimentos, mostrando inclusive lances dos jogos, dando ao programa uma movimentação agradável, sem aquele falatório muito comum até então nas apresentações de esporte nas televisões.
O jogo Botafogo x Atlético Mineiro, em Brasília, no dia 21 de abril de 1971, teve a presença da equipe formada por Wanderlei Matos na narração, comentários técnicos de Nilson Nelson e a participação do ex-árbitro Gualter Portela Filho falando sobre a atuação do árbitro. Foi um dos primeiros programas nesse formato.
Prestando uma homenagem a TV Brasília, o Jóquei Clube de Brasília realizou uma prova no dia 13 de junho de 1971. Nilson Nelson foi o patrono do 1º páreo.
Nilson Nelson foi um dos indicados para fazer parte da comissão fiscalizadora do campeonato brasiliense de futebol “dente de leite”, que teve o apoio do Ministério da Educação e Cultura - MEC, organização da Federação Desportiva de Brasília e promoção da TV Brasília e que teve início no dia 11 de setembro de 1971.
Também em 1971, durante o Campeonato Brasileiro juvenil de basquete, verificando que o público não aparecia para prestigiar o evento, disse em seu programa de televisão que ofereceria um troféu para a torcida mais entusiasmada. Os jogos passaram a ter mais público!
No dia 2 de outubro de 1971, quando o DEFER promoveu um almoço de confraternização reunindo as delegações e os assessores do Departamento, recebeu destaque o depoimento de Nilson Nelson ao pedir que todas as Federações prestassem maior colaboração com a imprensa nas divulgações.
Nilson Nelson fez parte da Comissão Organizadora do I Campeonato de Peladas de Futebol de Salão, promoção dos Diários Associados e Posto Shell da 314 Sul, atuando na função de Vice-Presidente.
Em 1972, o Clube Social de Unidade Vizinhança promoveu um torneio de futebol de campo, onde as equipes receberam os nomes de jornalistas de Brasília. Nilson Nelson foi um dos homenageados.
Quando Zagalo, técnico da Seleção Brasileira e do Flamengo, veio a Brasília para participar de uma “Mesa Redonda”, em 1972, Nilson Nelson foi um dos convidados para entrevistar o treinador.
Através de Portaria 018/A/72, de 22.09.1972, o Presidente Eloy Menezes nomeou jornalistas para integrar a Comissão Nacional dos Cronistas Automobilísticos Desportivos - CONCRAD, constituída de sete membros, nomeados pelo Presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, dentre os expoentes da imprensa no País. Um dos membros foi Nilson Nelson, do Diário de Brasília.
Fez parte da comissão formada pelas mais diversas personalidades para eleger a “Personalidade do Tênis de 1972 em Brasília”.
Foi um dos maiores batalhadores pela presença do Ceub no Campeonato Brasileiro de 1973, chegando ao ponto de demonstrar publicamente a sua tristeza e revolta depois que João Havelange, presidente da CBD, decidiu por não colocar o Ceub para disputar o Campeonato Brasileiro, situação revertida posteriormente.
Também em 1973, Nilson Nelson esteve em Recife a fim de assistir às Quartas Olimpíadas do Exército.
Embarcou para o Rio de Janeiro, a convite do DED/MEC, para participar de um encontro de professores de Educação Física.

Time dos jornalistas: Nilson Nelson é o segundo,
agachado, da esquerda para a direita
Sempre que era possível, encontrava tempo para integrar o time dos jornalistas nos mais diversos amistosos disputados contra times de outras empresas ou representações. Em uma delas, em 1973, marcou os gols do time do Diário de Brasília que foi derrotado pelo Bancrévea, por 4 x 2.
No dia 17 de setembro de 1973, TV Brasília - Canal 6 passou a contar com um novo programa de esportes em sua programação, “Raça e Técnica”, às segundas-feiras, a partir das 23:30 horas. O departamento especializado da TV Brasília era, então dirigido por Nilson Nelson e contando com a participação de Jorge Martins, como comentarista, Marcus Vinícius, repórter de campo, e Joaquim Santos e Hélio Nunes como cinegrafistas.
O novo programa reunia um punhado de novidades no esporte e com a chamada chuva de gols que o torcedor sempre gosta de ver. No primeiro dia os convidados foram o goleiro Rogério e o diretor do Ceub, Jésus Peres, além de Sílvio de Carvalho, do Departamento de Árbitros da FDB. Como jornalista convidado participou Otávio Bariloche. Uma semana depois, o jogador Jairzinho, do Botafogo, foi o entrevistado.
A partir do início desse programa, os torcedores do futebol brasiliense puderam acompanhar todos os jogos do Ceub no Campeonato Brasileiro, fora e dentro do DF.
Também 1973 Nilson Nelson e Jorge Martins fizeram no Canal 6 o programa “Comandando a Loteca”, dando as dicas para as apostas na Loteria Esportiva. A novidade do programa foi uma astróloga que falava sobre os signos dos clubes e suas influências.
No final do ano de 1973, o Iate Clube de Brasília homenageou a imprensa com um almoço em sua sede social, quando foi distribuída uma medalha aos treze jornalistas que mais se destacaram. Nilson Nelson foi um deles.
Em fevereiro de 1974, Nilson Nelson seguiu para a Alemanha, como convidado do DED/MEC, onde permaneceu dois meses cobrindo o treinamento dos atletas brasileiros que cumpriram estágio de preparação para a próxima Olimpíada.
Ao lado de Jorge Martins narrou para a Rádio Nacional a única corrida de Fórmula 1 realizada em Brasília, em 1974.
Foi convidado especial para os Jogos Universitários Brasileiros, em Vitória (ES).
No dia 6 de dezembro de 1974, os desportistas, atletas, dirigentes e jornalistas que mais se destacaram no esporte em Brasília no ano de 1974 foram homenageados pelo Departamento de Educação Física Esportes e Recreação, do Governo do Distrito Federal. Nilson Nelson foi um dos jornalistas que receberam o prêmio.
Quando a Associação Brasiliense de Cronistas Desportivos - ABCD foi fundada em 8 de maio de 1975, Nilson Nelson foi eleito o seu primeiro presidente. Em janeiro de 1979 foi reeleito para mais dois anos de mandado.
Em 1978, a ABCD, então presidida por Nilson Nelson, enviou ao Governador Elmo Serejo Farias, do DF, um memorial, assinado por todos os cronistas que atuavam em Brasília, sugerindo que o novo estádio de Sobradinho tivesse a denominação de “Augustinho Lima”, em homenagem ao jornalista que havia falecido em 1977, num desastre de automóvel.
No dia 14 de agosto de 1980, no Palácio do Planalto, em Brasília, cerca de 120 participantes de um Encontro Nacional de Cronistas Esportivos se encontraram com o Presidente João Batista Figueiredo. Em nome dos cronistas esportivos, o presidente foi saudado por Nilson Nelson, então presidente da ABCD, que destacou ter o encontro nacional entre seus objetivos estudar e sugerir ao governo medidas para estimular a prática de esportes no País.

Ginásio Nilson Nelson
Nilson Nelson faleceu às seis horas da manhã do dia 26 de julho de 1987, de infarto, no Hospital Salgado Filho, quando morava na Tijuca, no Rio de Janeiro. Casado com Sônia Madruga Santos, tinha um filho.
Por todo o trabalho que realizou pelo esporte amador, em 1º de agosto de 1987 o nome do jornalista Nilson Nelson passou a identificar o, até então, Ginásio de Esportes Presidente Médici (inaugurado em 21 de abril de 1973), que abriga eventos esportivos e culturais do Distrito Federal.




Nenhum comentário:

Postar um comentário