quarta-feira, 15 de novembro de 2023

GRANDES RESULTADOS DO FUTEBOL BRASILIENSE: Excursão do Gama em 1980



De 15 a 27 de novembro de 1980, o Gama realizou uma excursão pelo interior de São Paulo.
O primeiro jogo da excursão, em 15 de novembro de 1980, foi válido pelo Torneio Quadrangular "Cidade de Votuporanga". O Gama estreou com uma boa vitória sobre o Araçatuba, jogando bem e mostrando bastante criatividade. O gol foi marcado pelo zagueiro Décio.
O Gama formou com Hélio, Carlão, Kidão, Décio e Odair; Manoel Ferreira, Luís Carlos e Ernâni Banana; Dácio, Fantato e Robertinho. Técnico: Airton Nogueira.

Devido a uma contusão ocorrida nesse jogo, Luís Carlos retornou à Brasília. No outro jogo do torneio, Votuporanguense 2 x 1 Santa Fé.

A decisão do torneio quadrangular de Votuporanga aconteceu em 18 de novembro de 1980: Votuporanguense 2 x 2 Gama. Os gols do Gama foram marcados por Robertinho, aos 23 minutos do 1º tempo e Lino, aos 42 do segundo. 
Na decisão por pênaltis, persistiu o empate nas duas séries de cobranças. Devido ao adiantado da hora, foi adiada a decisão para outro dia.
O Gama atuou com essa formação: Hélio, Carlão, Kidão, Décio e Odair (Nego); Manoel Ferreira, Boni e Marcelo (Jairo); Lino, Fantato e Robertinho. Técnico: Airton Nogueira.

Todos os jogadores tiveram boa atuação. Os melhores, porém, segundo a crônica paulista, foram Manoel Ferreira, Boni e Lino.

O Gama continuou invicto em sua excursão ao interior de São Paulo. No dia 20 de novembro de 1980, na cidade de Jaboticabal, venceu o clube local do mesmo nome por 2 x 1, com gols de Décio e Lino. Os destaques desse jogo foram Lino e Manoel Ferreira.

Jogou com Hélio, Carlão, Kidão, Décio e Odair (Nego); Boni, Manoel Ferreira e Robertinho; Lino (Dárcio), Fantato e Marcelo.

O jogo que seria realizado em Fernandópolis, no dia 22 de novembro de 1980, foi cancelado por causa das chuvas.

Mais um bom resultado conseguiu o Gama no dia 23 de novembro de 1980, ao vencer o Mirassol por 3 x 1. Fantato, duas vezes, e Lino marcaram os gols do Gama.

Logo após esse jogo, Fantato e Robertinho retornaram a Brasília, para poderem prestar exames finais na Faculdade Dom Bosco, onde cursavam Educação Física.

O jogo previsto para o dia 25 de novembro, contra o Votuporanguense, acabou não acontecendo, por dois motivos: chovia muito no dia (25.11.1980) e o Votuporanguense não quis pagar a cota mínima (Cr$ 120 mil) exigida pelo Gama para disputar o jogo.

Com o cancelamento desse jogo, o Gama conseguiu marcar mais um amistoso, desta vez na cidade de Lins, contra o Linense, equipe da Primeira Divisão do Estado de São Paulo, no dia 26 de novembro de 1980. 

Perdeu por 1 x 0, quando a equipe já não contava com três de seus principais jogadores. Foi a única derrota do Gama na excursão. Décio e Dárcio, ambos do Gama, foram expulsos nesse jogo.
O último jogo da excursão do Gama aconteceu no dia 27 de novembro de 1980, na cidade de Jaú, onde o clube do DF enfrentou o XV de Novembro local. O jogo terminou empatado em 1 x 1. O gol do Gama foi marcado por Manoel Ferreira.

Cancelados os amistosos contra Fernandópolis, Guarani e Uberlândia, a delegação do Gama retornou a Brasília no dia 28 de novembro de 1980.
Resumo da excursão: 3 vitórias, 2 empates e 1 derrota.


Nenhum comentário:

Postar um comentário