segunda-feira, 1 de abril de 2024

O QUE ACONTECEU HÁ 60 ANOS: 01 a 30.04.1964


03.04.1964

A Federação Desportiva de Brasília, através de seu Diretor de Futebol, Theodorico Barbosa Fernandes, nomeou a seguinte Comissão Técnica que se encarregaria de preparar a Seleção do DF para o amistoso contra a seleção de Goiás no dia 21 de abril de 1964:
Treinador: Waldyr de Carvalho, Preparador Físico: Edilson Braga, Médico: Júlio Capilé, Massagista: Edson Ribeiro e Roupeiro: Luiz Virginio da Silva.
Os jogadores convocados foram:
Nacional: Logodô, João, Alberto, Zezito e Chico
Guanabara: Jair e Ercy
Guará: Chicão, Clemente, Sir Peres e Cascorel
Colombo: Helinho, Nenê, Tião II, Índio e Paulista
Luziânia: Tôco, Invasão e Félix
Rabello: Gaguinho, Betão, Calado, Nilo, Ely, Ceninho, Djalma, Ramiro, Sabará e Aderbal
Dínamo: Malta.

05.04.1964

Comemorou-se mais um aniversário de fundação do Colombo. Foi realizado um amistoso contra o Vila Nova, de Goiânia (GO), que apresentou os seguintes detalhes técnicos:
Colombo 3 x 2 Vila Nova
Estádio Israel Pinheiro
Árbitro: Urias Crescente, da Federação Goiana de Futebol
Renda: CR$ 146.000,00
Gols: Barizon, 5; Gibrair, 9; Baiano, 15; Paulista, 32 e 68
Colombo: Redola, Natalício, Vonges (Eliseu) e Nenê; Índio e João Dutra; Marcelo (Tião II), Tião I, Baiano e Paulista (Moisés). Técnico: Raimundo Laranjeiras.
Vila Nova: Adilson (Bela Vista), Peru (Donato), Tido, Orlando e Vando; Zizinho e Gibrair; Maércio (Valença), Caixeta (Dica), Barizon e Helvécio.

08.04.1964

Com a presença dos representantes dos clubes Alvorada, Colombo, Cruzeiro do Sul, Defelê, Dínamo, Guanabara, Guará, Luziânia, Nacional, Pederneiras, Rabello e Vila Matias, foram realizadas eleições na Federação Desportiva de Brasília.
Para Presidente, Wilson Antônio de Andrade, teve 11 votos contra 1 de Jardel Noronha de Oliveira.

09.04.1964

Foi convocado para tomar parte dos treinamentos da Seleção do DF o jogador José Carlos Zampietro, do Luziânia.

10.04.1964

Ocorreu a posse do novo Presidente da Federação Desportiva de Brasília e os demais integrantes da diretoria.

12.04.1964

Aconteceu a última rodada do Torneio “Prefeito Ivo de Magalhães”, a primeira competição sob o regime profissional em Brasília.
Ao vencer o Luziânia, por 3 x 1, o Rabello conquistou o título de campeão do torneio.
A ficha técnica do jogo foi esta:
RABELLO 3 x 1 LUZIÂNIA
Data: 12.04.1964
Local: Paulo Linhares
Árbitro: Nero Dias Nogueira
Renda: CR$ 150.000,00
Gols: Beto Pretti, 17; Invasão, 28; Beto Pretti, 35 e Djalma, 65
RABELLO: Gaguinho, Russo, Mello, Farneze e Wilson; Calado (Nilo) e Beto Pretti; Djalma, Ceninho (Ramiro), Amaury e Sabará. Técnico: Didi de Carvalho.
LUZIÂNIA: Toninho, Coquinho, Félix, Osmar e Peru (Ciliu); Arnaldo e Tôco; Cilmar (Carlos), Bubu, Invasão e Brasil. Técnico: China.
Na preliminar, 1º de Maio e Colombo empataram em 1 x 1, resultado que deu o vice-campeonato ao 1º de Maio.

21.04.1964

Para comemorar o quarto aniversário da cidade de Brasília foi realizado um amistoso entre as seleções do Distrito Federal e de Goiás.
Apresentou os seguintes detalhes:
DISTRITO FEDERAL 2 x 1 GOIÁS
Data: 21 de abril de 1964
Local: Estádio Vasco Viana de Andrade, Brasília (DF)
Árbitro: Nero Dias Nogueira
Gols: Djalma, 33 e Ceninho, 72 para o Distrito Federal e Washington, 85, para Goiás.
DISTRITO FEDERAL: Gaguinho, Aderbal, Mello, Félix e Alberto; João (Zezito) e Beto Pretti (Amaury); Djalma, Ceninho, Invasão (Ely) e Paulista.
GOIÁS: Bela Vista, Vando, Orlando, Clévio e Donato; Zezinho e Maércio (Paulinho); Barizon (Sete Léguas), Washington, Gibrair (Portinho) e Helvécio.

Maércio (GO), Aderbal (DF), Barizon (GO) e Invasão (DF)

24.04.1964

A F. D. B. concedeu licença ao Clube de Futebol e Regatas Alvorada para não disputar o campeonato de 1964, permanecendo com direito a voz e voto nos assuntos gerais, não podendo se pronunciar com referência ao futebol.

26.04.1964

Não terminou o amistoso entre Nacional e Defelê no Estádio Aristóteles Góes.
O Nacional vencia por 2 x 1 quando a partida foi suspensa. A falta de policiamento e a não marcação de um pênalti em favor do Defelê, originaram a suspensão do jogo quando eram decorridos 20 minutos do período complementar.
O zagueiro Alberto foi o pivô dos acontecimentos, pois agrediu com um pontapé o atacante do Defelê, Manoelzinho, quando este impediu o goleiro Chico de colocar a bola em jogo. A falta clara e às vistas do árbitro, foi marcada incontinente por José Mattos Sobrinho, que dirigia o encontro, expulsando inclusive o jogador Alberto.
Generalizou-se daí o tumulto, com invasão de campo, discussões e, com a falta de policiamento, seria bastante difícil dirigir a partida até o seu final.
Os gols foram marcados por Genival e Zezito, no 1º tempo, em favor do Nacional. No 2º tempo, Manoelzinho marcou o gol do Defelê
.



Nenhum comentário:

Postar um comentário