segunda-feira, 30 de abril de 2018

ESTÁDIO AUGUSTINHO LIMA ESTÁ COMPLETANDO 40 ANOS!



Além de voltar a comemorar um título de campeão brasiliense, fato que ocorreu pela última vez em 1986, a cidade de Sobradinho tem mais motivos para festejar no dia de hoje, quando o seu principal palco do futebol, o estádio Augustinho Lima, está completando 40 anos de vida.
Ainda como Estádio Olímpico de Sobradinho, foi inaugurado em 30 de abril de 1978, no amistoso Sobradinho 0 x 3 Santos. Na mesma data foi inaugurada a iluminação do estádio.
É de propriedade da Administração Regional de Sobradinho e sua capacidade máxima, segundo o Cadastro Nacional de Estádios da CBF, é para 10.000 espectadores. Segundo a Federação Metropolitana de Futebol no jogo de sua inauguração, entre pagantes e não-pagantes havia 13.743 pessoas no estádio.
O estádio passou a ter esse nome em homenagem ao jornalista Augustinho Pires de Lima, que faleceu em 25 de setembro de 1976, aos 23 anos, vítima de acidente automobilístico (seu carro entrou debaixo de um caminhão na estrada de Sobradinho, às 6 horas e trinta minutos daquele dia).

No jogo de inauguração, o Sobradinho foi um time de luta e nunca se entregou, mas o Santos, em melhores condições físicas e técnicas, conseguiu ainda no primeiro tempo marcar dois gols. 
No segundo tempo, quando sofreu o terceiro gol, o Sobradinho mostrou clara falta de preparo físico e não reeditou a atuação do primeiro tempo, deixando que o Santos o dominasse.






Eis a ficha técnica do jogo de inauguração:
SOBRADINHO 0 x 3 SANTOS
Data: 30 de abril de 1978
Renda: Cr$ 205.220,00
Público pagante: 10.261 pagantes + 3.482 convidados (total = 13.743)
Árbitro: José Mário Vinhas (DF)
Gols: Toinzinho, 15; Neto, 22 e Bianchi, 75.
SOBRADINHO: Ari, Ivanildo (Tote), Zezão (Remo), Sir Peres e Marcos (Gelson); Pebinha, Baduca (Paraíba) e Careca (Cláudio); Dázio, Zé Afonso e Vino. Técnico: Manoel Augusto de Melo.

SANTOS: Willians, Nelson, Joãozinho, Fausto e Neto; Carlos Roberto, Nelson Borges e Toinzinho (Bianchi); Juari (Nilton Batata), Reinaldo (Pita) e João Paulo (Célio). Técnico: Formiga.

O primeiro jogo no Estádio Augustinho Lima envolvendo duas equipes do Distrito Federal aconteceu em 14 de maio de 1978, em um amistoso comemorativo ao aniversário da cidade de Sobradinho. Naquele dia, o Gama venceu o Sobradinho por 1 x 0, gol de Santana.
Somente no dia 19 de novembro de 1978 aconteceria o primeiro jogo oficial no Augustinho Lima. Válido pelo campeonato brasiliense daquele ano, o Sobradinho venceu o Guará, por 1 x 0, gol de Marco Antônio.
A primeira vez que o estádio recebeu um jogo válido pelo Campeonato Brasileiro foi em 3 de fevereiro de 1985, quando o Sobradinho empatou com o Americano, de Campos (RJ), em 0 x 0. Foi a estreia do clube na Taça de Prata (ou Série B) do Campeonato Brasileiro daquele ano.

REGISTRO IMPORTANTE
A Enciclopédia do Futebol Brasileiro, de Lance, em suas páginas 453 e 454, afirma que o estádio foi inaugurado em 13 de maio de 1978, com o jogo Campineira 0 x 3 Santos, e que Ailton Lira, do Santos, teria marcado o primeiro gol do novo estádio. Estas informações estão completamente erradas!
Em primeiro lugar, a inauguração em 30 de abril de 1978 pode ser confirmada pelos jornais Correio Braziliense e Folha de S. Paulo e também em boletins oficiais da então Federação Metropolitana de Futebol.
Em segundo, o Campineira não existia mais profissionalmente. O clube deu lugar ao Sobradinho em 1º de janeiro de 1975.
O primeiro gol não poderia ser de Ailton Lira. Contundido, o jogador nem viajou para Brasília, ficou em Santos. O primeiro gol foi de autoria de Toinzinho, justamente o substituto de Ailton Lira.
Para completar a série de erros, no dia 14.05.1978, ou seja, um dia depois da suposta inauguração, o Santos jogava sua última partida pelo Campeonato Brasileiro deste ano, enfrentando a Anapolina, em Anápolis (GO), com quem empatou em 1 x 1.
Também já vimos esses mesmos erros em outros sites e blogs. Favor desconsiderar todos eles!


Nenhum comentário:

Postar um comentário