quinta-feira, 4 de abril de 2024

GRANDES RESULTADOS DO FUTEBOL BRASILIENSE: o Gama venceu o campeão da Libertadores - 1999


Romualdo: o melhor jogador 
da partida
Dois meses depois de conquistar o título mais importante de sua história, a Taça Libertadores da América, o Palmeiras enfrentou o Gama, em jogo válido pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro da Série A de 1999.
No primeiro semestre desse ano, o Gama havia sido eliminado da Copa do Brasil pelo Palmeiras, que venceu as duas partidas, uma delas por 5 x 0.
O Gama começou a partida todo fechado. Fazendo marcação no seu campo e tentando sair nos contra-ataques, os jogadores conseguiram aguentar a pressão inicial do adversário. Aos poucos, porém, o time brasiliense viu que tinha condições de ir mais à frente.
A primeira boa chance do Palmeiras aconteceu aos 8 minutos, em cruzamento para a área. Junior bateu falta pela esquerda, a zaga do Gama falhou, e Agnaldo bateu firme, à direita do gol.
O time paulista tentava envolver a defesa adversária por meio de toques rápidos, principalmente nas triangulações de Zinho, Alex e Paulo Nunes. Na hora de finalizar, porém, os zagueiros se recuperavam e impediam o arremate a gol.
Em um lance de bola trabalhada, com tabela entre Paulo Nunes e Alex, Oséas, aos 18 minutos, perdeu boa oportunidade. O centroavante recebeu a bola livre, mas bateu fraco, em cima do goleiro.
A falta de objetividade do Palmeiras começou a irritar a torcida. Fechado na defesa, o Gama conseguia dificultar as investidas dos atacantes paulistas.
No lance mais bonito do primeiro tempo, o atacante do Gama, Romualdo, deu um chapéu em Agnaldo e bateu firme, exigindo do goleiro Marcos excelente defesa.
Revoltada com o desempenho do time, a torcida começou a gritar o nome de Asprilla.
O time do DF dominava o jogo. A zaga do Palmeiras voltou a falhar, e Sorato bateu de voleio, à esquerda de Marcos.
Galeano perdeu a melhor oportunidade do Palmeiras na primeira etapa. O volante recebeu belo passe de Paulo Nunes e bateu na saída do goleiro. A bola passou rente à trave esquerda. No fim da primeira etapa, mais vaias.
O time paulista voltou mais ofensivo no segundo tempo. Asprilla fez sua estreia, entrando no lugar de Oséas, e Euller ocupou a vaga de Arce. O volante Rogério foi deslocado para a lateral direita.
Novamente, a pressão inicial foi dos paulistas, mas o Gama soube suportar.
Em seu primeiro lance, Asprilla arrancou aplausos dos torcedores. O colombiano deixou, com um toque de calcanhar, Euller na cara do gol, mas a bola foi desviada.
Aos 17 minutos, o Gama fez seu primeiro gol. Após bom lance pela esquerda, o atacante Romualdo cruzou, e Sorato desviou de cabeça, abrindo o placar.
Aos 24, o Gama acertou uma bola na trave, em chute de Alexandre Gaúcho. Doze minutos depois, Euller perdeu a chance de empatar, chutando a bola na trave.
O tempo ia passando e o desespero dos palmeirenses aumentando.
Aos 48 minutos (o árbitro determinou quatro minutos de acréscimo), Romualdo recebeu de Mazinho Loyola e fez um belíssimo gol, driblando dois jogadores do Palmeiras e batendo na saída de Marcos.
Eis a ficha técnica desse jogo:

PALMEIRAS 0 x 2 GAMA
Data: 22 de agosto de 1999
Local: Parque Antarctica, São Paulo (SP)
Árbitro: Reinaldo Ribas Vieira (RJ)
Renda: R$ 126.795,00
Público: 11.684 pagantes
Gols: Sorato, 62 e Romualdo, 90+3
PALMEIRAS: Marcos, Arce (Euller), César Sampaio (Zé Maria), Agnaldo e Junior; Galeano, Rogério, Alex e Zinho; Paulo Nunes e Oséas (Asprilla). Técnico: Luiz Felipe Scolari.
GAMA: Marcelo Cruz, Paulo Henrique, Gerson, Jairo e Rochinha; Deda, Caçapa, Lindomar (Kabila) e Alexandre Gaúcho (Beto); Romualdo e Sorato (Mazinho Loyola). Técnico: Jair Picerni.


Os dois gols desse jogo podem ser vistos no vídeo abaixo:





Nenhum comentário:

Postar um comentário