quinta-feira, 31 de março de 2022

TÚNEL DO TEMPO: o “Clássico dos Milhões” em Brasília - 1966


No dia 31 de março de 1966, Flamengo e Vasco da Gama estiveram em Brasília para a inauguração dos refletores do Estádio de Brasília, que depois passaria a ser chamado de Pelezão.
A partida agradou ao numeroso público, que proporcionou renda de Cr$ 50.044.000,00.
Os quinze minutos iniciais de jogo foram do Vasco da Gama, que teve nada menos do que três oportunidades para marcar, sendo que a melhor coube a William, que mandou a bola na trave.
A partir do vigésimo minuto, o Flamengo começou a se articular melhor e a partida passou a ser disputada em igualdade.
Entretanto, aos 37 minutos, Paulo Henrique cometeu pênalti em William e Célio converteu no primeiro tento do Vasco da Gama.
Para o segundo tempo, o Flamengo voltou melhor, e logo aos 4 minutos empatava, por intermédio de Almir, numa falha de Amauri.
O gol não intimidou o Vasco da Gama, que cinco minutos depois desempatava, em nova penalidade máxima cobrada por Célio. Na verdade, já havia sido gol, pois o toque de mão de Itamar foi com a bola rumando para a meta, após o chute de Picolé. Falhou o árbitro, mas Célio consertou, convertendo a falta.
Depois, foram inúmeras as tentativas do Flamengo em busca do empate, mas o Vasco da Gama conseguiu resistir para conquistar a Taça “Forças Armadas” oferecida ao vencedor do amistoso.
A ficha técnica desse jogo foi a seguinte:
VASCO DA GAMA 2 x 1 FLAMENGO
Data: 31 de março de 1966
Local: Estádio de Brasília
Renda: Cr$ 50.044,00
Árbitro: Idélcio Gomes de Almeida, de Brasília
Expulsão: Juarez, do Flamengo
Gols: Célio, 37 (pênalti), Almir, 49 e Célio, de pênalti, 54.
Vasco da Gama: Amauri, Joel (Bolinha), Brito (Caxias), Ananias e Hipólito; Maranhão e Danilo Menezes; William, Célio (Gama), Picolé (Zezinho) e Tião (Romildo). Técnico: Zezé Moreira.
Flamengo: Valdomiro (Marco Aurélio), Murilo (Leon), Paulo Lumumba, Itamar e Paulo Henrique; Jarbas (Evaristo) e Juarez; Paulo Chôco, Almir (Fio), César e Rodrigues. Técnico: Renganeschi.



Nenhum comentário:

Postar um comentário