quarta-feira, 10 de maio de 2017

OS ARTILHEIROS: Romarinho


O artilheiro do campeonato brasiliense de 2017, com 12 gols, Francisco Romário da Silva Lima, o Romarinho, nasceu no dia 16 de junho de 1990, em Palhano, Ceará, cidade com menos de nove mil habitantes, onde quase toda a população sobrevive da agricultura de subsistência, do cultivo de caju e da extração de carnaúba.
Antes de se aventurar pelo mundo do futebol, Romarinho se limitava a sair correndo atrás da bola fora dos campos amadores de sua cidade natal, trabalhando como gandula.
Até os 20 anos, Romarinho disputou o Campeonato Municipal de Palhano, uma competição amadora, defendendo a camisa do Real São José, quando conseguiu participar de um período de testes no Uniclinic, de Fortaleza, e foi contratado.

No clube da capital cearense, esperava-se que Romarinho fizesse um teste de duas semanas para integrar-se à equipe sub-20. Não foi o que aconteceu. Ele fez só trinta minutos de peneira. No segundo dia, o pessoal do clube pediu seus documentos para profissionalizá-lo.
Diferentemente da maioria dos jogadores profissionais, Romarinho não passou pelas categorias de base.
Romarinho ficou no Uniclinic apenas por quatro meses. Foi o tempo que levou até conseguir uma oportunidade no Penapolense, de São Paulo. Mas não foi isso que aconteceu. Sem assinar contrato, ele voltou para o Ceará um mês depois, para defender o Horizonte, do Ceará, quando integrou a equipe que foi campeã da Copa “Fares Lopes” de 2010, um torneio estadual que deu uma vaga na Copa do Brasil do ano seguinte.
De lá, seguiu, em 2013, para o Santa Quitéria-MA, passou pelo Araioses-MA e defendeu por três meses o Grêmio Maringá, do Paraná, tudo isso em 2013.

Retornou ao Ceará e em 2014 defendeu o Crateús.
No Campeonato Brasiliense de 2015, desembarcou no Bosque Formosa.
A primeira experiência de Romarinho no futebol brasiliense não chegou ao quinto jogo. Estreou no dia 25 de janeiro de 2015, no Augustinho Lima, na vitória de 1 x 0 sobre o Sobradinho. Na quarta rodada da competição, no dia 4 de fevereiro de 2015, no Abadião, o atacante marcou o gol da vitória de 1 x 0 sobre o Ceilandense, mas também rompeu o ligamento do joelho esquerdo. A lesão mais séria sofrida por ele até então o deixou quase um ano fora dos gramados.
Deixou o Bosque Formosa como líder invicto da competição, tendo vencido três dos quatro jogos e somando dez pontos.
A volta aos campos pelo Ceilândia, em 2016, não rendeu muito destaque. Foram somente 13 jogos no ano, sendo apenas dois como titular e não marcou gols.
Voltou em 2017, confiante e com muito trabalho, chegou à artilharia do campeonato brasiliense desse ano. 
No sábado passado, Romarinho chegou ao seu gol de número 14 no ano, 12 marcados no campeonato brasiliense e dois pela Copa Verde. 
Como curiosidade, o irmão de Romarinho, Robério, chegou a jogar pelo Ceilândia em 2016, mas desistiu de atuar profissionalmente e voltou para a casa da família, aos 21 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário