quinta-feira, 18 de maio de 2017

HÁ 50 ANOS NO FUTEBOL BRASILIENSE: Guará x Fluminense, de Araguari


No dia 18 de maio de 1967, no Estádio da Federação Desportiva de Brasília-FDB, o Guará recebeu o Fluminense, de Araguari (MG), para um amistoso interestadual.
O Fluminense era integrante da Primeira Divisão do futebol de Minas Gerais (apesar do nome, era uma espécie de segunda divisão), integrando a Zona do Triângulo Mineiro e ostentava o título de campeão de Araguari. Antes de chegar à Brasília, atuou em Anápolis, onde venceu a Anapolina, que vinha liderando a Copa Brasil Central, por 2 x 0.
A delegação do Fluminense chegou à Brasília no dia 17 e ficou alojada nas dependências da F. D. B., na Avenida W-4, tendo o presidente Hugo Mósca cedido aquelas dependências ao Guará para que alojasse os visitantes.
Essa promoção do clube brasiliense custou 500 mil cruzeiros velhos, importância que recebeu o time visitante pela exibição em Brasília.
Numa homenagem do esporte de Brasília ao grande desportista Oswaldo Cruz Vieira, o popular Osvaldão, foi disputado um troféu oferecido pelo Diretor de Futebol da FDB, Jardel Noronha de Oliveira. Osvaldão era natural de Araguari, vindo para Brasília antes mesmo de sua inauguração, transformando-se num dos maiores incentivadores do futebol brasiliense, tendo falecido em 1966.
O grande mérito do Guará foi o empenho durante os noventa minutos de partida, pois sem poder contar com os seus dois titulares Guairacá e Otávio, contundidos, viu desde o início diminuído o seu poderio ofensivo. Apenas Arnaldo, a princípio como ponta de lança, ocupando depois a sua verdadeira posição na extrema esquerda, conseguiu algumas vezes vencer o duelo com a defensiva tricolor, marcando inclusive dois gols.
Já o sistema defensivo claudicava, principalmente Mabinho e Luís Carlos, que foram muitas vezes envolvidos pelos atacantes tricolores. Estes mostraram muita experiência, formando um conjunto onde despontaram bons valores individuais. O Guará, por sua vez, pagava pela inexperiência de alguns de seus jogadores, procurando mais à base do entusiasmo equilibrar as ações.
O primeiro tempo terminou com o placar de 1 x 0 a favor do Fluminense, gol marcado por Rui aos 17 minutos. No segundo tempo, Arnaldo empatou aos 25, cabendo a Paulo Faria, aos 29, marcar o segundo gol mineiro. Arnaldo voltou a empatar a partida aos 31 minutos, enquanto Otinho deu números definitivos ao placar, aos 38 minutos.
O árbitro foi José Mattos Sobrinho, com bom trabalho. A renda somou a importância de 600 mil cruzeiros velhos.
O resultado final foi justo sob todos os aspectos, após o Fluminense impor a sua melhor conduta durante os 90 minutos de jogo.
As equipes formaram assim:
Guará: Alcides, Mabinho, Carneiro, Eduardo e Luís Carlos; Heitor (Moacir) e Axel; Cândido (Ronaldo), Walmir, Arnaldo e Ely (Zeca). Técnico: Itiberê Ribeiro.
Fluminense: Bim, William, Gerônimo, Ademar e Cizinho; Otinho e Veludo; Haia (Jesus), Arlindo, Rui (Cabralzinho) e Paulo Faria.
Na partida preliminar, o Oásis derrotou o Brasília, de Taguatinga, por 5 x 0.




Nenhum comentário:

Postar um comentário