sábado, 28 de abril de 2018

JOGOS INUSITADOS: Real, do Gama 2 x 2 C. A. Taquaritinga (SP) - 1968


A Associação Atlética e Cultural Mariana do Gama foi fundada em 11 de novembro de 1962, por membros da Congregação Mariana Nossa Senhora Divina Pastora e São Sebastião, do Gama.
Durante o mês de abril de 1968, a troca de nome de A. A. Cultural Mariana do Gama para Esporte Clube Real vinha agitando os associados da agremiação dessa cidade satélite.
Primeiramente, alguns partidários da troca de nome estiveram na redação do jornal Correio Braziliense comunicando o fato, prontamente divulgado pelo jornal.
Logo depois, compareceu ao mesmo jornal Jorge Horácio Carrijo para informar que a maioria dos associados não concordavam com a mudança, e que esta não poderia acontecer sem a convocação de uma assembleia dos associados, na qual a proposição de troca de nome deveria ser aprovada por maioria absoluta.
Não sabemos dizer se e quando houve a tal assembleia. Fato é que no dia 28 de abril de 1968 o jornal Correio Braziliense estampava em sua página de esportes: "HOJE NO GAMA TAQUARITINGA ENFRENTA REAL".
O Clube Atlético Taquaritinga foi fundado em 17 de março de 1942 e por muitos anos permaneceu disputando os certames regionais do Campeonato Paulista do Interior, até sagrar-se campeão da Série A-3 (equivalente ao terceiro nível do futebol de São Paulo) em 1964, conquistando uma vaga na Série A-2. O clube disputaria a Segunda Divisão paulista até 1967, quando, por problemas financeiros, licenciou-se dos campeonatos profissionais até 1973. Apesar disso, o jornal Correio Braziliense divulgou a notícia de que o clube fazia parte da Primeira Divisão de Profissionais de São Paulo.
Também foi divulgado que os bandeirantes receberiam por esta exibição um milhão de cruzeiros antigos e teriam ainda a hospedagem por conta do clube da cidade satélite de Brasília.
Outra informação que gerou dúvida entre os torcedores era o nome correto do novo clube do Gama. Segundo o jornal, “de agora em diante o clube do Gama passará a chamar-se Grêmio Esportivo Real do Gama”.
E o mais inusitado disso tudo é que a primeira partida com o novo nome seria de caráter interestadual, contra um clube licenciado de sua federação.
No dia 28 de abril de 1968, tendo como local o campo da A. A. Cultural Mariana, no Gama, Real, do Gama, e Taquaritinga empataram em 2 x 2.
O árbitro foi Alaor Ribeiro e a renda de NCr$ 3.240,00.
Os gols do Real foram marcados por Jânio e Baú. Os do Taquaritinga foram de autoria de Moacyr, ambos em cobrança de pênaltis.
O Real formou com Bira, Batista, Carlos, Crente e Chagas (Caravele); Paturé e Jânio; Stélio, Manoelzinho, Baú e Pacífico (Djalma). Defenderam o Taquaritinga Paulo, Côco (Alemão), Baiano, Moacyr e Barbosa; Fefeu e Sapiranga; Jairzinho, Strachine, Titinho e Jair (Levi).



Nenhum comentário:

Postar um comentário